37ª Sessão Ordinária - 21/05/2003
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho à tribuna na tarde de hoje para deixar registrado o meu protesto e a minha tristeza, porque recebi a confirmação da decisão do Copom de manter os juros no País em 26,5%!
Essa é a carga de juros com a qual o cidadão brasileiro tem que conviver! Quarenta e dois bilhões de reais em apenas 120 dias de Governo! Mas não se trata de qualquer Governo, e sim do Governo do PT, um Partido que passou 20 anos convencendo a população de que carga de juros elevada era um desserviço à Nação e uma contribuição ao enriquecimento dos banqueiros.
Passamos 20 anos escutando o discurso daqueles que diziam que o FMI era um mal para o Brasil. No entanto, vemos, hoje, estarrecidos, que a equipe do Governo do PT abraça os inspetores do FMI e pousa para fotos. E o FMI não se cansa de elogiar a boa política de juros adotada pelo Governo do PT!
Custa-me acreditar que aqueles que durante 20 anos de luta carregavam bandeiras que diziam: "Fora FMI", "Chega de enriquecer os banqueiros", "Somos contra a carga tributária", mais uma vez aumentam, de forma irresponsável, a carga tributária no País.
Custa-me acreditar que isso não é lesar, enganar, mentir e iludir o cidadão! Penso que quem mente, ilude ou faz promessa falsa, principalmente usando do expediente de um programa eleitoral gratuito através da televisão, no mínimo merece ser processado por crime de irresponsabilidade, por enganar o povo de boa fé.
Não há outra palavra, no meu entender, que possa classificar um Governo como esse, que não seja aquela do estelionato eleitoral. Enganar e mentir para o povo durante 20 anos... Ou não foi o PT que um dia, Deputado Antônio Carlos Vieira, fez o povo acreditar que o Maluf era um ladrão. Isso foi verdade ou não?! O PT e Lula diziam mais: que perto do Sarney, o Maluf era apenas um batedor de carteira! E hoje estão abraçados!
Que exemplo se dá para o País. Quanto custou para a Nação a participação do Sr. José Sarney no Governo exemplar do PT, que engoliu o seu discurso?! Quanto é que custou para a Nação o envolvimento do Sr. Maluf e do seu time junto ao PT?! Foram apenas por patriotismo, ou o José Sarney e seu PMDB estão no Governo por serem patriotas?! Ou os Srs. Maluf e Delfim estão no Governo porque são patriotas?! Estão no Governo porque, mais uma vez, adotamos o Governo do arrocho, da negociata, do acerto, do acordo e do fisiologismo vergonhosos. Isso é triste para a Nação! Em quem acreditar, Deputado Reno Caramori?
Hoje recebemos aqui na Casa os aposentados, que já deram muito do seu tempo e da sua luta em favor da construção do nosso Estado, e que estão sendo ameaçados, injustiçados. Da mesma forma, o Governo Federal, do PT, através de uma caneta na mão e não tendo competência para mexer nas aposentadorias, dadas muitas vezes de forma irregular, nos altos salários, nos desvios, nos desmandos, na sonegação, olha para o seu aposentado e pensa: "Ali é mais fácil de eu cobrar. É mais difícil acertar lá, porque mexe em interesses. Então, vamos mexer aqui que é muito mais fácil".
Passaram-se 120 dias de Governo no nosso Estado e vemos perseguição aqui e na transferência dos servidores em Santa Catarina; vemos as mentiras de promessas de aumento de salário do policial militar, que estão ameaçando entrar em greve. Hoje, os funcionários da Casan estão parando, porque o Governo Estadual não está cumprindo seus compromissos assumidos em campanha; hoje os professores catarinenses estão parados, pois a reposição salarial não aconteceu. Isso é muito perigoso para Santa Catarina!
