Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

73ª Sessão Ordinária - 24/09/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, colegas de profissão, imprensa falada, escrita e televisada, é com prazer que uso o horário do meu Partido. Quero destacar inicialmente a visita de uma pessoa muito honrada e que me alegra muito, que é a presença do Vereador Ismael dos Santos, de Blumenau, recentemente filiado ao Partido Liberal e candidatíssimo à Prefeitura de Blumenau.

Senhores, hoje é um marco histórico para o funcionalismo público de Santa Catarina. A platéia da Assembléia Legislativa nunca ficou tão lotada, florida, onde pela primeira vez começa um Governo a ter a ousadia de dar um pouquinho mais à classe menos remunerada.

(Manifestação das galerias)

Eu sou consciente que é pouco, mas, como disse anteriormente, é a primeira atitude de olhar as distorções salariais do nosso Estado, onde o menor salário é infinitamente inferior ao maior.

Por isso, a partir de hoje serei uma fiscalizadora. Estarei de plantão, cobrando. Este é o compromisso desta Deputada, professora, educadora, mãe e responsável por aquele voto que me foi confiado nas urnas.

Estarei atenta para que o novo Plano de Cargos e Salários e Carreira do Magistério, com previsão de conclusão para seis meses, seja concluído.

Também, eu não poderia deixar de olhar para o grande sonho do professor, porque nós em sala de aula já gememos muito.

Somos favoráveis e estarei atenta para o envio do projeto de lei a esta Casa, com relação ao aumento do percentual da gratificação do incentivo à regência de classe. Nós queremos que o professor habilitado seja honrado.

Eu não dormiria tranqüila, em paz, sabendo que as pensionistas do Ipesc recebem salários altíssimos e os demais funcionários também ganhando até mais do que o Governador. Eu não admitiria, não é justo, de maneira alguma. Eu não admito.

Por isso, a proposta do Partido Liberal é a luta pelo bem comum. Ou seja, por uma sociedade mais justa, igualitária, participativa, contra as desigualdades sociais. Somos pela inclusão social.

Por isso, uma de nossas prioridades é a Educação. E estarei depositando o meu voto favorável à proposta governamental.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)