Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ronaldo Benedet

8ª Sessão Extraordinária - 11/06/2002

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Deputado Manoel Mota, V.Exa. coloca com muita propriedade o restabelecimento da verdade, mas infelizmente V.Exa. tem que lembrar que o Governador é oriundo dos momentos da ditadura militar, quando se dedurava as pessoas como de fossem subversivos, como se fossem comunistas, bastava ser contra a ditadura militar, contra o Governo ou criticar o Governo.

Para fazer média, o Presidente da República quis dizer que era um movimento do PMDB e do PT, para tentar nos colocar, nós, do PMDB, na Convenção Nacional, homologando uma convenção de apoio na chapa de José Serra, que é o candidato do Presidente da República. E nós, do PMDB, não vamos nos calar, eis que nós não concordarmos com o Governo Federal.

Nós vamos continuar na nossa luta. Mesmo apoiando o candidato José Serra, nós vamos continuar na luta pela duplicação da BR-101, inclusive vamos exigir da nossa candidata à vice-Presidência da República, Rita Camata, um compromisso de que essa obra tem que sair, Deputado Manoel Mota.

Então, nessa linha, quero dizer que o Governador foi muito infeliz quando quis nos dedurar, quando quis dar uma daquilo que nós chamávamos no passado de dedo duro.

Nós não estamos contra o Presidente, nós queremos e exigimos um compromisso do Presidente da República; nós queremos que a obra saia; foi essa a luta. Inclusive tem que ser feita justiça com os Deputados do Governo Esperidião Amin.

O Deputado Valmir Comin estava lá, sim, de cabeça erguida, como os Deputados Clésio Salvaro, Julio Garcia e a Deputada Odete de Jesus. E quero dizer que é com muito orgulho que fui denunciado, que o nosso Partido foi denunciado. Mas quero dizer que a população tem que saber que não éramos só nós. Temos mais Deputados de vários Partidos, como já mencionei os demais Deputados, até porque esta foi uma paralisação histórica.

Agora, infelizmente, o Governador não perdeu ainda a sua mania dos tempos da ditadura, de entregar para que fosse preso; isso é uma mania de quem conviveu com a ditadura militar. Na época da ditadura eles faziam isso conosco, com os nossos companheiros que foram presos, que foram torturados. Eles os deduravam para o Governo Federal e para os militares à época. Infelizmente, essa prática, essa mania, esse costume, não foi perdido, Deputados Manoel Mota e João Henrique Blasi, nós temos que acabar com isso em Santa Catarina.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede uma aparte?

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Deputado Ronaldo Benedet, quero agradecer por mais esta oportunidade de poder dizer que lá estava uma estrutura, uma equipe organizada de trabalho, sem problema nenhum. Tinham 4 viaturas do Corpo de Bombeiros para qualquer emergência, 3 helicópteros, um inclusive da RBS, dando toda a cobertura para qualquer emergência.

Nós queremos agradecer também a imprensa do Sul e de Santa Catarina, que deram toda a cobertura. Então, nós precisamos reconhecer isso, marcar a importância deste sentimento do Sul, que teve o aval e o apoio de toda a imprensa de Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - O que é que V.Exa. acha da atitude do Governador, Deputado?

O Sr. Deputado Manoel Mota - Acho que trabalhou pouco em cima da BR-101, ou quase nada, e ainda quis tirar proveito político em cima da BR- 101, classificando o PMDB nessas chamadas coligações que temos lá. Só que a verdade não é essa, e a verdade tem que ser dita.

Por essa razão acabamos encaminhando também a documentação, mostrando que foi um movimento do Sul do Estado, com a presença de todos os Partidos. Até deixei de mencionar o nome da Deputada Odete de Jesus. Então, eram 4 os Deputados do Governo. Não tinha cores partidárias, era uma luta em busca de um objetivo. O Governador foi infeliz em tomar essas medidas, que não levou a nada. A verdade, com certeza, tanto o Ministro como o Presidente já sabem.

Esse foi o encaminhamento que fizemos para resgatar a verdade, para resgatar o que verdadeiramente aconteceu na paralisação da BR-101, no Sul de Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - É com tristeza que vimos, na verdade, essa manifestação contrária àquele movimento em defesa do Sul do Estado e do interior. Porque aqui temos lutado exatamente contra as concentrações de benefícios somente para a Capital, pois quando se trata de uma defesa dos interesses do Sul do Estado ou do interior de Santa Catarina, parece que o Governador é contra, como espero que ele não seja contra as emancipações, porque isso é pela liberdade do interior, para aumentar os recursos, distribuir e dividir mais...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)