Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

81ª Sessão Ordinária - 16/10/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de parabenizar a cidade de Lages pela grande feira que ocorre neste momento naquela cidade.

(Passa a ler)

"Começou, ontem, no Parque de Exposição Conta Dinheiro, em Lages, a edição de 2003, da Expolages, que é uma das maiores mostras da pecuária sulina, uma vitrine da nova etapa do desenvolvimento social do Planalto Serrano catarinense.

Se a pecuária ocupa espaço destacado, a indústria e o comércio da região também marcam presença forte e dizem a que vieram, em 126 estandes, que apresentam lançamentos e novidades de setores como a construção civil, arquitetura, alimentação, metalmecânico, florestal, madeireiro, vestuário, informática e telecomunicações.

A qualidade da pecuária da nossa região reafirma-se na exposição em leilões de quase dois mil animais, entre bovinos, eqüinos e ovinos, cuja criação sempre foi uma tradição que marcou a identidade dos campos de Lages e de toda a serra catarinense.

A crise da economia regional ficou para trás e uma nova fisionomia econômica, que tem na diversificação a sua marca alavancada aos índices de qualidade de vida na nossa região, é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lages, com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, que vai gerar negócios em cerca de R$3 milhões.

Então, parabenizo os organizadores por fazerem a valorização do nosso capital econômico da região serrana, que é a pecuária, a indústria e o comércio.

Gostaria de registrar também que estive em Blumenau, Deputada Ana Paulo Lima, na Oktoberfest Subi ao palanque com o Governador, com a Deputada, fui muito bem recebido. Já fiz referências ao atendimento e à beleza da festa.

Deputado Dionei Walter da Silva, fiquei muito triste quando não vi nenhum outro Deputado do PT juntamente com o Presidente da República naquela festa.

Temos aqui diversos problemas no nosso Estado, como toda a Oposição falou, assim como os problemas da BR-282 e da BR-101. Mas não estava lá nenhum Deputado do PT para também proporcionar uma reunião para solicitar ao Presidente da República essas obras.

Fiquei preocupado quando, no palanque do nosso Presidente, nossa figura maior - e o PT sempre colocou que um dia iria Governar, resolver os problemas e mudar -, vimos um clima de festa bonito, proporcionado pela Prefeitura, mas não vimos os Deputados do PT participando, até valorizando a presença do Presidente da República em nosso Estado e também para solicitar a ele a urgência de medidas para solucionar o problema da BR-101.

O Deputado Manoel Mota sempre colocou aqui esses problemas. Inclusive quando fui a Capivari de Baixo fiquei estarrecido, apavorado com o movimento intenso naquela BR.

O nosso Presidente da República vem a Santa Catarina e não diz nada da CPI. Sabemos que existem os entraves burocráticos legais, mas existe também uma responsabilidade maior, que é a preservação de vidas.

É preciso fazer alguma coisa com relação à BR-101, à BR-282, onde a cidade que mais produz feijão no País, São José do Serrito, não tem pavimentação asfáltica. Está no Orçamento, está contingenciado, mas não conseguimos entender por que o PT se atrasa tanto nessas definições e esclarecimentos.

Hoje, vi muitas pessoas nesta Casa falarem em Partido. O PT sempre foi um Partido maravilhoso, aguerrido. E aqui na Casa é o Partido que mais cobra o Regimento Interno, o funcionamento da Casa. Mas agora vemos pessoas morrendo, e o PT nas cordas, encostado, calmo, tranqüilo, dizendo que tudo vai acontecer, que estão no Governo há pouco tempo, apenas há dez meses. Eu acho que da mesma maneira que o Partido cobra as mudanças, tem que fazer as mudanças, porque agora está com a caneta na mão e pode fazer.

Repito, foi uma oportunidade muito grande que os membros do PT desta Casa perderam em prestigiar o Presidente da República, em Blumenau, mostrando que estão do lado dele e, ao mesmo tempo, com essa valorização da sua presença, cobrar ou solicitar dele que não fosse só uma festa, mas que fosse um momento para analisar os problemas daqui e coloca-los em pauta como pedido do PT.

O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputado Sérgio Godinho, uma virtude que eu admiro nas pessoas é a sinceridade e a coerência.

Muito estranho, muito admiro a respeito do seu pronunciamento neste momento, porque estes dias, ao chegarmos na Assembléia, uma dia, por volta de 8h, V.Exa. me fez este questionamento, e eu apresentei as razões. E V.Exa. falou que teria feito a mesma coisa, não teria também participado.

