Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

78ª Sessão Ordinária - 26/10/2004

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, Srs. Deputados, é com muita satisfação que retorno a esta tribuna após as eleições municipais, quando tive o privilégio, assim como muitos Colegas desta Casa, de disputar mais uma eleição. Até porque, com sete anos de vida pública, já tive a oportunidade de disputar quatro pleitos eleitorais. Em quatro anos, é a terceira eleição que eu tive a oportunidade de disputar, meu caro Deputado Joares Ponticelli.

Graças a Deus, eu que fui Prefeito do Município de Pinhalzinho e renunciei ao cargo para disputar a eleição para Deputado Estadual, tive oportunidade, pela generosidade do povo de Santa Catarina, de ter sido o terceiro Deputado mais votado neste Estado.

Participei agora de uma eleição, uma das mais difíceis do nosso Estado, e conquistei, com muita alegria, a Prefeitura do Município de Chapecó. Torno-me Prefeito pela segunda vez. Pela primeira vez no Município de Pinhalzinho e, pela segunda vez, agora como Prefeito da cidade de Chapecó.

Então, eu quero aqui fazer um agradecimento especial ao cidadão chapecoense, ao eleitor de Chapecó, que me depositou voto de confiança, tornando-me Prefeito daquela cidade. Estamos este momento nos preparando para assumirmos o Governo e tenho certeza de que faremos uma grande administração.

Aos meus adversários, que disputaram essa eleição comigo, como o ex-Deputado Milton Sander, do PMDB, e o atual Deputado Federal Cláudio Vignatti, eu desejo muitas felicidades, muita paz, muita saúde. E quero dizer que também precisarei dos dois para que me ajudem na cidade de Chapecó. São cidadãos importantes para aquele Município, juntamente com seus Partidos.

É claro que até compreendo o desabafo que o Deputado Federal Cláudio Vignatti fez um dia após a eleição, talvez por inconformismo, justificando que a partir de janeiro o Governo Lula haverá de discriminar Chapecó porque o PT não foi vitorioso nas eleições municipais.

Eu compreendo esse desabafo e entendo que não é verdadeiro, até porque o Presidente da República é Presidente de todos os brasileiros, e não apenas de um Partido Político.

Farei uma visita ao Deputado Federal nos próximos dias, em Brasília, no seu gabinete, para pedir que, como representante legítimo de Santa Catarina e da cidade de Chapecó, ele seja o nosso intermediador dos recursos do Governo Federal para a cidade de Chapecó.

Quanto ao Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira, quero dizer a Sua Excelência que tivemos uma eleição extremamente tranqüila em relação ao PMDB, sem ataques, sem agressões. Tratamo-nos de forma extremamente cordial; fui assim tratado pelo meu opositor, com quem tive e tenho um grande relacionamento.

Quero pedir ao Governo do Estado que também olhe com muita sensibilidade para a cidade de Chapecó. Olhe para o povo de Chapecó, e faça a distribuição dos recursos que aquela cidade merece. Não só a Chapecó, mas ao grande Oeste catarinense, já que ainda permaneço até o dia 31 como Deputado Estadual, representando aquela grande região.

Uma notícia que recebi, Deputado Joares Ponticelli, logo após a eleição, foi a de que a Udesc, com muita luta, com muita determinação por vários Deputados nesta Casa, inclusive com a minha participação, será levada para o Oeste catarinense, com um curso em Chapecó, outro na cidade de Palmitos e outro na cidade de Pinhalzinho.

Recebi a notícia extra-oficialmente, e haverei de visitar a Reitoria, possivelmente na tarde de hoje ou amanhã, para confirmar a informação, de que há interesse de a Udesc tirar de Chapecó o único curso que implantou naquela cidade e levar para Lages, por apelo da Reitoria ou dos professores da universidade de Lages. Retirar de Chapecó aquilo que nós conquistamos.

Então, quero fazer um apelo à Reitoria para que jamais pense nessa possibilidade. Retaliar ou tirar o direito de um povo, de uma cidade como Chapecó, seria, no mínimo, um ato um tanto impensado. O povo de Chapecó não merece perder absolutamente nada, a não ser conquistar novos espaços.

Não quero me antecipar afirmando essa informação para não cometer nenhum pecado. Mas farei uma visita à Reitoria para que não permita que isso aconteça. Ao invés de retirar, que leve mais cursos para aquela cidade, que é uma das cidades mais importantes do Estado de Santa Catarina. E hoje, sem sombra de dúvida, sem falsa modéstia, dá para afirmar que é a Capital Nacional da Agroindústria, pois é onde estão instaladas as maiores agroindústrias deste País. E evidentemente que nós merecemos e temos o direito de buscar aquilo que pertence ao nosso povo, que seria a permanência da Udesc, e mais curso para aquela cidade dentre outros tantos investimentos.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Nobre Deputado, quero, em nome da nossa Bancada, cumprimentá-lo pela brilhante vitória no último dia 3 de outubro. V.Exa. sabe que pode contar com a nossa participação, através de seu vice Hélio Cella, o nosso Partido lutará durante todo o seu período de Governo, dando todo o apoio necessário para que V.Exa. possa realizar pelo seu povo, pela sua terra, por Chapecó e sua gente uma boa administração, atender à expectativa daquela administração que foi gerada durante a campanha.

