Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

44ª Sessão Ordinária - 11/06/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, inicialmente gostaria de cumprimentar o Deputado João Paulo Kleinübing e de solidarizar-me com ele, bem como também o Deputado João Rodrigues, pela sua manifestação de solidariedade ao Deputado João Paulo Kleinübing.

Nós também somos testemunhas do que representou para a história política de Santa Catarina a figura do saudoso e valoroso político catarinense Vilson Kleinübing.

A Deputada Ana Paula Lima hoje fez um pronunciamento infeliz e mexeu em assunto do passado.

Foi muito bom o que aconteceu hoje aqui, porque a Deputada cometeu um equívoco semelhante quando o Deputado Onofre Santo Agostini fazia um questionamento em relação à atuação do PT, e ela tentava mexer até na administração do Deputado Onofre Santo Agostini, quando ele foi Prefeito naquela cidade.

Então, isso não é bom! Nós temos que discutir, como disse o Deputado João Rodrigues, no campo da democracia, no campo político. Ninguém quer ofender as pessoas. Fazemos votos que o Prefeito de Blumenau vença, de fato, essas dificuldades.

Agora, neste momento, estamos fazendo papel de Oposição! Queremos exercê-la com responsabilidade! Mas nos permitam esse direito!

Portanto, quando escutamos aqui que fizemos uma acusação com relação às pessoas cadastradas no programa Fome Zero, não fizemos essa crítica com o objetivo de acusar o Governo. Temos uma opinião pessoal e muito clara de que somos contrários a essa política de dar e dar, penalizando quem trabalha, quem produz e prejudicando o futuro da Nação.

Entendemos que o cidadão, para sentir-se valorizado e honrado, não pode ser humilhado, recebendo uma sacola de comida, como se diz popularmente. Ele precisa é ter a oportunidade de comprar a comida para alimentar sua família!

Ora, dizer: "Não sabemos o que é passar fome"?! Pensamos que seria demagogia dizer que viemos de berço humilde. Somos o filho mais velho de uma família de 11 filhos, de um trabalhador de uma pequena propriedade rural, sendo que até hoje lá vive o meu pai, com a graça de Deus, com os seus 74 anos e ainda trabalhando!

Mas aprendi ali o valor do trabalho. Foi esse o patrimônio mais importante que conquistei na vida, ou seja, aprender a trabalhar para ter o básico para a minha família. E assim fez o meu pai, passando por muitas dificuldades.

Então, hoje, se a pessoa usar uma camiseta do programa Fome Zero, parece que é um marketing! Daqui a pouco vamos ter ternos bem valorizados, para comprarmos como o terno do programa Fome Zero! O cidadão já mostra seu sapato com orgulho, dizendo que é da marca Fome Zero!

Estão fazendo isso nas oficinas do Duda Mendonça! Suas oficinas estão vendendo uma imagem para o mundo de que neste País só têm miseráveis! Que aqui a grande façanha do Governo é dar uma sacola de comida de R$50,00 para um pobre!

O que defendemos é que seja dada oportunidade de trabalho para as pessoas! Queremos poder cobrar os 10 milhões de empregos que o Governo prometeu!

Queremos aqui questionar: "E agora PT?! O que aconteceu com o seu Presidente Lula? Será que o medo venceu a esperança? O que aconteceu com o slogan ‘a esperança venceu o medo’"? Foi trocado pelo slogan ‘o medo está vencendo a esperança’; o medo de enfrentar o FMI, que eles sempre prometeram; o medo de enfrentar os banqueiros, os poderosos e as oligarquias!

Quando vi aqui o Sr. José Sarney - porque aqui era crime votar nas oligarquias... Mas penso que José Sarney, o homem engavetador do Governo Lula, não representa oligarquia para o PT. E hoje essa figura é uma realidade presente novamente na política brasileira, mandando na política e influenciando no Governo dos trabalhadores, dizendo que o Sr. vice-Presidente, quando criticava a política dos juros altos, estava criando uma instabilidade para a Nação.

Instabilidade para a Nação, Sr. José Sarney, engavetador... E o PT dizia que era um ladrão; não sei se hoje ainda é ou se o PT tem de pedir desculpas a ele! Mas quem criou instabilidade para a Nação foi o engavetamento da CPI de US$30 bilhões, que, vergonhosamente, uma Deputada, que muito estardalhaço fez nesta Casa e que agora está na mais alta corte da Nação brasileira quieta... Onde está aquela Parlamentar? Está nessa grande corte nacional quietinha, calada, intimidada, seguindo as orientações do patrão e obedecendo o Sr. José Sarney! Trocou de patrão!

E agora, lá no Congresso Nacional, o Presidente da Câmara Federal, Deputado João Paulo, do PT, aceita a abertura da CPI. E o Governo do PT está desesperado - e todos os jornais de hoje deste País estão mostrando - e movimentando-se para que não seja instalada a CPI, para não prejudicar os seus novos Companheiros.

O caso é que a CPI pode mexer com a família do Sr. José Sarney, depois que eles, do PT, devolveram o dinheiro da Roseana, muito embora antes dissessem que aquele dinheiro que estava em cima da mesa do escritório da ex-Governadora não tinha origem justificável! Mas agora devolveram!

E essa CPI, que dizem que quer mexer na questão da lavagem de US$30 bilhões, está apavorando o PT, que quer, desesperadamente, mantê-la engavetada para não prejudicar os seus novos amigos.

O medo venceu a esperança! O medo venceu os sonhos! O medo fez o PT engolir o discurso! O medo está, hoje, estarrecendo a Nação! O medo fez com que, surpreendentemente, hoje estejamos vendo um País com o maior juro do planeta, pois 27 bilhões estão sendo repassados para uns poucos banqueiros, por conta somente desses juros altíssimos.

Ficam falando na política do Fome Zero, enquanto drenam recursos altíssimos para os banqueiros!Trata-se de um contra-senso, já que o PT, através do marketing das oficinas do Sr. Duda Mendonça e da força política que permanece centralizada no homem do palanque chamado Lula, conta ainda com apoio popular!

Mas o PT e, principalmente, o Presidente Lula parecem um pastel. Eu já vi muitos desses pastéis. Você vai numa pastelaria e vê um pastel bem cheinho, bonito. Mas quando você aperta, só sai vento, não há conteúdo, é só enganação, não é real, é só fantasia!

Então, queremos pedir aos Deputados do PT desta Casa - e aqui há bons Companheiros - que nos permitam levantar desta tribuna a bandeira da Oposição, que nos dêem o direito de fazer as cobranças necessárias e, acima de tudo, o direito de cobrar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo PT ao longo de mais de 20 anos em cima dos caminhões, dos palanques e durante as campanhas eleitorais, perante os cidadãos brasileiros de boa fé!

Queremos cobrar o cumprimento das propostas, queremos defender aqueles que se sentem desprotegidos, em virtude das ações assumidas por aqueles que hoje governam este País.

Os trabalhadores hoje se movimentaram no Brasil inteiro e estão lá em Brasília, à frente do Congresso Nacional, pedindo ao Governo do PT que honre, cumpra com os seus compromissos e não penalize a classe trabalhadora, principalmente aqueles trabalhadores que já deram a vida no trabalho de construção desta Nação, ou seja, os aposentados.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)