Em 120 dias vemos um Governo Federal andando, mentindo, só fazendo discurso e não governando! Em Santa Catarina, são 120 dias de Governo apenas nomeando parentes e criando diretórios em todo Estado! É uma vergonha o número de amigos e de parentes que estão dentro do Governo! Isso vai ser pago com muita dificuldade, com muito arrocho e com muito sacrifício por parte do cidadão!
Vamos ver muitas coisas acontecerem neste País e em Santa Catarina. Mas tudo o que vai acontecer é por falta de responsabilidade, de seriedade e porque assumiram um compromisso que não podiam cumprir, pois só tinham um objetivo: ganhar a eleição a qualquer custo. Essa é a verdade!
Então, pergunto hoje, com muita tristeza: como pode um País aceitar tanta enganação e tanta mentira? Ou não era verdade que o PT ia para o palanque a vida inteira dizer que o FMI fazia muito mal para o País? Será que era verdade isso? Será que escutamos mesmo isso? Será que era o PT que dizia isso?
Se foi o PT, ele não tem vergonha na cara hoje de estar abraçado com o FMI, tirando fotografias juntos e dizendo que vai cumprir com todos os compromissos com o FMI. Ou são muito mentirosos, muito descarados, ou estão fazendo muito mal para a Nação! Que peçam desculpas pelo mal que já fizeram para a Nação, porque fizeram todos acreditar que o FMI era mau! Era mau enquanto os outros estavam governando! Agora que eles estão governando, faz muito bem e precisamos cumprir com os nossos compromissos.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Reno Caramori - Deputado Nelson Goetten, quero cumprimentá-lo pelo seu pronunciamento e pelo alerta.
É óbvio: o tamanho do juro cobrado hoje está enriquecendo quem? Aqueles que beneficiam os aplicadores externos, que vêm aqui buscar o dinheiro ou o produto daquilo que eles aplicam aqui, e o juro tem que estar alto. Vai dar uma quebradeira na pequena e na microempresa, Deputado! Aí quero ver o que o Governo Federal vai fazer com as pequenas e microempresas, que já estão padecendo com o juro elevadíssimo que está aí!
Não existe condições de operar a pequena e a microempresa. E as grandes, que vivem das suas subsidiárias, que são as pequenas, também perecerão, porque não há quem agüente o juro com mais de 26% ao mês!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Veja bem: com esse expediente é fácil governar, ou seja, tirar o dinheiro do povo para ele não comprar... Para se controlar a inflação, tira-se o dinheiro do povo e faz-se o quê? Dá-se para o banqueiro!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado, o PT não mudou o Governo; o Governo mudou o PT. O PT está hoje administrando como os Governos anteriores administravam: com as mesmas políticas de aproximação ao FMI e com a mesma política de juros elevados. Ainda hoje o Copom elevou ou manteve a elevação de juros do Selic para 26,5%.
Então, enquanto a inflação parece-me que está caindo, o Governo, não satisfeito, mantém os juros elevados, em prejuízo, realmente, do nosso crescimento. E o País, como está, não vai ter recuperação no ano 2003. Pode ficar certo de que o ano de 2003 será recessivo para a Nação.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Queremos deixar registrado aqui que temos o direito de vir falar nesta tribuna não com a intenção de ofender os companheiros do PT, nossos bons Deputados desta Casa, nada disso! Mas para podermos registrar a nossa tristeza, revolta e estarrecimento por vermos um Partido que tinha um discurso que pregava tudo ao contrário do que vem fazendo hoje, quando virou Governo.
Parece-nos que hoje o PT está mostrando para a Nação que não sabia que não saberia governar. E agora que ele viu isso, sabe que não sabia. E é muito triste não ter um programa de Governo e apenas saber tirar, através do arrocho, com a carga de juros, o poder de compra do cidadão para repassar esse dinheiro para o FMI, para os banqueiros e para satisfazer... Nunca vi tanto banqueiro elogiar o PT e nunca vi tantos integrantes do FMI elogiarem...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)