E agora, V.Exa. num belo teatro, vem à tribuna querer julgar o Partido dos Trabalhadores.

V.Exa. que julgue o seu Partido, deixe que do Partido dos Trabalhadores cuidemos nós e a sociedade, na hora do voto.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - O Partido dos Trabalhadores não pertence a V.Exa., Deputado Paulo Eccel. O Partido dos Trabalhadores sempre foi o Partido mais crítico desta Nação. Até nesta Casa ele critica, dá de dedo, como V.Exa. está dando.

Eu faço o que eu quiser, eu não vou pedir permissão a V.Exa. se eu devo falar do Partido, se eu não devo falar.

O Partido dos Trabalhadores está devendo muito à Nação. O nosso Partido está dando sustentação ao Governo, mas eu me referi especificamente do apoio que V.Exas. não deram ao Presidente, em Blumenau. Nem sequer foram lá recebê-lo! O homem ficou sozinho com a Deputada Ana Paula Lima. Nem participaram de nada. Nem respeitaram a presença do Presidente da República, que é a figura maior do nosso País, lá no palanque, em Blumenau. E aqui nesta Casa o defendem como se fosse o máximo. Não vou falar mais nada para não ofendê-lo!

Então, só queria dizer a V.Exa. que do meu pronunciamento a responsabilidade é minha. Eu jamais vou pedir permissão a V.Exa. para falar deste ou daquele Partido. O regime democrático permite que a gente critique as coisas que são erradas, e a atitude de V.Exa. foi muito errada.

Eu gostaria de dizer ao Deputado Manoel Mota que sou solidário à questão da BR-101 e incluo aqui a BR-282. E eu vejo aqui o Deputado Genésio Goulart que todo dia enfrenta essa rodovia. É um caso de emergência, de urgência urgentíssima fazer alguma coisa pela BR-101.

Então, quando eu falo no PT, é porque ele tem que resolver isso. Os Deputados desta Casa devem resolver isto, porque é fácil resolver.

Eu me lembro que o Fernando Henrique Cardoso era chamado de irresponsável a qualquer momento que não se definia alguma coisa.

FHC é um irresponsável! Não tem competência! Não tem capacidade! E agora? Como é que fazemos? Vamos esperar até quando? Até a boa vontade do Partido dos Trabalhadores? Até a boa vontade do Lula para resolver isto?

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado, pela relação que temos de conterraneidade e inclusive pelo respeito que tenho por V.Exa., quero discordar desse seu pronunciamento.

Em primeiro lugar, o Lula foi muito bem recebido na cidade de Blumenau - muito bem recebido!

O fato de eu estar presente ou não estar não alterou em nada a recepção belíssima que o nosso Presidente teve na cidade de Blumenau. E no momento daquela recepção, Deputado, como representante deste Governo aqui na região, eu estava numa série de atividades, inclusive com o Diretor-Geral do DNIT, visitando pontos críticos da BR, que começou, graças ao empenho do nosso Governo, a ser restaurada na BR-280.

Então, eu contribuí muito mais com o Governo Lula nas atividades que eu estava fazendo na minha região, que coincidentemente, Deputado, haviam sido marcadas antes da vinda do Presidente Lula.

V.Exa., inclusive, foi recepcioná-lo, teve esse privilégio, pôde estar presente e fez a recepção.

Quanto à preocupação do Deputado Paulo Eccel, V.Exa. é testemunha, nós conversamos também sobre isso, e o Deputado Paulo Eccel conversou também sobre isso com V.Exa., que sabe que teve que se impor para subir no palanque.

Então, deve haver coerência. V.Exa. como base do nosso Governo acho que fez a recepção, e nós nos sentimos representados.

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Obrigado, Deputado Dionei Walter da Silva.

Eu queria dizer que V.Exa. realmente tem representado muito bem o Partido dos Trabalhadores.

Mas eu fiz toda esta colocação em função da gravidade da BR-101. Nós estamos diante de um problema seriíssimo, de vidas que nós teríamos que oportunizar. Tanto o Partido dos Trabalhadores como todos os outros Partidos devem cobrar do Presidente uma ação mais enérgica, mais eficaz e mais rápida, para que a BR-101 seja resolvida, juntamente com a minha BR-282.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)