Com relação ao assunto da Udesc, V.Exa. vai ficar até o dia da diplomação, e depois disso quero que saiba que poderá continuar contando também com a nossa Bancada. Nós participamos muito diretamente desse processo, como bem lembrou, mesmo antes de V.Exa. chegar a esta Casa, e a partir de sua chegada aliamo-nos. Foi uma conquista difícil. Nós sabemos, e acompanhamos, o quanto foi difícil sensibilizar o Governo para que o Oeste do Estado ganhasse a extensão da Udesc.

Conte conosco nessa luta. Com a certeza todos os esforços faremos para que essa conquista não seja retirada de Chapecó e do grande Oeste catarinense.

O Sr. Deputado Lício da Silveira - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Lício da Silveira - Nobre Deputado, quero cumprimentá-lo pela vitória. Temos certeza de que V.Exa. fará uma bela administração.

V.Exa. colocou um assunto sério. Se isso for realidade, com relação à Udesc, a Assembléia Legislativa tem que ter uma posição em conjunto.

V.Exa. lembra, Sr. Presidente, que nós aprovamos por unanimidade o curso! Todos nós aprovamos a instalação do curso da Udesc em Chapecó, até foi feita uma negociação com os Deputados do Governo e os Deputados da Oposição. Por isso acredito que não haverá problema.

Agora, se realmente acontecer esse problema será um desrespeito a este Poder. E aí teremos condições, junto com V.Exa. e os 40 Srs. Deputados, de tomarmos as providências necessárias.

Feliz gestão a V.Exa.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Obrigado, Deputado Lício Silveira!

Quero reafirmar que a informação que chega ao conhecimento de toda a população de Chapecó é de que estaria por sair esse curso, mas não seria de ordem do Governo, para que não entendam, de minha parte, ser uma denúncia contra o Governo, mas da Reitoria ou de segmentos da própria universidade. Que fique bem clara essa posição.

O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Paulo Eccel - Nobre Deputado, quero cumprimentá-lo pelo sucesso nas urnas no Município de Chapecó. E quero fazer coro com a reclamação ou com a informação prestada por V.Exa. no que se refere ao campus da Udesc em Chapecó.

Nós temos carência da nossa universidade em qualquer parte do Estado. E por isso não podemos, de forma alguma, permitir que cursos que existem hoje sejam deslocados para qualquer outro Município ou sejam eliminados.

Então, faço coro, como instrumento de pressão, ao pleito de V.Exa.

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado João Rodrigues, quero também cumprimentá-lo pela vitória no pleito. Era o meu desejo também e, infelizmente, o povo teve uma outra opção - e respeitamos isso.

Queremos dizer que somos parceiros de V.Exa. nessa luta para que a Udesc seja cada vez mais interiorizada e regionalizada. Cremos que retroceder será um passo atrás para o desenvolvimento das regiões, e isso não vamos aceitar. Então, somos parceiros nessa defesa também.

Parabéns, Deputado!

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Muito obrigado, Deputado Dionei Walter da Silva.

O Sr. Deputado João Henrique Blasi - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado João Henrique Blasi - Deputado João Rodrigues, sendo essa a primeira oportunidade que temos de avistar V.Exa. após o resultado do pleito, queremos, em nosso nome pessoal e representando a Bancada do PMDB, trazer os nossos cumprimentos e as nossas felicitações, e colocarmo-nos aqui à disposição daquela próspera cidade pólo do nosso Oeste, que é Chapecó.

Meus parabéns!

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Muito obrigado, Deputado João Henrique Blasi.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Deputado João Rodrigues, queremos cumprimentá-lo e dizer que vamos sentir saudades de V.Exa. aqui no Parlamento Catarinense.

Desejamos, em nome de toda a Bancada do PMDB, muito sucesso nessa missão maior lá em Chapecó e que V.Exa. tenha muito êxito na sua administração. O Deputado João Henrique Blasi já fez essa referência aqui, mas queremos reforçá-la, dizendo que somos muito gratos pela contribuição que V.Exa. deu a este Parlamento.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Muito obrigado, Deputado Manoel Mota .

Sr. Presidente, já pedimos ao nosso Líder para, no horário do nosso Partido, fazermos uma manifestação em relação à questão da TVAL, que, segundo material publicitário que recebemos em nosso gabinete, diz: "O sinal da democracia".

Preocupa-me muito, Sr. Presidente, a legalidade dessa atividade patrocinada pela Assembléia Legislativa, e eu gostaria de fazer uso da palavra no espaço do Partido para trazer essa preocupação aos nossos colegas Parlamentares. Todos nós somos a favor da democracia e da divulgação dos nossos atos. Agora, temos que cuidar da legalidade de um canal de televisão.

Então, eu gostaria de usar o espaço do Partido, e esta será a minha próxima manifestação.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)