Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

80ª Sessão Ordinária - 27/10/2004

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero dizer da minha satisfação de ocupar, mais uma vez, esta tribuna para cumprimentar os Prefeitos e os acadêmicos de Direito, de Lages, que visitam esta Casa, no dia de hoje.

Gostaria, inicialmente, de parabenizar todos os funcionários públicos desta Casa e do Estado de Santa Catarina. Agradecemos a vocês pela participação, porque graças a essa participação de vocês que fizemos um bom trabalho. Precisamos sempre de bons funcionários e temos certeza de que os funcionários públicos prestam um relevante trabalho a este Estado.

Por isso que ficamos orgulhosos e quero dizer da minha satisfação em cumprimentá-los no dia de hoje.

Mas, Sr. Presidente, eu gostaria de usar esta tribuna para destacar dois empreendimentos que estão sendo feitos na nossa cidade de Tubarão, com certeza atingindo toda a nossa região da Amurel e o nosso Estado de Santa Catarina.

O primeiro deles é o Shopping Farol, do nosso amigo e conterrâneo tubaronense Genésio Antônio Mendes. Os meus cumprimentos a ele pela iniciativa de mais um projeto arrojado e empreendedor dele e de se filho Márcio Mendes.O shopping vai agregar mais de 100 lojas, tendo no seu projeto espaço para três cinemas e a previsão de novos empregos passa de mil.

Já é possível observar o ritmo intenso dos trabalhos na avenida Marcolino Martins Cabral, na cidade de Tubarão, nas antigas dependências da empresa Souza Cruz. Os galpões monumentais que durante anos serviram para depósito de fumo vão cedendo espaço para novas estruturas.

Desde sua fundação, em 1º de abril de 1968, o grupo GAM vem concretizando o seu conceito de funcionalidade e eficiência, aliado à responsabilidade social, presentes em inúmeras iniciativas de caráter filantrópico e assistencial. Este novo centro comercial, certamente, será mais um dos empreendimentos vitoriosos do Sr. Genésio Antônio Mendes, a quem renovamos o nosso profundo reconhecimento e estímulo para que persista nesse objetivo que, nós sabemos, é de fundamental importância para a nossa cidade e para o nosso Estado.

É realmente um empreendimento muito arrojado, um empreendimento que vem trazer muitos benefícios ao nosso Estado. Temos certeza de que a construção desse shopping vai ajudar em muito na economia da cidade e do Estado.

Nós estamos torcendo para que o Genésio, juntamente com o seu filho Márcio e todo o grupo de funcionários, tenha muito sucesso e que muitos outros empreendimentos venham a acontecer. Realmente é uma obra que merece muito destaque e, sem dúvida, vai trazer muitos benefícios.

Parabenizo, então, o empresário Genésio Antônio Mendes, seu filho Márcio Mendes e todo o corpo de funcionários pela brilhante conquista nesse investimento de aproximadamente R$35 milhões, uma obra de muito destaque para o Estado de Santa Catarina.

O outro assunto que quero tratado é sobre a saúde no nosso Município de Tubarão, abrangendo toda a região da Amurel, a qual represento nesta Casa. Quero falar do novo hospital implantado há 16 meses, o Hospital Socimed, no Município de Tubarão. Nós já temos um grande hospital em nossa cidade, que é o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que tem dado um atendimento muito bom à cidade e região, contribuindo bastante com a saúde da nossa população. O hospital teve a UTI reformada, a emergência modernizada, dando mais conforto às pessoas que por lá passam.

Então, o nosso Hospital Nossa Senhora da Conceição também merece destaque pelo atendimento, diria até que se trata de um hospital que pode servir de modelo para o Estado de Santa Catarina.

Gostaria de agradecer ao nosso Governador Luiz Henrique da Silveira pela colaboração que vem dando aos hospitais, especialmente ao hospital de Tubarão, pois segundo a diretora, Irmã Enedina, nunca se viu tanto dinheiro vindo do Governo do Estado para a manutenção e ampliação do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão. Só neste ano já foram liberados R$ 600 mil. Isto é muito bom e é o reconhecimento do Governador com a saúde de Santa Catarina.

Para a melhoria do atendimento em Tubarão foi fundamental a reinstalação do banco de sangue em nossa cidade. Tubarão, que há 30 anos tinha um banco de sangue, há três anos perdeu-o para Criciúma, mas, graças a Deus, neste ano conseguimos trazer aquilo que já era nosso de volta. Assim, o banco de sangue já é uma realidade, já está de volta e funcionando em Tubarão, atendendo também toda a região!

É claro que Criciúma também tem o seu banco de sangue, mas tínhamos perdido o nosso, que havia sido agrupado ao de Criciúma. Mas, graças a Deus, repito, temos o banco de sangue de volta, facilitando a doação por parte da nossa população, que anteriormente tinha que lotar um ônibus para se deslocar a Criciúma.

Fica aqui o registro e os nossos agradecimentos ao Governador, ao Secretário da Saúde, Eduardo Cherem, à Secretária Adjunta Carmen Zanotto, que propiciaram a volta do banco de sangue à nossa cidade de Tubarão.

Quero também parabenizar a direção desse novo hospital inaugurado em Tubarão, um hospital particular da Socimed que há 16 meses vem prestando relevantes serviços de saúde à população da nossa cidade.

V.Exas. precisam conhecer aquele nosocômio! Quem puder fazer uma visita ao Hospital Socimed, de Tubarão, vai ficar impressionado com a beleza, com a estrutura moderna. Às vezes até parece que se está num hotel e não num hospital! Vale a pena conhecer esse empreendimento da cidade de Tubarão, que, com certeza, facilitará bastante o atendimento de saúde dos tubaronenses e da região.

Temos agora, Sr. Presidente e Srs. Deputados, mais uma opção, porque às vezes era preciso deslocar-se para Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e até mesmo São Paulo para conseguir o atendimento especializado necessário. E quando ele estiver totalmente concluído, temos certeza de que servirá de modelo, de referência em atendimento hospitalar.

Graças a Deus, posso dizer, então, hoje, que a saúde, o desenvolvimento do Município de Tubarão e da nossa região estão a pleno vapor. Temos o reinício das obras do Aeroporto Regional de Jaguaruna previsto para o dia 03 de novembro, que é, depois do de Campinas, em São Paulo, e do de Buenos Aires, na Argentina, o único cargueiro na região do Cone Sul. Não existe aeroporto cargueiro em Curitiba, não existe em Porto Alegre e, para nossa felicidade, o Sul do Estado vai contar com esse fator de desenvolvimento tão importante para a nossa região.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)