43ª Sessão Ordinária - 10/06/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, tentei falar hoje no horário de Breves Comunicações, mas não consegui. Eu teria vários assuntos para tratar hoje, mas, devido tempo, não será possível abordar todos.
Vou falar sobre algumas situações que pude vivenciar neste final de semana, até o dia de hoje. E, com muita alegria, Deputado Rogério Mendonça, pude participar de algumas reuniões e seminários regionais promovidos pela Secretaria Regional da cidade de Itajaí, da Foz do Rio Itajaí.
Para nossa surpresa, positiva, ficamos cada vez mais felizes com a nossa atual administração. Em que pese a cegueira, que impede enxergar o que está acontecendo nas cidades e nas bases - até porque essa prática da democracia não é muito comum e nem peculiar a alguns Líderes da Oposição, sempre decidindo, Deputado Herneus de Nadal, em gabinetes, a portas fechadas, premiando apenas alguns amigos dos reis que governaram este Estado -, vimos agora as lideranças comunitárias, empresariais e políticas tomando rumo e decisões na aplicação do Orçamento do Governo do Estado.
Digo isso, Sr. Presidente, porque tive a oportunidade de participar de algumas reuniões neste final de semana, ontem e hoje também, e vi o quanto é importante a participação popular. Em Balneário Camboriú, em Itapema e em Camboriú o povo participou em grande número.
Muitos falam do PMDB e do PSDB. Mas para nós, Deputados de primeira Legislatura, é motivo de muito orgulho, Deputado Mauro Mariani, termos revolucionado a administração pública estadual.
V.Exa., que foi Prefeito de uma cidade afastada da Capital, sabe o quanto era difícil chegar aqui e ser recebido pelo Governador ou ter uma porta aberta por um Secretário de Estado. Agora a coisa se inverteu, graças à visão democrática do nosso Governador, de um homem público que construiu a sua vida de maneira oposta à ditadura militar e que sabe o significado e a importância da palavra democracia.
É essa democracia que estamos exercendo de fato e de direito nas nossas regiões. E não tenham dúvida de que pela participação da nossa população, as Secretarias Regionais, com certeza, serão um sucesso cada vez maior.
Por isso, discordo frontalmente quando alguém vem dizer desta tribuna que as Secretarias foram criadas para dar empregos e para gerar despesas para o nosso Estado. Muito pelo contrário. Que seja, então, uma despesa boa, porque nela o povo terá voz e poderá participar.
Queria falar de outros assuntos, mas, devido ao pouco tempo que tenho, Deputado Rogério Mendonça, quero apenas dizer que fiz um requerimento, aprovado nesta Casa, perguntando quanto a Casan, de 2000 a 2002, tinha arrecadado e o quanto tinha investido no Município de Balneário Camboriú.
Sinceramente, quando li a resposta, através de um requerimento que o Presidente da Casan, Walmor de Lucca, enviou-me, estragou a semana, eu não prestei mais! Saber que a Casan, em três anos, arrecadou R$52 milhões do Município de Balneário Camboriú e tirou de lá R$26 milhões, que ninguém sabe onde estão, é uma coisa que me entristece!
Esse recurso, que deveria ser aplicado no Município de Balneário Camboriú, perdeu-se por aí. O vento deve tê-lo soprado para algum lugar. Fiz uma conta hoje com os engenheiros da Prefeitura e pude ver o quanto gastaríamos para resolver todo o problema de saneamento das cidades de Camboriú e de Balneário Camboriú. Teríamos de gastar R$35 milhões. Imaginem, em três anos foram desviados R$26 milhões. Portanto, hoje estaríamos praticamente com o nosso problema de saneamento resolvido.
Isso é uma coisa que nos deixa profundamente irritados e que nos perturba, porque sabemos o prejuízo que o nosso Município sofreu com a Casan não investindo na área de saneamento. E se a praia pegou, por 10 anos, a fama de praia poluída, a resposta está aqui: na falta de investimento desses recursos!
Por isso, Deputado Rogério Mendonça, cada vez mais estou convencido e torno-me um importante defensor da municipalização do sistema de água e esgoto de Balneário Camboriú. Não faço parte daquela corrente que defende a privatização, mas a municipalização, sim, porque lá os nossos recursos vão ser aplicados corretamente.
O Sr. Deputado Lício Silveira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Lício Silveira - Só queria observar que não há desvio nenhum dentro da Casan com relação ao aspecto que V.Exa. está falando. A arrecadação em relação...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)