Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Henrique Blasi

6ª Sessão Ordinária - 01/03/2005

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero, inicialmente, fazer dois registros. O primeiro deles é para saudar pelo retorno ao nosso meio a Deputada Simone Schramm, que vem com a sua força de vontade, com o seu denodo, com a sua determinação emprestar novo estímulo à Bancada do PMDB e a todos os Deputados com assento nesta Casa.

Também, Sr. Presidente, neste momento, permito-me registrar a presença de três diletos companheiros, Vereadores do PMDB do Município de Canelinha: Chiquinho, Dica e Rubinho.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, no último domingo completou 15 anos de falecimento do ex-governador Pedro Ivo Campos. O Governador Pedro Ivo, homem cuja biografia é de todos conhecida, foi Prefeito da cidade de Joinville, foi Deputado Estadual, foi Deputado Federal, foi quase Senador e foi Governador do Estado de Santa Catarina.

Eu tive uma curta mas intensa convivência com Sua Excelência, no período de 1985, quando iniciou sua candidatura ao Governo do Estado, até o início do ano de 1990, quando lamentavelmente veio a falecer.

O que eu desejo nesta oportunidade é relatar alguns fragmentos dessa convivência, sobretudo nos anos de 1988 e 89, quando tive a ventura de, convidado por ele, responder pela Secretaria de Justiça do nosso Estado, para que possamos não deixar passar em branco, porque seria uma rematada injustiça, e reverenciar a memória desse grande florianopolitano, desse grande catarinense.

Eu destaco, Deputado Francisco Küster, V.Exa. que com ele também viveu intensamente, de início, a sua capacidade de avaliação. Disse-me, certa feita, o Governador Pedro Ivo, uma frase que eu guardo até hoje, muito simples, mas muito inteligente, no contexto de uma determinada conversa: João Henrique (era desta forma que a mim ele se referia), existem pessoas que ocupam cargos e existem pessoas que exercem cargos.

Essa é a mais pura expressão da verdade, que se delimita com o desempenho, com a performance de cada um à frente do cargo que exercita.

O Sr. Deputado Francisco Küster - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!

O Sr. Deputado Francisco Küster - Deputado João Henrique Blasi, eminente Líder, V.Exa. foi muito feliz em vir à tribuna nesta tarde para falar em homenagem póstuma ao ex-governador Pedro Ivo Campos.

Ele, durante um bom tempo, presidiu o velho MDB, eu também por um curto período de tempo fui secretário do Partido. Às vezes, naquela época, existia a figura dos autênticos, dos moderados. Mas em determinados momentos, eu parecia ser o moderado e ele o autêntico, porque ele era muito obstinado no que queria, homem de temperamento forte, firme, muito ético.

Eu fiz uma colocação para a imprensa e quero, aproveitando a oportunidade, explicar por que fiz. Ele era Coronel da Reserva do Exército, todo mundo sabia, e nós nos orgulhávamos muito, porque éramos perseguidos por boa parte dos militares, não por todos, e ele era a nossa blindagem. Às vezes, em função do debate entre moderados e autênticos, ficou aquela história de que o coronel queria mandar.

Um dia, o falecido Maneca Santos disse: Chega de chamar o Pedro de coronel! E o Pedro Ivo veio aos gritos: Respeitem-me, eu sou Pedro Ivo Campos, presidente do MDB.

Não quero prejudicar o seu pronunciamento, mas é porque a imprensa publicou isso, que foi um comentário que eu fiz.

Eu cumprimento V.Exa. pela justa lembrança e justa homenagem que está fazendo.

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Muito obrigado, agradeço pela intervenção de V.Exa. e incorporo-a ao meu pronunciamento.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado João Henrique Blasi, por lembrar o saudoso Pedro Ivo Campos. Eu tive a honra de participar, juntamente com V.Exa. e com ele, naquelas decisões políticas difíceis, prévias, naqueles momentos de turbulência. Inclusive, o Deputado Herneus de Nadal está rindo porque ele participava evidentemente. Nós éramos Prefeito naquela época, conduzimos um processo a ponto de fazer 61 Deputados. Nós conseguimos 60 assinaturas em apoio ao Pedro Ivo Campos.

