Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

75ª Sessão Ordinária - 30/09/2003

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, convidados que acompanham a sessão de hoje, telespectadores da TVAL, gostaria de registrar a presença, nesta Casa, da D. Aida Sandrini, Gerente Regional da Secretaria da Família da Região da Amurel. Seja bem-vinda e obrigado por tudo.

Quero aproveitar o dia de hoje para mandar um abraço muito carinhoso para todas as secretárias de Santa Catarina e, especialmente, para as secretárias que atuam na Casa, pelo Dia Nacional da Secretária. Elas, com certeza, são guerreiras e facilitam nossa vida no dia-a-dia.

Gostaria, também, de falar de uma pessoa muito querida e respeitada da nossa cidade de Tubarão e de renome nacional, que é nosso artista plástico maior, Sr. Willy Zumblick, que completou, na semana passada, 90 anos de vida e, com certeza, 90 anos de carreira.

Willy Zumblick é de uma família tradicional de Tubarão e é uma pessoa que nos vem representando nacionalmente em virtude do seu trabalho, da sua arte. Trata-se de uma Personalidade Catarinense do Século XX, eleito que foi pela RBS-TV e que pintou, entre outras coisas, a Festa do Divino, a Guerra do Contestado e Anita Garibaldi.

Como eu disse, trata-se de uma pessoa de uma família tradicional, tanto é verdade que, por nossa iniciativa, chegamos a reconhecer sua história e a de sua família e colocamos o nome de Willy Zumblick no Centro Municipal de Cultura, onde também está sediado o museu com sua obra.

Na rodoviária de Tubarão, considerada a mais bonita do Brasil, construída na nossa gestão, está o nome do seu sogro, Zepe Ghizoni, e no aeroporto regional de Jaguaruna, o nome do saudoso Humberto Bortoluzzi, também seu cunhado.

Então, faço essa homenagem aos 90 anos do Sr. Willy Zumblick, que é também uma demonstração de que reconhecemos o trabalho e tudo o que tem feito pela cidade - e não só ele, como toda a sua família -, pelo nosso Estado e pelo nosso País.

Então é com muita alegria que faço referência a essa figura ilustre e maravilhosa de Willy Zumblick.

Aproveito também o horário do meu Partido para dizer que o PMDB, hoje com mais vontade e com mais abertura, está dando muita importância aos novos filiados que nos procuram, para que se torne cada vez mais fortalecido.

Hoje o PMDB, na região da Amurel, graças a Deus e graças à administração do nosso Governador Luiz Henrique, está-nos dando este espaço, para que possamos crescer cada vez mais.

O PMDB já era considerado o maior de Santa Catarina, e em Tubarão, só na semana passada, 1.200 pessoas fizeram sua filiação. Isso aconteceu em toda a região da Amurel. Foi muita festa, muitas pessoas participando, pessoas de visão histórica e grandes empresários.

Isso demonstra que realmente o nosso Governador com toda sua equipe e com o vice-Governador, Eduardo Pinho Moreira, estão fazendo um trabalho transparente, que orgulha os catarinenses. O nosso Partido está crescendo, porque acredita neste Governo que aí está.

O PMDB, em Tubarão, teve como filiados pessoas do PP, do PSDB, do PFL, do PT, enfim, foram muitas as filiações que o PMDB fez nestes últimos dias em Tubarão.

Fico muito feliz, porque isso demonstra, Deputado Herneus de Nadal, que o Governo vai bem, que este Governo está confiante e o povo de Santa Catarina também. Tanto é verdade que essas pessoas estão se juntando a nós. E assim foi não só em Tubarão como também em Braço do Norte, como o caso em que o Presidente do PP, há 18 anos, filiou-se ao PMDB.

Túlio Zumblick, um dos maiores empresários de Tubarão, ligado ao PPB na época, hoje PP, também filiou-se ao PMDB, por sua livre e espontânea vontade, com certeza, acreditando no Governo Luiz Henrique.

Então, sinceramente, eu como partidário fico muito feliz, porque tenho certeza de que essas pessoas estão vindo por sua livre e espontânea vontade, porque estão confiantes no Governo do Estado, pois são pessoas de visão, que querem o bem de Santa Catarina.

Eu, com todo o respeito, quero discordar aqui do Deputado Joares Ponticelli, quando chama o Governo Luiz Henrique de sonolento. Acho que o Deputado esqueceu que há alguns anos o seu Partido governou Santa Catarina, e sonolento foi o Partido de S.Exa., que teve até sua sigla diminuída. Quer dizer, o Partido não soube cuidar nem disso.

Graças a Deus não é o nosso caso, porque estamos governando Santa Catarina, preocupados com a qualidade de vida do nosso povo e também com o nosso Partido.

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Deputado Genésio Goulart, com certeza o avanço e o crescimento da nossa sigla partidária se dá pelos motivos que V.Exa. há pouco acabou de manifestar. Mas para que se faça justiça, há necessidade de creditar a pujança do Partido no Município e na região, por conta da liderança forte, séria e competente que V.Exa. tem manifestado.

Então, portanto, os nossos cumprimentos a V.Exa. pelo trabalho realizado.

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Muito obrigado, Deputado. É muita gentileza do amigo. Mas estamos fazendo a nossa parte. Realmente, como Deputado tenho me esforçado bastante. Eu sou um Deputado representante da região e considero-me uma extensão do Governo do Estado.

Como temos dito, hoje o nosso Presidente da República chama-se Luiz Inácio Lula da Silva, uma pessoa que temos que respeitar. Temos de apostar nele e ajudá-lo a governar o nosso País. E com certeza se o País vai vem, todo o nosso povo também vai bem.

Então, quero dizer que o nosso Presidente tem também todo o meu apoio, assim como o nosso Governador também. Com certeza era para ser igual aqui com todos os nobres Colegas Deputados, para não ter Oposição.

Vamos trabalhar por uma Santa Catarina melhor. Foi para isso que fomos eleitos, e é essa esperança que o povo catarinense tem em nós, a esperança de que o Governo Luiz Henrique, assim como o Governo Lula, mostre ao povo brasileiro, ao povo catarinense a sua capacidade de governar.

Conhecendo essas duas figuras e sabendo das suas preocupações, não tenho dúvida de que tanto o Governo Federal como o Estadual deixarão a sua marca de competência. Sabemos das dificuldades, mas tenho certeza de que assim como este Deputado, que se preocupa com a região que representa, a região de Tubarão, da Amurel, todos os Srs. Deputados também fazem a mesma coisa com os seus Municípios, com as suas regiões.

Foi para isso que fomos eleitos, é para isso que estamos aqui, e essa é com certeza a esperança do povo catarinense. Então, em parceria, juntando as nossas experiências, eis que já fomos Prefeitos, assim como outros Deputados, que possamos somar, para que tenhamos...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)