Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ronaldo Benedet

72ª Sessão Ordinária - 23/09/2003

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, não se pode admitir que venha alguém, desta tribuna, querer enxovalhar, desrespeitar um Partido como o PMDB. É bem verdade que podemos ter cometido erros ao longo da nossa história, algumas pessoas podem até ter errado, é natural. Mas a construção do nosso Partido deu-se em cima de uma história de lutas. E nós não podemos aceitar que pessoas que não têm a mínima qualificação perto da história do nosso Partido venham aqui querer chamar de quadrilha e sem moral o PMDB.

Não aceito quem pratica, principalmente, atos para a sua eleição não recomendáveis. Já disse da tribuna desta Casa que preparar uma entidade, uma associação e colocar dinheiro suficiente para manter uma cidade inteira dentro dessa entidade, não acredito que seja somente por caridade. E, coincidentemente, depois é o mais votado do Estado.

Essa prática de quem quer aproveitar um tema teórico, acadêmico para justificar o injustificável, querer dar moral aquilo que não tem moral, não podemos aceitar.

Quero dizer que a dignidade de um Partido Político está acima das pessoas. A dignidade de um Partido Político é o conjunto das suas ações. E não se vê a dignidade de um homem, de um político por uma ação só ou por usar vias transversas para querer demonstrar que é o bom samaritano. Nós vamos buscar a história desse homem, como é que ele foi ao longo da sua vida pública buscar o que desempenhou.

Não é só dizer que quando ocupou esse ou aquele cargo ajudou essa ou aquela pessoa. Vamos ver como é que foi toda a sua conduta, como é que foi o seu passado. É muito fácil vir aqui criticar o Governador, criticar o PMDB, de uma forma leviana, irresponsável, dizer que o PMDB se apropriou de um dinheiro, de uma subvenção doada a uma entidade, porque isso precisa de prova. É a palavra vã colocada ao vento. Nós não podemos aceitar.

Agora, o que existe, e eu disse aqui, é uma entidade só para beneficiar, exclusivamente, o nome de uma pessoa, para eleger um Deputado, e isso está comprovado.

Nós não podemos aceitar este tipo de acusação e de provocação.Não aceito, principalmente, vindo de quem não tem legitimidade e não tem a dignidade para fazer essa acusação. Não aceito esse tipo de colocação com aquele que não tem autoridade e nem moral para fazer. Não aceito que se venha aqui dirigir essas palavras ao PMDB. De maneira alguma!

Quero dizer que a minha posição em relação aos jogos de azar, Deputado Antônio Carlos Vieira, não analisei e não tive tempo para ir ver, mas se o que V.Exa. disse é verdadeiro, reconheço que tem razão, porque não compactuo com jogos de azar.

Penso que se foi feito, V.Exa. tem razão, não vou deixar de lutar contra! Não se pode aceitar a provocação daquele que se beneficia com a ilicitude, daquele que se beneficia com o que é ruim, mau e amaldiçoado e vem dizer "Eu não disse!". É um cinismo muito grande.

Infelizmente, a questão ética na política não é compreendida pela maioria das pessoas porque elas acreditam muito no que é dito. Infelizmente, na política uns querem encostar-se a outros.

O trabalho que o Deputado Romildo Titon faz é conhecido de muitos anos. Agora, querer aproveitar o embalo, o mesmo bonde para se esconder e tapar tudo o que há de errado, que não é ético, decente e justo com os demais colegas Parlamentares, não se pode aceitar.

Mas, como somos democratas, quem julga é o povo! Deputado Jorginho Mello, V.Exa. está rindo, mas, infelizmente, só resta a V.Exa. fazer isso mesmo, porque não há o que fazer. Só quem pode fazer é o povo, escolhendo, porque existem muitas maneiras de se eleger. Infelizmente, práticas pouco éticas têm trazido ao longo da história muitos políticos para as Câmaras, para as Prefeituras, para as Assembléias, ao Congresso Nacional, envergonhando o povo brasileiro.

Quero dizer que não podemos aceitar que acusações como essas contra o PMDB sejam feitas! Espero que as provas existam, que o processo exista para comprovar o que foi dito aqui hoje, grave, contra um Partido Político, contra pessoas. Que se diga exatamente onde foi, quem recebeu o dinheiro de volta, para quem foi entregue, porque é muito fácil ser leviano e fazer uma acusação dessa.

Aliás, até se poderia fazer um levantamento de todas as subvenções feitas no Estado nos últimos quatro anos, nove meses e 21 dias. Quem sabe ele gostaria de saber a origem e a destinação de todas as subvenções deste Estado. Será que é isso que o Deputado quer, com essa provocação, envolvendo todo mundo, quando diz "Não acabaram com o jogo ainda! É esse o jogo! Não tem moral!". Essa é a provocação, mas não tarda por esperar, pois o mundo vai no caminho de buscar a moral, de restabelecer a verdade e de corrigir os erros.

Se este Governo ainda tem erros, seguido do Governo passado, ele os vai corrigir porque estamos aqui para procurar acertar, para procurar dar condições; de estarmos aqui sem sermos incoerentes, sem estarmos desdizendo, sem estarmos nos escondendo naquilo que é impuro e amaldiçoado, tentando provocar para justificar aquilo que não é certo.

Quando não temos razão e brigamos mesmo fora dela, isso se chama covardia. Já dizia um grande amigo meu, falecido, Jorge Feliciano: "O homem que luta, que briga na sua razão é um valente, e o que briga fora da sua razão é um covarde".

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)