Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

81ª Sessão Ordinária - 03/11/2004

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero dizer da alegria de estar nesta tribuna para, de uma forma toda especial, também cumprimentar o companheiro Dário Berger, bem como todo o PSDB da Grande Florianópolis, porque acho que temos que ter a grandeza também de reconhecer neste momento a figura de um Prefeito que fez história em São José e de um jovem que saiu lá de Bom Retiro.

Quando li a história de onde veio a família Berger, eu me surpreendi, pois esse menino, juntamente com o seu pai, veio lá de Bom Retiro e, ao chegar aqui em São José, logo começou a se transformar num vitorioso.

E logo começou a se dedicar à vida pública, e tenho certeza de que não foi o acaso que fez dele duas vezes Prefeito em São José. Inclusive, a sua reeleição foi uma das maiores aprovações que as urnas já deram a alguém neste País.

Mas o desafio dele ainda era maior: o de enfrentar a nata da política catarinense aqui dentro da Capital. E surpreendentemente, através da persistência, através da fé, através do trabalho e através de dedicação, sim, ele foi às urnas, colocou-se à disposição do povo e encontrou a vitória.

Gostei muito do que ele disse na sua manifestação, quando terminou a apuração da eleição: "Deixo as mágoas de lado porque agora sou Prefeito do povo desta Capital e quero fazer o melhor de mim em favor deste povo". Portanto, acho que esta é a nova leitura que temos na política catarinense.

Eu também vi, nessa leitura nova que as urnas nos deram, uma outra vitória extraordinária de um jovem estreante também na política catarinense e que se elegeu Prefeito lá em Chapecó: a de João Rodrigues. Ele é um homem dinâmico, que faz política de forma diferente, que faz política de forma mais atualizada. E com certeza absoluta não só contribuiu, como vai contribuir muito para a política catarinense e para a política do Oeste de Santa Catarina, essa terra maravilhosa que todos nós aprendemos a admirar e a respeitar.

Também dentro dessa nova leitura política encontramos lá no Planalto Catarinense uma figura extraordinária, que foi aprovada nas urnas com uma reeleição fantástica: a de Raimundo Colombo.

Raimundo Colombo é uma promessa política para Santa Catarina, pois tem um jeito novo de fazer política e está entendendo essa mensagem que vem não das urnas, mas do povo. E o povo quer mais. O povo não quer esse ranço, o povo não quer este azedume, o povo não quer mais essa política da crítica, do ódio e da raiva. O que estamos sentindo é que o eleitor quer esperança. E conseguimos, através de Raimundo Colombo, passar isso ao cidadão do Planalto e, principalmente, da sua terra.

Vimos que lá em Rio do Sul, a nossa Capital do Alto Vale do Itajaí, um jovem empresário estreante diretamente na política, porque ajudava em muitas eleições, mas não tinha participado diretamente de nenhuma, enfrentou uma eleição e, surpreendentemente, com muita determinação, com muito trabalho e também por acreditar e querer fazer o melhor de si em favor do povo da sua terra, encontrou, através das urnas e do apoio popular, a oportunidade de se transformar, no dia 3 de outubro, em Prefeito da gente de Rio do Sul.

E temos certeza absoluta de que lá no Alto Vale do Itajaí encontramos em Milton Hobus uma grande e nova liderança, que vai ajudar não só o Alto Vale e Rio do Sul, mas, com certeza, vai contribuir em muito para a política catarinense.

Então, esses são fatos que queremos registrar aqui como importantes. Esses são os novos rumos que está tomando a política catarinense.

Lá em Blumenau encontramos o quê? A surpreendente vitória de um jovem político chamado João Paulo Kleinübing, que surpreendeu também os catarinenses e esta Casa Legislativa pela sua forma de fazer política. Ele, com certeza absoluta, vai contribuir muito para a política de Blumenau, vai contribuir muito para esta nova forma de fazermos política em Santa Catarina, e, com certeza, vai contribuir para a política catarinense, engrandecendo-a.

Em Joinville, encontramos a reeleição de Marco Tebaldi, que não era uma eleição com certeza fácil, porque enfrentava importantes adversários. Mas ele se reelegeu no primeiro turno porque encontrou o apoio popular. E com certeza absoluta dará, e está dando, uma grande contribuição para a política catarinense e para a política do Norte do Estado de Santa Catarina.

Em Itajaí encontramos também uma outra surpreendente vitória do Presidente da nossa Casa de Leis, do Presidente da nossa Casa Legislativa, Deputado Volnei Morastoni, que através da persistência, através do trabalho, através da dedicação, e, principalmente, querendo fazer o melhor, porque, afinal de contas, foram três campanhas, fez com que lá fosse confirmado, então, o seu nome como Prefeito de uma importante cidade portuária. E com certeza absoluta o estilo de Volnei Morastoni também vai contribuir para uma nova forma de fazer política em Santa Catarina.

