Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

17ª Sessão Ordinária - 01/04/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, vou ser bem sucinto.

Saúdo o Vereador de Porto Belo, José Serpa, presente nas galerias, amigo e companheiro de longa data.

Trago a esta tribuna dois assuntos de matérias jornalísticas do último final de semana. Um, diz respeito a uma nova novela de televisão, na qual uma personagem, pelo pouco que li, vai maltratar idosos. Numa entrevista, ela diz o seguinte: "No Brasil 15 mil idosos são agredidos por ano, mas eles têm medo de denunciar a família e acabarem num asilo". Essa é a realidade, hoje, neste País.

Seria bom, já que há a campanha da CNBB e a própria rede de televisão está se propondo a fazer uma matéria sobre a situação dos idosos, criar um mecanismo de proteção aos idosos.

Fiz um pronunciamento há uns 15 dias e o Deputado Celestino Secco, na semana passada, também falou sobre esse assunto, da necessidade de fazermos, mais do que nunca, alguma coisa não apenas para proteger o idoso de maus tratos, mas do constrangimento, da ressocialização no mercado de trabalho, na vida, como um todo.

Esse é o assunto que me trouxe a esta tribuna, por uma matéria jornalística, que desconhecia, e também pelo tema da novela, que é muito importante para a conscientização da necessidade de proteção ao idoso.

Outra matéria, é a respeito do jornal A Notícia, de domingo, que estava estampado o seguinte: "Colesterol em crianças preocupa".

Chamo atenção dos Srs. Deputados para a contradição neste País. Temos um País com milhares de miseráveis, que passam fome, de milhares de crianças que não têm acesso sequer a um prato de comida por dia, e ao mesmo tempo temos crianças obesas, até já está se tornando uma epidemia, pelo mau uso da alimentação e com a conivência de instituições públicas, que ao meu modesto modo de ver não estão fazendo nada para combater essa questão, da obesidade infantil.

Vejo serem comercializados produtos muito bem embalados, que supostamente contêm o valor nutricional, quando sabemos que, maldosamente, o produtor que vende esses malditos salgadinhos, por exemplo, coloca uma informação errônea, que diz que o total do pacote de um salgadinho, de 100 miligramas, acompanha a quantidade de calorias, de colesterol e de vitaminas, que todos estão acostumados a ver, quer dizer, se conseguirem ler, pelo tamanho das letras.

E lá diz que a cada 10 miligramas há 50 de colesterol. Só que é tão pequeno que induz à propaganda enganosa porque as pessoas não conseguem fazer o cálculo, ou seja, em um pacote de 100 gramas, cada 10 miligramas tem 50 de colesterol. Então, naquele pacotinho tem 500 gramas de colesterol. E um adulto precisa em torno 2 mil a 2.500 de calorias para ter uma vida saudável. Então, vejam onde está a enganação desse pacote de salgadinho.

Vejo com alegria a lei apresentada pelo Deputado Jorginho Mello há um ano nesta Casa e da importância da fiscalização, porque temos todas as condições de fazer isso.

Uma excelente refeição, com feijão, batata, arroz e bife rolê, tem a quantidade de 475 calorias, e é uma refeição digna e decente, enquanto um mísero pacote de salgadinho, que não dá vitamina para ninguém, tem muito mais calorias.

Por isso a manifestação para que V.Exas. acordem para esse problema. Hoje, nos Estados Unidos, é uma epidemia a obesidade em jovens. E agora o nosso País está partindo para essa epidemia.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)