Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

30ª Sessão Ordinária - 06/05/2003

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, volto a usar a tribuna desta Casa para trazer algumas informações aos Parlamentares, ao nosso público telespectador que nos acompanha através da TVAL, para abordar um assunto que eu já tinha dado um tempo, pois acreditava que tudo tinha sido resolvido.

Semana passada, quando estive percorrendo os Municípios da minha base, na região Oeste, e de forma especial em Chapecó, observei, nos mais diversos pontos, vários outdoors; assisti pela emissora de televisão local várias publicidades bastante incisivas, e li nos jornais de circulação local uma matéria publicitária de forma extremamente incisiva dando conta de que a situação do Frigorífico Chapecó estaria resolvida. Publicidade essa patrocinada pela administração municipal de Chapecó. E na publicação dessa publicidade a impressão que se dava era de que a crise havia sido contornada pelos méritos única e exclusivamente do Governo Municipal daquela cidade.

Eu até não questiono, em momento algum, a participação da autoridade local, assim como não podemos cometer a covardia de nos esquecer que tivemos nesse debate, desde o primeiro momento da crise do Frigorífico Chapecó, a presença do Sindicato dos Avicultores, o qual foi esquecido. Mas também a autorização dos Prefeitos da Amosc, nomeando o seu Presidente, o Prefeito de Chapecó Pedro Ucsai, para que fosse, em nome da associação, o interlocutor dos Prefeitos junto às autoridades do BNDS e das empresas supostamente interessadas no arrendamento ou na aquisição do Frigorífico Chapecó.

Mas fiquei feliz assim mesmo quando ouvi, recentemente, do Deputado Pedro Baldissera, o qual explanou para todos nós nesta Casa, o que foi motivo de euforia até para os nossos Colegas do PT e confesso que para mim também, pois afinal de contas esta questão do Frigorífico Chapecó não é política, não é motivo para um debate político-partidário, é um debate suprapartidário...

Estamos falando da vida de avicultores, não do Partido Político. Mas me preocupei porque vi toda aquela publicidade, e na semana passada um grupo de avicultores, ao me procurar, colocou-me ao par do que estava acontecendo. Fiquei impressionado porque absolutamente nada mudou na vida do integrado do Frigorífico Chapecó!

Eu acreditei que tudo estava resolvido! E quero deixar muito claro aos Srs. Deputados que o discurso era de que tudo estava resolvido. No entanto, absolutamente nada mudou, pois até a presente data os avicultores do Frigorífico Chapecó não receberam o quem têm a haver do frigorífico pelos serviços prestados.

Tive a oportunidade de abrir um espaço num programa de televisão que faço semanalmente em Chapecó, para acompanhar de perto a emoção de uma família, a qual tem dívidas para pagar no banco, mas não recebe o que tem direito daquilo que foi comercializado com o Frigorífico Chapecó.

Então, trago aqui esta preocupação porque ontem à tarde recebi, em meu gabinete, o empresário Dr. Jacir Pamplona, com quem conversei por uma ou duas horas, aproximadamente. E esse empresário, que é da cidade de Rio do Sul, afirmava-me que também é um pretendente e tem interesse em assumir o Frigorífico Chapecó para tornar essa empresa viável novamente e gerar os milhares de empregos que tem gerado ao longo da história, direta ou indiretamente, e para normalizar a situação na região Oeste catarinense.

Li no jornal A Notícia uma matéria dando conta de que hoje, no Rio de Janeiro, e me parece inclusive em São Paulo, o Prefeito de Chapecó mantém audiências para saber mais informações a respeito. E a coisa é tão obscura que nós, cidadãos, não sabemos o que está acontecendo exatamente na negociação entre a empresa e o BNDES.

Mas o que queremos é que o problema seja resolvido. Não queremos montar um palanque político em praça pública para soltar foguete. Nós queremos que o agricultor possa receber o que tem a haver da empresa, a fim de que possa continuar a sua atividade agrícola. É somente este o nosso desejo; é esta a nossa grande reivindicação e manifestação.

Só me preocupei, Deputado Joares Ponticelli, porque a publicidade patrocinada pelos cofres públicos do Governo Municipal de Chapecó, naquela cidade, em outdoors, jornais e televisão, foi uma coisa monstruosa, dando conta de que o problema estava solucionado.

Fiquei entusiasmado em determinado momento, confesso e repito. Mas depois fiquei decepcionado, pois foi uma grande propaganda enganosa e absolutamente nada mudou na vida do avicultor. O arrendamento está em fase de discussão e já se fala na aquisição.

De qualquer maneira, quero deixar muito claro a V.Exas. de que desejo realmente que isso seja resolvido.

Mesmo assim, gostaria de repetir que se houvesse vontade política do BNDES, que é comandado hoje pelo Governo, de pelo menos injetar, já que se perdeu, como alguns dizem, U$200 milhões, outros dizem U$300 milhões, não sei bem ao certo, e ninguém pode saber disso exatamente, a não ser o BNDES, mais R$14 milhões, que é um valor pequenino, iria garantir a sobrevivência para aquele agricultor que deve no banco, que tem juros para pagar. E os bancos não perdoam! Banco nenhum pergunta para aquele integrado se ele é do frigorífico. Banco nenhum diz isso: "Se és integrado do frigorífico, perdôo o teu juro"!

É por isso que chamo a atenção, Srs. Deputados: que o BNDES, através do esforço das Lideranças do PT, faça uma injeção de recursos no integrado. Não na empresa do grupo Macri, que já fugiu para a Argentina, mas no integrado.

Esta minha manifestação é, primeiro, de preocupação, e, segundo, uma forma para trazer essa publicidade que foi feita. Uma bela propaganda, através da qual se tentou transformar num palanque político a vida de 1.200 integrados, muitos dos quais passando por uma situação de miséria, porque não recebem o que têm de receber, e não podem pagar o que têm de pagar. Não têm como cobrar de quem tem de ser cobrado, mas é muito bem cobrado de quem tem a haver.

Esta é minha manifestação de preocupação quanto ao destino da empresa Frigorífico Chapecó.

Trago isto para o conhecimento dos Srs. Deputados e parece-me que hoje saem novas informações sobre a situação da empresa, se acontece ou não a negociação.

Tomara que aqueles outdoors e toda a publicidade que foi investida em Chapecó possam ter a sua validade. E que possamos todos nós, não só o PT, o PP, o PFL, o PMDB, mas também os integrados e a população do Oeste catarinense, comemorar a recuperação e a reintegração do Frigorífico Chapecó e, principalmente, a melhora da vida do produtor rural, que está sem receber o que tem de direito. E que o frigorífico tenha o seu bom retorno, como foi nos áureos tempos, quando era administrado pela família Denes, que gerou milhares de empregos naquela cidade.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)