Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dr Vicente

75ª Sessão Ordinária - 07/10/2020

DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - A partir de um vídeo divulgado ontem pelo Deputado Ivan Naatz, faz um posicionamento sobre o processo de licitação iniciado pelo Estado, no valor de R$30 milhões, para prover as escolas estaduais de instrumentos musicais e incentivar a prática da música em ambientes escolares.

Ressalta que ele mesmo, pensando nesse tema da musicalidade, propôs e aconteceu, dias atrás, incentivado por associações de bandas musicais de Santa Catarina, um encontro virtual com o Secretário da Educação Natalino Uggioni e associações de bandas e fanfarras. Nesse encontro, foi apresentada a proposta de se criar um curso técnico de Regência Musical no 2º grau da rede pública estadual.

Menciona que, na ocasião, foi exposta uma proposta e a grade curricular com detalhes do projeto, com carga horária definida e demais particularidades, ao Secretário de Educação e também ao corpo técnico dessa secretaria. Para o próximo ano, a Secretaria da Educação elaborou uma lista de vários instrumentos musicais, que serão distribuídos a várias escolas, para que possam desempenhar atividades relacionadas à musicalidade e até profissionalizar alunos catarinenses em relação à música.

Relata que estão previstos vários módulos de ensino musical, nas escolas catarinenses estaduais, respeitando o que cada uma tiver de potencial, com os instrumentos pertinentes. Há mais de dez anos, não eram oferecidos instrumentos musicais nas escolas, e ainda mais de uma maneira generalizada, sem exceções, para que todos os pontos do Estado pudessem oferecer a musicalidade. Portanto, uma política de Estado perene, com raízes.

Destaca que há a possibilidade, também, de um curso técnico de regência e para isso foram aventadas duas possibilidades: Curso Técnico em Pós-Graduação e Formação Musical durante o próprio ensino médio. Esse será o debate, daqui para frente com músicos, regentes, maestros, os técnicos da Secretaria de Estado da Educação, colocando o nosso Estado na vanguarda desse tipo de iniciativa.

Aborda que, por enquanto, dependeriam dos ACTs das escolas, mas com a possibilidade da formação futura desses técnicos, poder-se-ia ter em vista concursos públicos para manter os regentes fixos nas escolas estaduais, fora a vantagem de abertura de um imenso mercado de trabalho para esses alunos. Espera que esse avanço do Governo e a reunião que promoveu não tenham sido em vão, pois é construindo e pensando para frente que se edifica um Estado forte.

Cita Blumenau, com a maior concentração de bandas típicas de Santa Catarina, com suas programações em fins de semana e, também, na região norte e no Vale do Itajaí. Ressalta que as igrejas precisam de muitos músicos, assim como os bares noturnos e clubes; as famílias, inclusive, precisam de mais arte, de música, para embelezar os seus dias.

Comenta que o investimento na Educação não pode ser considerado um gasto inútil, em música, a cessão de instrumentos para escolas e não para pessoas não pode ser considerada compra de votos. Afirma que, investir em arte e cultura, ao que parece, nesses tempos sombrios que se vive, há uma certa criminalização da arte. Na sua visão, não há certeza do que acontecerá no pós-pandemia, mas se ficar sentado à espera desse dia, talvez se perca boas oportunidades de dar um salto para o futuro, oferecendo oportunidades para nossos jovens.

Parabeniza o Governo do Estado, através do Secretário Natalino Uggioni, pela preocupação com a formação de regentes, e a Abafavi, que é a Associação das Bandas e Fanfarras, que mostraram uma preocupação com outros setores da vida. E, novamente, parabeniza o Governo por sua posição ímpar no controle da pandemia. Parabeniza todos que curtem a musicalidade. [Taquígrafa: Eliana]