67ª Sessão Ordinária - 10/09/2003
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, amigos e professores, é com muita honra que esta Casa os recebe hoje. É sempre bom tê-los neste Poder.
Quero dizer que sou professora. Lecionei durante 21 anos em sala de aula, como alfabetizadora; fui professora de 60 horas/aulas para conseguir sobreviver; lecionei no interior - V.Exas. sabem que a vida de um professor é árdua -, na cidade de Matos Costa, levando o meu próprio alimento, porque o salário era mirrado.
O professor não é reconhecido. Eu estava sempre no ônibus da empresa Reunidas, fazendo o trajeto Porto União a Matos Costa, tendo que descer, às vezes, para ajudar o ônibus atolado, mas sempre trabalhando com muita dignidade.
Srs. Deputados, quero falar do reconhecimento que tenho por esses abnegados profissionais, que nem sempre são reconhecidos na árdua batalha de formar homens e mulheres para o futuro e que no dia-a-dia tem uma carga horária muito pesada, excedente, por um ganho melhor, trabalhando às vezes até três turnos: manhã, tarde e noite.
A questão do professor deve ser revista. Seus salários e a melhoria das condições de ensino são fundamentais. Não podemos esquecer que todos os profissionais, em todas as áreas, passam antes pelas mãos de um professor. Por isso, é necessário que nossos professores sejam mais valorizados. O nosso Presidente, bem como todos os Parlamentares - e inclusive esta Deputada - estão aqui. Mas antes passaram pelas mãos de um professor.
Senhores, recebi muitos e-mails e muitos fax de professores pedindo que seus direitos sejam respeitados. Sou membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e hoje pela manhã nós tivemos uma reunião, juntamente com os Deputados Lício Silveira, Simone Schramm e Celestino Secco, todos professores. Nós temos muitos Parlamentares que são professores e que também sentem que esta classe tem de ser honrada e respeitada nos seus direitos.
Esta Deputada não pode deixar que esse grito dentro do seu coração fique calado, pois é uma representante dessa classe e não pode se ocultar.
Quero parabenizar os nobres colegas professores por essa garra e dedicação de estarem pedindo que os seus direitos sejam respeitados.
Muito obrigada!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)