33ª Sessão Extraordinária - 17/12/2002
O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Srs. Deputados, quero neste espaço pedir vênia para fazer a leitura de dois versos do Salmo 103 e depois de uma outra Escritura.
O salmista Davi diz: "bendizem ó minha alma ao Senhor. Tudo o que há em mim, bem diga o seu Santo Nome.
Bendizem ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios."
Estes versos, estas palavras, eu quero fazer minhas nesta hora como prova da minha gratidão a Deus pelo período que passei durante 12 anos, ou seja, nesses três mandatos. E quero deixar aos meus companheiros, aos meus colegas, o que o Salmista também deixou registrado no livro de Salmos, no livro 128.
Diz assim: "Bem-aventurado todo aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos. Tu comerás o fruto do trabalho de tuas mãos. Feliz serás e tudo te irá bem.
Tua mulher será como uma videira frutífera no interior da tua casa. Teus filhos serão como plantas de oliveira ao redor da tua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor."
O Sr. Deputado Ivan Ranzolin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Ivan Ranzolin - Nobre Deputado, quero dizer que será um prazer muito grande estar com V.Exa. na Câmara Federal. Foi uma brilhante eleição a que V.Exa. teve. E foi um prazer estar com V.Exa. nos 12 anos que V.Exa. esteve nesta Casa.
Por isso eu o cumprimento duplamente, aceite o meu abraço e um Feliz Natal.
O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Muito obrigado, Deputado Ivan Ranzolin! Certamente Deus permitiu que estivéssemos juntos no Congresso Nacional.
Aliás, Sra. Presidente, Srs. Deputados, 10% desta Casa estará desempenhando a sua função no Congresso Nacional - este Deputado, o Deputado Ivan Ranzolin, o Deputado Odacir Zonta e a nossa Deputada Ideli Salvatti, que vai ter a sua atividade como Senadora.
Mas eu gostaria de com estas palavras fazer a minha saudação e dizer que deixei um exemplar da Escritura Sagrada para cada um dos meus colegas Deputados, a exemplo do que fiz quando deixei, também, a Câmara de Vereadores em Joinville, quando me despedia daquela colenda Câmara de Leis para vir tomar assento nesta Casa Legislativa que me deu muita satisfação.
Foram 12 anos de muito trabalho, é verdade, de muita dedicação, de muita luta, mas também de muitas vitórias, e eu me lembro agora que quando eu aqui cheguei, no meu primeiro pronunciamento, Deputado Narcizo Parisotto, eu dizia que eu vinha a esta Casa para somar, diminuir, multiplicar e dividir.
Eu dizia que o meu propósito era somar esforços no sentido de atender principalmente as pessoas menos favorecidas, diminuir as desigualdades sociais, empenhar-me para multiplicar as ações em favor do desenvolvimento integrado e dividir as responsabilidades com os meus Pares e com a sociedade, para a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.
Penso que não consegui fazer tudo. Tenho quase a certeza de que deixei muito a desejar. Mas também tenho a impressão de que o meu esforço não faltou para dar o melhor de mim, para poder corresponder àquele anseio que a sociedade catarinense e, principalmente, o eleitor catarinense desejou e confiou nos três mandatos que eu pude desfrutar nas últimas eleições para este Poder Legislativo.
Durante esses 12 anos, Sr. Presidente e Srs. Deputados, aqui, e digo isto nesta última sessão ordinária desta Legislatura, voltaremos ainda, se formos convocados, mas esta certamente será a minha última oportunidade para estar aqui neste Plenário tão honroso, que tantas alegrias nos deu, para dizer a todos o meu muito obrigado.
Aos colegas Deputados, àqueles que durante esses últimos 12 anos puderam me dar o prazer da sua convivência, vocês foram especiais para mim.
Àqueles funcionários dedicados, como tivemos a oportunidade de acompanhar, aos funcionários desta Casa, diretamente ligados a esta Casa, ou aqueles que nós convidamos para estarem conosco, nos auxiliando nesta missão, o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento.
Por último, como uma bandeira que pretendemos levar lá para a Câmara Federal, tentamos hoje, Sr. Presidente, Sr. Secretário, protocolar um projeto de lei que institui a Semana Estadual do Aposentado e Pensionista no Estado de Santa Catarina. É uma solicitação desta categoria sofrida, desta categoria que deu tudo de si durante toda uma vida, trabalhou durante toda uma vida. E nós iremos, se Deus quiser, empunhar esta bandeira e trabalhar em favor de uma remuneração mais justa para o aposentado, que nos pede como uma última ação, Sra. Presidente, que apresentemos este projeto.
Sei que não há mais condição de ele tramitar agora, mas gostaria que ele pudesse ficar nesta Casa. Se posso pedir alguma coisa, que alguns dos Colegas pudessem interceder para que ele fosse tramitar na próxima Legislatura, como um preito de reconhecimento aos aposentados de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - E assim, então, me despeço, neste momento, concedendo o aparte ao eminente Deputado Reno Caramori, para que ele, se assim desejar, fazer a sua manifestação.
De sorte, Sra. Presidente e Srs. Deputados, que eu deixo ao final deste ano legislativo, nesta Legislatura, esta Casa que me acolheu, que me deu grandes ensinamentos. E tenho certeza de que com a ajude de Deus poderemos lá no Congresso Nacional, eu, os Deputados Odacir Zonta, Ivan Ranzolin e Deputada Ideli Salvatti, dar a nossa contribuição a Santa Catarina e ao Brasil.
Que Deus abençoe a todos, e conceda a cada um de nós e a todos nós, um Feliz Natal e um Ano Novo de 2003 próspero, com muita saúde, muita paz, muita alegria e muita felicidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)