Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

57ª Sessão Ordinária - 08/09/2004

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quando vemos o Deputado Joares Ponticelli assomar à tribuna, já sabemos que será para detonar o Governo e faltar com a verdade. É isso que ele faz sempre.

Quando disse na tribuna que o Governo pagava R$ 70 mil de aluguel por mês aqui em Florianópolis, eu comprovei que eram quase R$ 400 mil. E ele nunca veio desmentir que aquilo que ele falou não era verdadeiro.

E agora ele tentou novamente enganar a população com o seu discurso inflamado, eufórico, e vender uma imagem que não é verdadeira. Tentou, através da TVAL, fazer com que a população fosse enganada. Só que a população não será enganada, Deputado Joares Ponticelli!

E digo mais: V.Exa. está desesperado porque... E não faltam dois anos. Falta um pouco mais de dois anos e V.Exa. terá que esperar muito ainda.

O Governo do Estado comprou e não alugou o Centro Administrativo, pois quer fazer ali um Governo concentrado.

Também quero dizer a V.Exa. que, mais uma vez, faltou com a verdade quando veio aqui dizer que o Governo está vendendo irresponsavelmente. Deputado Antônio Carlos Vieira, eu sempre o considerei, porque V.Exa. nunca faltou com a verdade. Mas o Deputado Joares Ponticelli falta com a verdade e faz com que tenhamos de vir à tribuna defender o Governo. Todo projeto de venda vem casado com o da construção, evidentemente, dos prédios para ter as Secretarias lá no Centro Administrativo.

Então, nós não podemos concordar com essas inverdades. V.Exa. veio aqui vender uma coisa que não é verdadeira!

Gostaria também de dizer que o Governo é muito responsável! Irresponsável foi quem entregou (o saudoso Celso Ramos deve ter se virado no caixão umas dez vezes) o patrimônio do Besc, que é do povo catarinense! Federalizaram o Banco e entregaram de graça todo o seu patrimônio e deixaram uma dívida de R$ 2,1 bilhões para pagar.Isso se chama irresponsabilidade, e aconteceu no seu Governo, quando V.Exa. era Líder! V.Exa. também foi irresponsável porque deixou o nosso patrimônio ir embora!

Srs. Deputados, a grande verdade é que precisamos aqui resgatar a verdade, porque ela merece ser resgatada!

Nós temos um Governador que tem 36 anos de vida pública - Luiz Henrique da Silveira. Por aonde ele passou só deixou a marca do trabalho, da realização, da competência e da transparência.

Luiz Henrique da Silveira foi Ministro e nunca se ouviu falar uma linha sobre a sua conduta! Ele foi três vezes Prefeito de Joinville! O processo que lá existe contra ele enquanto Prefeito é porque asfaltou ruas em mangues onde moram pessoas pobres! É um processo sobre o meio ambiente. Esse é o processo a que responde Luiz Henrique da Silveira. Ele dá tudo de si pela transparência, pela realização e pelo povo. Conheço poucos como ele no País - Ulysses Guimarães, Teotônio Fontella, Pedro Simon e Tancredo Neves. Luiz Henrique da Silveira é um homem honrado, sobre quem me orgulho falar porque sei o que representa, o que faz e o que é.

Não adianta, Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. vir com seus discursos bonitos, inflados, mas só procurando destruir.

O povo da região Sul votou em V.Exa. porque acreditava o quanto podia construir para a região. V.Exa. lutou por um aeroporto na região, mas o seu Governo não pagou! Foi Luiz Henrique da Silveira quem teve de pagar!

Outro dia V.Exa. disse que Luiz Henrique retirou essa obra que estava no BID. Por que o seu

Governo não a fez? Porque alguém foi incompetente na região! E na sua região V.Exa. foi Governo!

Havia, na Prefeitura de V.Exa., um projeto a ser feito com dinheiro do Badesc, mas por incompetência ou porque o Governo não acreditava no Prefeito de Tubarão não deixou levar o dinheiro.

E o meu Governo, com responsabilidade, como sempre faz, levou recursos para que aquela Prefeitura pudesse asfaltar! Aquele asfalto que lá está foi feito com recursos do Badesc! Tem de pagar? Tem! Mas o outro Governo não emprestava para Prefeituras do PMDB, do PP, do PDT! Era só carta marcada!

O meu Governo está asfaltando acessos em 26 Municípios. E olhem de que Partidos são as Prefeituras. São de todos os Partidos! Esse é o Governo que tem Santa Catarina: não discrimina, é competente, sabe cuidar dos bens públicos.

V.Exa. pode ficar tranqüilo porque todos os prédios que foram vendidos (alguns com situação precária) um novo vai ser construído, e muito melhor.

V.Exa. pode ficar sereno, esperar sentado e fazer muito discurso de oposição porque o nosso Governo vai ser duradouro.

Agora, temos que levar à sociedade ações de um Governo que vive um momento difícil! E não é só Santa Catarina que vive esse momento. Todos os Estados da Federação vivem uma situação difícil, porque as cargas tributárias cada vez mais levam recursos. Essa é a verdade. Os Estados e as Prefeituras estão sendo penalizados.

A reforma tributária, o sonho de uma mudança, não alcançou o objetivo, assim como a reforma da Previdência, que quando não houve oposição, houve por parte da Justiça, ficando pela metade. E por isso não trouxe o que é fundamental para os Estados e para os Municípios.

Por isso há alguns desdobramentos, lutas, e trabalhos. Mas Santa Catarina tem um Governo responsável e competente. E as Letras... V.Exa. pode colocar na sua cabeça que um Governo responsável sabe como e aonde vai chegar. E vai chegar, pode ter certeza. V.Exa. pode ter certeza de que com ou sem o seu discurso, o Governo catarinense está no caminho certo. Hoje existe credibilidade em Santa Catarina. Se for preciso vender um prédio é para construir outro! Hoje não precisaria mais entregar o patrimônio do Besc! Mas federalizaram o Besc e entregaram-no. Não precisa mais federalizar a Celesc, que tem um R$ 1 milhão de dívida para pagar.

Não estou brincando! Não adianta rir! V.Exa. sabem que isso é verdade. Falam tanto em Previdência, mas foi federalizada também a dívida do Ipesc.

Por que o Governo fez isso? Porque, com certeza, não tinha dinheiro em caixa. V.Exa. fazia parte disso e passava um trator de esteira para aprovar os projetos. Nem adiantava a Oposição se mexer. E hoje este Governo, por ser um Governo sério, tem conseguido que sejam aprovados projetos nesta Casa, com algumas dificuldades.

Santa Catarina está com alguma dificuldade, mas tem um Governo sério, transparente, que vai deixar a marca do trabalho, da realização, e permanecer governando por muito tempo.

Um dia disse a V.Exa. que o seu Governo ia perder. V.Exa. ironizou porque contava com a eleição ganha. V.Exa. ainda está com o discurso da eleição, mas ela já passou! O seu Governo foi derrotado! Espere para discursar em outro momento porque neste não dá mais. Agora V.Exa. tem que ajudar a construir a sua região; o que não foi feito no seu Governo, o nosso Governo está fazendo.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)