Pedro Ivo Campos, homem duro, não era fácil de virar, quando ele tinha convicções daquilo que não era possível. Mas era um homem correto, um homem digno, um homem que construiu uma história memorável, uma história inesquecível. Então, falar em Pedro Ivo Campos é relembrar uma pessoa que fez história, que é história, que orgulhou muito o povo catarinense.

Parabenizo V.Exa. pelo belíssimo discurso e a belíssima lembrança de um memorável nome.

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Agradeço ao Deputado Manoel Mota.

O Deputado Francisco Küster lembrava há pouco da obstinação. E quero mencionar um traço da personalidade do ex-Governador: a sua obstinação e a sua preocupação com a coisa pública.

Eu era Secretário da Justiça e fui com o Governador à inauguração do Fórum de Balneário Camboriú. Fomos de avião, descemos em Navegantes. E na viagem eu contei a ele de uma experiência como Secretário, naquela época de inflação galopante, de 60% ao mês, que nós havíamos anulado uma licitação, que havíamos feito uma outra logo em seguida, um mês depois, e que os preços foram incrivelmente inferiores na segunda em relação à primeira. E falei também que nós havíamos aberto o cadastro da Secretaria para fornecedores de todo o Estado.

O Governador se virou para o ajudante de ordem e disse: olha, anote isso como assunto para a próxima reunião do Colegiado. Na seqüência eu havia dito a ele que uma outra Secretaria fez na mesma época também uma licitação para aquisição de carne, como nós, e que havia ido até o final e comprado com valor superior. E aconteceu que houve a reunião do Secretariado, ele me cedeu a palavra, e relatei o que tinha acontecido, mas parei exatamente naquele momento que eu disse que nós tínhamos refeito um mês depois e fora barato.

Ele disse: não, Secretário, mas V.Exa. não falou tudo. Tem aquela outra parte da outra Secretaria.

Isso me deixou meio desconfortável, mas tive que dizer que nesse mesmo período uma outra Secretaria fez também uma licitação e comprou a mesma carne, ou parecida, por valor superior.

Ele concluiu dizendo o seguinte: é, tudo vai da questão de administrar. E determinou naquela oportunidade uma central para aquisição de licitação de carnes, envolvendo as polícias, o setor de saúde, toda a área de segurança pública e a Secretaria da Justiça e a abertura de um cadastro de nível estadual, abrindo assim um leque de possibilidades e conseqüentemente a redução do preço na aquisição desse gênero alimentício.

O Sr. Deputado Altair Guidi - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!

O Sr. Deputado Altair Guidi - Eu gostaria de lembrar que quem faz história em política tem gratas e boas lembranças do político Pedro Ivo Campos.

Eu lamento na caminhada de quando - eu era do MDB, acompanhava a trajetória dele - tive que mudar de Partido, por circunstâncias locais. E aqui, nesta Casa, em várias oportunidades tive que votar contra a correção que ele queria fazer no Governo do Estado, com o advento daquelas administrações caóticas, anteriores ao período dele, com as agregações.

Como executivo, eu sabia que ele estava certo. E tive que votar com a minha Bancada, o famoso PDS, que naquela oportunidade assim exigia. Errei, reconheço o erro. Pedro Ivo Campos, de fato, foi um grande Governador para Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Agradeço pela intervenção ao Deputado Altair Guidi, que tem um valor ainda maior por ser um elogio que brota de alguém que circunstancialmente foi um adversário político. Não, nunca um inimigo, mas um adversário político que reconhece agora a correção da atitude da postura política do ex-Governador Pedro Ivo Campos, de quem nos dia de hoje resta apenas a saudade, que muito bem foi definida por alguém como a simples presença de uma ausência. A ausência do Governador Pedro Ivo Campos faz-se presente todo dia em Santa Catarina.

Muito obrigado, Sr. Presidente!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)