74ª Sessão Ordinária - 25/09/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - O que temos que fazer? Temos, sim, que dar condições para que os gestores públicos municipais, os nossos educadores e os nossos médicos possam levar aos pais e às crianças a boa informação. Não queremos que existam cada vez mais crianças de tenra idade sendo mães, sem condições de criarem seus filhos. Vão apresentar, com certeza, problemas psicossociais, problemas estes que aparecem em crianças rejeitadas, em crianças que causarão transtorno social por não terem um lar. As mães, por seu turno, vão-se sentir excluídas por perderem a sua juventude e criarão mal essas crianças.
Então, a nossa indicação é no sentido de que sejam criados centros de prevenção e combate à gravidez precoce. De que maneira? Seria um centro junto aos Municípios referências, como Criciúma, Tubarão, Blumenau, Balneário Camboriú ou Itajaí, onde teríamos pediatras, psicólogos e educadores que informassem a menina e o menino como desenvolverem sua sexualidade e praticarem o ato sexual sem trazer as conseqüências de um filho, muitas vezes, naquela idade, indesejado, ou a transmissão de uma doença sexual transmissível e a mais fatal de todas, que é a Aids.
Creio que as crianças têm que ter essa informação. Se a televisão não cumpre esse papel, nós, homens público, temos que dar condições para que essas crianças possam ter uma boa formação.
Com relação também a essa matéria da Folha de S.Paulo, quero dizer o seguinte: uma criança que passa hoje quatro horas na frente a uma televisão, vendo propagandas muitas vezes nocivas à saúde, como é essa das dietas hipercalóricas, também não tem condições de ter uma boa informação.
Então, estamos propondo ao Governo do Estado para que faça um centro de prevenção à obesidade infantil, para que as crianças possam ter acompanhamento de pediatras, de nutricionistas, de psicólogos e também de professores de educação física.
Sabemos que o sedentarismo já começa na tenra idade. E queremos realmente que essas crianças possam ter, além de médicos, nutricionistas e educadores, professores de educação física com academias bancadas pelo Poder Público para que elas possam fazer seu exercício físico e não termos, então, adultos doentes.
Essa era a minha manifestação, Sr. Presidente. Esperamos contar com a sensibilidade do nosso Secretário da Saúde e do nosso Governador.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)