3ª Sessão Ordinária - 20/02/2003
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero dizer da minha alegria, da minha satisfação de estar aqui nesta tribuna pela primeira vez. É muito bom fazer amigos, é muito bom conhecer pessoas, e esta Casa, com certeza, está me dando essa oportunidade.
Quero saudar a imprensa, os telespectadores da TVAL, os funcionários dessa Casa, que me deixaram muito à vontade para que pudesse me entrosar com os nobres colegas Deputados.
Com certeza vamos ser bons parceiros nesta Casa porque, como já foi dito, não estamos aqui por acaso. Cada um de nós tem uma história: de política, de trabalho e de reconhecimento, que fez com que o povo catarinense nos elegesse, e agora precisamos dar o retorno para esse povo, com trabalho, confiança e consideração.
Peço aos colegas Deputados, com as suas experiências, principalmente os Deputados que aqui estão há mais tempo - estou iniciando agora mas tenho também história na nossa região, pois já fui Vereador na cidade de Tubarão, Prefeito, Presidente do Conselho Curador da Unisul, Presidente da Amurel, membro do Sindicato dos Transportes, membro da Associação Comercial Industrial de Tubarão, Presidente do Lions Clube da cidade, Presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Anita Garibald e Presidente do Grupo Geração de Energia - SC-Geracoop, e por isso tenho conhecimento suficiente nessa minha trajetória de trabalho - para juntarmos nossas experiências, nossos conhecimentos e fazermos aquilo que o povo catarinense mais espera: o nosso trabalho em prol da necessidade do nosso povo, o nosso trabalho em busca de uma qualidade de vida melhor para a nossa população.
Com certeza este Deputado e o Deputado Joares Ponticelli, que somos de Tubarão e representamos a região da Amurel, bem como os demais companheiros da região Sul: Deputados Manoel Mota, Ronaldo Benedet, Clésio Salvaro e Altair Guidi, Governistas ou Oposição, vamos saber diferenciar as coisas e vamos, nesta Casa, trabalhar em sintonia, em harmonia, esquecendo um pouco o passado.
Ontem, ouvi a discussão realizada aqui sobre o Besc, que já vem se arrastando por quase 16 anos. É uma coisa que já chegou no limite, quase passada! Temos que encontrar solução para a questão e não ficar perdendo mais tempo com esse tipo de coisa!
O Estado precisa crescer e precisamos ser criativos para buscar alternativas! Precisamos, sim, trabalhar em sintonia com este Governo que aí está, de Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira, juntamente com os Secretários, apresentando e conhecendo o Plano 15 para podermos cobrar e facilitar mais a vida dos catarinenses, dentro do compromisso do Governador Luiz Henrique da Silveira.
Temos que considerar o passado, sim! Temos que ter reconhecimento por aqueles que administraram o Estado de Santa Catarina, como os Srs. Deputados que por aqui passaram, mas temos que viver o presente e pensar no futuro, esquecendo um pouco mais o passado! Todos os que passaram por este Estado fizeram a sua parte, deram a sua contribuição, a sua colaboração!
Agora, temos que caminhar para a frente. Com certeza, se quisermos chegar a algum lugar, se quisermos chegar num Estado de qualidade, melhor, temos que juntar nossas forças e idéias; temos que ser parceiros e trabalhar em sintonia e na valorização.
É isso o que quero e espero das Sras. e dos Srs. Deputados, para que sejamos grandes parceiros e consigamos dar para nossas bases, os Municípios que representamos, aquilo que mais a nossa população quer. Eles depositaram esperança em nós e temos que saber retribuir. E só vamos saber retribuir se estivermos sintonizados. Sempre digo que sozinhos não vamos a lugar nenhum; pisando em cima de companheiros muito menos.
Temos que ser mais inteligentes, ir mais longe e pensar lá na frente. Queremos qualidade de vida melhor para a nossa sociedade.
Quero me incluir nessa parceria com V.Exas. para que tenhamos sintonia mais forte aqui dentro a fim de reconhecer os projetos - de qualquer Partido - que tragam benefícios para os catarinenses, pois se forem bons temos que dar apoio.
Para isso, temos que ter sintonia. Não adianta assomarmos à tribuna para discutir e ficar pisando em cima de Companheiros. Pode até acontecer isso, mas quando passarmos da porta temos que esquecer o que aconteceu aqui. Que tenhamos debates democráticos, chegando sempre a uma conclusão, pois esse é o nosso papel, o papel do Deputado, do Legislador.
Estou aqui exatamente para me colocar à disposição desta Casa, dos nobres Colegas para ser apaziguador. Não sou radical, não sou de ir para debates. Sou uma pessoa que gosta de viver em paz. E todos nós merecemos viver em paz.Ninguém gosta de sair daqui machucado.
Então, acho que nós não fomos eleitos por acaso. Fomos eleitos pela nossa história e vamos nos respeitar e pedir a Deus que nos ilumine para que tenhamos muito sucesso.
Estou estreando hoje, mas quero dizer que me sinto muito bem nesta Casa.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Gostaria de desejar a V.Exa., Deputado Genésio Goulart, boas-vindas e dizer que o seu propósito de paz, de tranqüilidade, de seriedade e de discussão são bem-vindos no Parlamento, desejando-lhe também um trabalho exitoso. Inclusive vimos, ontem, nos jornais, V.Exa. cotado a ocupar um cargo no Executivo. Acho que isso mostra o apreço do Governador a V.Exa.. Então, é importante que desenvolva o seu trabalho com a seriedade que merece.
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Obrigado, Deputado, pelas suas considerações. É muito bom termos parceiros que reconhecem os trabalhos que desempenhamos.
Com certeza, despertou no Governador o nosso trabalho desenvolvido na região da Amurel, principalmente na cidade de Tubarão, ao qual fui Prefeito. Sinto-me muito feliz em ter sido Prefeito naquela cidade, onde muitas obras de grande importância foram feitas no social e econômico do Município.
Por isso que a minha história, com certeza, despertou no Governador uma participação no Governo do Estado.
Mas quero dizer que me senti muito bem nesta Casa e é aqui que vou ficar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)