Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

91ª Sessão Ordinária - 30/11/2004

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu acho impressionante a capacidade de alguns Deputados governistas que, não tendo, talvez, como explicar a matéria veiculada pela Rede Globo no Programa Fantástico do último domingo, tentam agora imputar às Oposições a autoria ou a responsabilidade por eventuais prejuízos aos alunos matriculadas no Balé Bolshoi.

Acho que a Deputada Simone Schramm não prestou atenção na minha manifestação - e lamento que ela não esteja em Plenário -, porque, pela manifestação que ela fez, pude perceber que entendeu tudo errado o que eu falei. Eu não disse que o Governador Luiz Henrique da Silveira era garoto propaganda. Eu disse que a Escola de Bolshoi sempre foi o seu garoto propaganda predileto. Até sábado, Deputado Antônio Carlos Vieira, o Governador Luiz Henrique da Silveira se apresentava como o pai e senhor absoluto da Escola de Teatro Bolshoi.

Acabamos de ver aqui as manifestações dos seus Deputados nesta Casa renegando o filho. Parece que o pai, na hora da dificuldade, abandonou o filho, Deputada Odete de Jesus. Nós não somos contra as crianças que estão lá, Deputada. Nós somos contra a corrupção - está aqui na ação. Nós somos contra pagar royalties através de paraíso fiscal. Nós somos contra, Deputada Odete de Jesus, pagar comissão, como disse o Presidente, que para nós significa propina sobre verbas públicas para a escola.

Nada justifica a corrupção. Isso está fundamentado aqui na ação, Deputada. É uma ação bem fundamentada, são 100 páginas. Documentos comprobatórios constam dessa ação.

Nós não somos contra aquelas crianças carentes que são atendidas lá! Tanto é que o Governo Esperidião Amin subvencionou, é verdade, e exigiu a prestação de contas, exigiu a transparência.

A matéria do Fantástico de domingo não fui eu, o Deputado Wilson Vieira ou as Oposições que preparamos! Mas a imprensa nacional, responsável como é, estava denunciando aquilo que consta da ação e que comprova já a falta de transparência, a corrupção, a lavagem de dinheiro público nesse processo.

E agora me parece que o que se quer aqui é acobertar tudo isso: "Não pode investigar porque tem criança carente". Eu sou a favor da ampliação das vagas para crianças carentes. Também sou professor, Deputada Simone Schramm!

Mas eu esperava que a Deputada Simone Schramm e os demais Deputados do Governo viessem aqui explicar, porque agora o Bolshoi não é mais do Governador. O Governo não se manifesta. Agora ele não quer mais saber, Deputado Celestino Secco, lavou as mãos. Mas nós queremos explicações!

Esta matéria foi veiculada em nível nacional e isso vai ter reflexos em nível internacional. Porque na ação, Deputado Pedro Baldissera, a Escola matriz do Bolshoi, na Rússia, também é chamada à lide como litisconsorte passiva necessária.

Portanto, essa instituição de mais de 200 anos, Deputada Odete de Jesus, pela ação fraudulenta comprovada na matéria e na ação, está comprometida, o que compromete a imagem do Brasil, sim. E agora tentam imputar às Oposições a cobrança da propina na Escola de Bolshoi?!

Eu tenho visto coisa nesta Casa, mas hoje eu fiquei ainda mais impressionado, Deputado Celestino Secco. Eu esperava que fosse feito o mínimo esforço da base do Governo, depois daquela reunião secreta do Governador com o Prefeito de Joinville, ontem, a portas fechadas, na Casa d’Agronômica. Depois do escândalo nacional, reuniram-se a portas fechadas. Parece que ninguém conhece o conteúdo daquela reunião.

E a nota da Prefeitura de Joinville, Deputado Dionei Walter da Silva, isenta o Prefeito Marco Tebaldi. Disse ele: "Olha, no meu período, está tudo certo"! Mas tem um período que precisa ser investigado, sim, tem um período que carece de explicações, sim. E o Prefeito de Joinville, nesse período, chamava-se Luiz Henrique da Silveira. Ou querem negar a história também! Negaram o filho, Deputado Antônio Ceron! Isso é coisa de pai que não tem amor, que só tem interesse! Parece-me que esse tinha interesse na propaganda do Bolshoi, porque agora, na hora da dificuldade, lava as mãos e diz que não tem nada a ver com isso.

Que Governo irresponsável! É sempre assim, em cada escândalo é o mesmo comportamento! Não explicaram até hoje vários escândalos, escondem-se, pousam de vítimas e tentam responsabilizar as Oposições.

Desta vez não fugiu para o exterior como da outra vez. Certamente porque faltam votos nesta Casa, se não teria arranjado mais uma viagem não para Moscou desta vez! Em menos de dois anos de Governo, já foi duas vezes para Moscou propagandear o Balé Bolshoi, e agora lavou as mãos.

E a Deputada Simone Schramm veio fazer um discurso, dizendo coitadinhas das crianças. É claro que são coitadas, Deputada, pois estão sendo usadas para enriquecimento ilícito de algumas pessoas.

Está aqui na ação: " (...) para enriquecimento ilícito", numa matéria veiculada no último domingo e que envergonhou os catarinenses! E a Deputada Simone Schramm, que é professora, que é de Joinville, deveria tentar explicar, e não vir aqui pousar de vítima em nome das criancinhas. Coitadinhas das criancinhas do Bolshoi. Elas podem continuar sendo usadas para desviar dinheiro através de paraísos fiscais para não sei quem!

Nós precisamos esclarecer isso aqui. A proposta da Deputada Ana Paula Lima é boa. Seria muito bom que o Governador viesse dar explicações também, já que ele está renegando o filho predileto. O Balé Bolshoi, até sábado, era o filho predileto, e já não é mais! O Governador tem que vir aqui e também quem transferiu o dinheiro do Estado - e não é só aquela subvenção pelas vagas que o Estado compra desde o Governo passado, mas são outros recursos que, em grandes volumes, foram repassados.

São muitos recursos, Deputada Odete de Jesus. E as nossas escolas, aquelas nas quais nós dois demos aula, estão precisando até de papel higiênico. A merenda é de péssima qualidade e está sendo reclamada em muitos Municípios. Faltam papel higiênico e material de expediente nas escolas.

Essa é a leitura que faz o Cacau Menezes, hoje: "Muito para poucos". Para um pequeno grupo, para um seleto grupo, que são privilegiados. Mas a grande massa fica sem nada. E nesse pouco, por onde passa muito dinheiro, tem uma ação de 100 páginas, Deputada Odete de Jesus, fartamente documentada. E lá pelas tantas dizem os autores da ação:

(Passa a ler)

"À luz de maciça campanha publicitária, em que autoridades se acotovelam na disputa pelos holofotes e pelos flashs das câmeras fotográficas, um cenário de luxo e glamour oculta tenebrosas transações, enquanto as captações de dinheiro público fluem de forma ininterrupta. No palco morre o cisne, enquanto, na platéia, a patuléia ignara paga o pato e os proprietários e gerentes da Paramount enchem as burras."

Isso tem que ser explicado não com teatro, não com Deputados pousando como defensores das criancinhas indefesas, acobertando a fralde, a corrupção, a lavagem de dinheiro em paraísos fiscais! Contestem a matéria e não tentem imputar às Oposições a responsabilidade e as conseqüências de uma gestão fraudulenta, senão os diretores já não teriam se afastado. Temos que esclarecer!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)