É isso que nós desejamos e é isso que nós queremos. Nós poderíamos citar muitos outros jovens que estão iniciando na política e que foram eleitos agora. Mas eu quero encerrar o meu pronunciamento falando, mais uma vez, desse jovem amigo e dinâmico político, que surpreendeu Santa Catarina e que enfrentou, por certo, uma das mais difíceis eleições que alguém já enfrentou.

E com certeza a maior vitória que alguém já teve neste País foi a de Dário Berger. Eu não tenho dúvida disso e de que ele passou pelo seu maior desafio. E com certeza absoluta preciso reconhecer aqui o trabalho de Dário Berger e a importância que esse seu estilo jovem de administrar tem para Santa Catarina e para cada um de nós.

Ele, com certeza, deixou uma lição para nós também: a de que ninguém é dono do eleitor, que ninguém é dono do voto. E política não se faz com crítica, política não se faz com azedume, política não se faz com mágoa! É hora de fazermos política com propostas! Temos que levar a esperança ao povo e temos que ter a responsabilidade de carregarmos os sonhos, sim, e de darmos oportunidade para as pessoas. Mas, acima de tudo, temos de respeitar aquilo que temos de mais importante em Santa Catarina, no Brasil e no planeta, que são as pessoas.

As pessoas estão carentes, precisando de atenção, precisando ser mais respeitadas, querendo mais carinho e querendo uma solução para os seus problemas. Esta é a nossa responsabilidade, e tenho certeza de que o que conduziu Dário Berger a ser o Prefeito de Florianópolis foi o fato de que as pessoas nos vários cantos desta nossa Capital também queriam e precisavam de atenção. E estão depositando nele essa responsabilidade.

Agora também queremos chamar a atenção para o seguinte: Dário, não se esqueça de que o povo elege e o povo tira. Então, hoje o eleitor não gosta mais dessas pessoas e está-se manifestando contra essas pessoas que se sentem donas do poder, que se sentem poderosas, que acham que podem tudo, que acham que podem até maltratar os outros. E achamos que elas até têm nojo de apertar a mão de algumas pessoas. Nós conhecemos alguns políticos e por isso que nesta tribuna fomos muito leais e aqui defendemos muito a eles. Mas na hora em que trocamos de Partido, pegaram nojo e nem tiveram mais a coragem de sequer apertar a mão.

Esse tipo de gente com ranço, esse tipo de gente com raiva, esse tipo de gente que carrega o ódio está recebendo agora nas urnas a lição que precisava.

Por isso, eu digo, com satisfação, que cumprimento o Dário Berger e que desejo o melhor para ele. Quero que ele faça a melhor administração aqui, sim, porque o povo desta terra depositou os seus sonhos e as suas esperanças neste jovem político que eu espero que contribua, sim, para fazermos política de forma um pouco diferente.

Eu acho que eu também já estou passando mal. Eu já estou até com medo também. Se eu não me reciclar um pouco, penso que não voltarei mais para cá. O povo está reciclando, quando nós não nos reciclamos. E algumas pessoas estão precisando se reciclar porque estão carregando muito ódio consigo. Acham que têm muito poder, acham que mandam nas pessoas, acham que só falta escriturar algumas regiões como se fossem delas. Mas as urnas agora mostraram que o povo é livre, que o povo quer respeito, carinho e atenção. E essa vitória do Dário Berger mostrou para todos nós que tudo é possível quando o povo quer. E o povo queria a mudança.

Então, se o Dário Berger não tiver agora a grandeza da humildade e não der atenção às pessoas, com certeza absoluta lá na frente ele também pagará o preço que algumas pessoas pagaram agora por acharem que apenas obras resolviam os problemas, por acharem que apenas poder resolvia os problemas, por acharem que apenas marca resolvia as coisas.

O povo hoje não quer mais a marca, o povo hoje não quer mais o poderoso. O povo quer gente simples, gente como ele, gente humilde, mas, acima de tudo, o povo quer gente que tenha o compromisso de levar até ele a esperança, o respeito e a atenção. E, acima de tudo, cada um de nós que tem família hoje merece uma oportunidade de viver melhor na sua terra, no seu Município, no seu Estado e no seu País.

Eu poderia falar muito sobre eleição, mas hoje eu aproveito para fazer aqui um desabafo para aquelas pessoas que achavam que podiam tudo. Eu não carrego mágoa de ninguém, mas precisava dizer aqui que eu estou feliz porque muitas pessoas levaram uma boa e merecida lição nesta eleição conduzida por este novo líder político da Grande Florianópolis chamado Dário Berger. Nós já o respeitávamos e os políticos catarinenses já aprenderam a respeitá-lo. E agora aqui em Florianópolis, com certeza, também vão admirar o trabalho dele, porque eu tenho certeza de que ele vai se dedicar para fazer o melhor de si em favor deste povo maravilhoso desta Grande Florianópolis.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)