Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

20ª Sessão Ordinária - 06/04/2004

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, farei uso da palavra por cinco minutos para, em seguida, deixar que o Sr. Deputado Eduardo Cherem utilize a tribuna por cinco minutos.

Inicialmente, gostaria de cumprimentar o Sr. Governador e os novos Secretários empossados na manhã de hoje:

O Sr. Bráulio César Rocha Barbosa, que tomou posse na Secretaria de Estado da Casa Civil e como é de Joinville, conhecemos bastante a sua capacidade e a sua inteligência, e temos certeza de que ele contribuirá muito com o Governo do Estado;

O Deputado Ronaldo Benedet, que assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, e todos o conhecem desta Casa e sabem das suas qualidades;

O Deputado Sérgio Godinho, que sai desta Casa para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Social Urbano e Meio Ambiente;

A Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde, Carmem Emília Bonfá Zanot, que, provisoriamente, assume a Secretaria da Saúde até que o nosso companheiro de Partido Eduardo Cherem assuma aquela Secretaria.

Ouvi atentamente, Sr. Presidente, as palavras proferidas pelo meu particular amigo Deputado Joares Ponticelli em relação a uma possível crise no ensino deste Estado, com a deflagração de uma greve. E evidentemente que isso preocupa qualquer um de nós, catarinenses, porque vai bater justamente no coração das nossas famílias, que são os nossos filhos.

Mas, gostaria de dizer não só ao meu amigo Deputado Joares Ponticelli, mas também aos demais Deputados e às pessoas que, eventualmente, estejam me ouvindo, que o Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira, quando ainda Prefeito de Joinville (e para quem não sabe ele foi Prefeito três vezes em Joinville), conseguiu dotar o nosso Município, muito provavelmente, da melhor qualidade de ensino de Santa Catarina.

V.Exas. não tenham dúvidas de que a educação no Município de Joinville, hoje, é a melhor do Estado. Os professores do ensino municipal em Joinville são os mais bem remunerados de Santa Catarina, e não só no primeiro ciclo, mas em todos os setores da educação.

Há alguns dias, eu estava fazendo o meu programa de rádio e uma senhora me ligou muito nervosa porque possuía filhos tanto na rede estadual quanto na municipal. E ela fez um comparativo ao vivo comigo, uma vez que estava muito preocupada porque queria que o outro filho tivesse o mesmo direito que aquele que estudava na rede municipal.

Eu disse àquela senhora: "Tenha paciência, que o mesmo que deu as condições para o seu filho estudar na rede municipal, que hoje está muito bem aquinhoado, com bons professores bem pagos, com material escolar e tudo mais, agora está no Governo do Estado. E não tenha dúvidas de que tão logo tenha condições, haverá de dar a mesma qualidade, a mesma condição e o mesmo salário também ao professor do Estado, tanto quanto tem o professor do Município".

Falo isso porque a impressão que se dá é de que o Sr. Governador do Estado não quer melhorar a condição salarial dos professores, não quer melhorar a condição de estudo de Santa Catarina. E sou testemunha de que em Joinville temos um exemplo a ser seguido no Estado inteiro.

Tenham paciência, Deputado Joares Ponticelli, e todos os professores da rede de ensino do Estado, porque com certeza absoluta, tão logo haja a possibilidade, o Sr. Governador dará as mesmas condições aos professores, como fez com o ensino no Município de Joinville.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)