99ª Sessão Ordinária - 09/12/2003
O SR. DEPUTADO SÉGIO GODINHO - Sr. Presidente, Srs. Deputado e telespectadores da TVAL, gostaria de usar este espaço do meu Partido para responder à posição do Colega Joares Ponticelli, quando se referiu à visita do Governador Luiz Henrique da Silveira no último sábado no Município de Tubarão.
Entendemos que a visita do Governador em nossa cidade e região deixa, com certeza, a Oposição irritada. Ao contrário do que o Deputado falou, o nosso Governador, como é de costume, atende a todos por igual, sem fazer discriminação a ninguém.
No sábado, o Governador assinou, na 20ª Secretaria Regional de Tubarão, 15 convênios, contemplando quase todos os Municípios da Amurel, inclusive o do Prefeito de Tubarão, que não foi recepcionar o Governador.
O Sr. Governador lamentou a ausência do Prefeito Municipal, que era o anfitrião, enquanto quase todos os Prefeitos da Amurel estavam presentes. O Prefeito de Tubarão foi contemplado com dois convênios, mas foi radicalmente contra a campanha do Governador, mas mesmo assim o Dr. Luiz Henrique da Silveira não faz discriminação para ninguém. Tanto é verdade que há 20 dias mais de 15 ambulâncias e postos de saúde foram distribuídos para todos os Municípios da Amurel, não importando a que Partido pertenciam.
É um Governo que sabe perfeitamente o que quer e tem dito que faz uma política moderna, que não faz a política de olhar pelo retrovisor. Isso deixa a Oposição um pouco desconfortável, mas o que importa é que é um Governo qualificado e pensa, acima de tudo, na qualidade de vida da nossa população.
Essas críticas, calúnias e difamações que vêm por parte de alguns Deputados da Oposição não nos atinge porque o Governador sabe muito bem o que quer e o que está fazendo. E, quanto mais o Governo faz, mais irritada a Oposição fica. Sabemos que pensam que quanto pior, melhor. E não é isso o que o povo está esperando e querendo. Estamos fazendo o nosso papel, de atender bem a todos, sem fazer discriminação.
Penso que V.Exa., Deputado Joares Ponticelli, jamais poderia falar do Banco do Sangue, porque quando V.Exa. era Líder do Governo Esperidião Amin nesta Casa, o Banco de Sangue foi para Criciúma!
V.Exa. deve estar agora se sentindo envergonhado porque o Banco de Sangue está retornando para Tubarão, a sua estrutura está sendo reformada, onde existia há mais de 30 anos! Graças a ajuda do Secretário Fernando Coruja, que tem feito um belíssimo trabalho na saúde do Estado de Santa Catarina, tem atendido a todos com igualdade, reconhecendo a necessidade de cada Município.
O Secretário Fernando Coruja, sabendo da dificuldade que passava a saúde em nosso Estado, liberou mais de R$17 milhões para pagamento das AIHs de Santa Catarina.
Esse trabalho que o Governo Luiz Henrique Silveira vem fazendo, juntamente com sua equipe, às vezes deixa algum Deputado da Oposição indignado. Inclusive o Governador tem nos pedido para fazer uma política moderna, para atender a todos com igualdade, não fazer discriminação com ninguém, não fazer aquele Governo de ditadura. E nos deixa muito satisfeitos o que os Secretários Regionais estão fazendo.
Teria vergonha, se estivesse no seu lugar, falar da Casan depois de acabar com ela, de a jogar no lixo. Deputado Mauro Mariani, V.Exa. que faz parte da CPI, juntamente com o Deputado Dionei Walter da Silva, sabe disso.
Não estamos aqui para falar do passado; estamos aqui para falar do presente, para prestar contas. O Governador Luiz Henrique da Silveira não faz discriminação para ninguém, muito menos para a Prefeitura Municipal de Tubarão.
Inclusive nesse sábado, quando esteve em Tubarão, ele assinou dois convênios com o vice-Prefeito de Tubarão, que estava representando o Prefeito.
A liberação, como V.Exa. falou, de R$3 milhões do empréstimo feito pelo Badesc, com carência de dois anos para pagar, também foi feita. É verdade que o empréstimo foi feito no Governo passado, mas teve o apoio do atual Governo.
E quando V.Exa. diz que a Prefeitura Municipal de Tubarão perdeu R$300 mil para a construção de uma escola em Monte Castelo e R$300 mil para a construção de um ginásio de esportes, e V.Exa. diz que é discriminação, eu quero dizer que isso não é verdade. Peço desculpas a V.Exa., mas isso foi falta de prestação de contas do Município de Tubarão para que pudesse receber esses recursos.
Eu me inteirei do assunto, inclusive respondi ao Prefeito e me coloquei à disposição para resolver o problema, juntamente com o Secretário da Educação, que é uma outra figura maravilhosa que vem fazendo um excelente trabalho na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, atendendo a todos com igualdade e sem discriminação.
Eu não gosto de falar do passado, eu gosto de falar do presente, eu gosto de prestar contas. E com relação ao que V.Exa. insinuou, que o Governador está usando helicóptero para ir ao meu sítio, eu quero dizer que, desculpe-me, mas é muita picuinha porque vocês fizeram isso o tempo todo e nunca ninguém questionou. O Governador foi, sim, a Tubarão e depois foi ao meu sítio de carro comigo, almoçamos juntos e depois o helicóptero foi pegá-lo no sítio e o levou até Criciúma, de onde se deslocarias a Lages.
Eu estou dizendo isso, Deputado Joares Ponticelli, para fazer justiça. Como já disse, eu não sou de pisar em ninguém, não quero caluniar ninguém, não foi esta a educação que, graças a Deus, meu saudoso pai me deu, e dizia: "Meu filho cresça, mas com honradez, com trabalho, com dignidade; cresça com o seu trabalho, mostrando a sua competência; não fique humilhando ninguém, não pise em cima de ninguém, porque isso não leva a lugar algum!" Isso eu tenho feito muito bem!
Fico triste quando vejo alguns Deputados desta tribuna fazendo teatro, querendo aparecer, até porque nada têm para mostrar, nada têm para provar, nada têm para prestar contas. Entendo perfeitamente que isso é possível vindo de uma Oposição, mas vamos respeitar porque o Governador Luiz Henrique sabe muito bem o que quer fazer e nós estamos aqui para dar todo o nosso apoio.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Genésio Goulart, com todo o respeito que tenho a V.Exa., eu quero dizer que, com relação à retirada do Banco de Sangue de Tubarão, V.Exa. sabe da minha posição naquele momento: foi um equívoco e eu fui um crítico do meu Governo por ter cometido aquele ato. No entanto, a data marcada foi 30 de setembro para o Banco de Sangue voltar - eu estive na audiência pública com V.Exa. -, mas até agora não voltou.
Com relação aos dois convênios que foram assinados sábado, em Tubarão, um é de apenas R$9 mil para a manutenção do Programa do Idoso, que é um programa de décadas, um recurso repassado pelo Governo Federal, e o outro é para manutenção de um carro que já está desde 98, desde o período em que V.Exa. era Prefeito, à disposição da Prefeitura de Tubarão.
Quero dizer a V.Exa. que é a fundo perdido, e V.Exa. precisa reconhecer que neste ano não foi liberado absolutamente nenhum centavo para o Município de Tubarão.
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Deputado Joares Ponticelli, nós que pertencemos a mesma cidade, a mesma região sabemos que o único Prefeito que não fez nenhum pedido ao Governador Luiz Henrique foi o Prefeito de Tubarão. Já o visitei duas vezes, e me coloquei à disposição...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)