12ª Sessão Ordinária - 18/03/2003
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, foi o Deputado Nelson Goetten que fez com que viéssemos à tribuna nesse horário - não iríamos falar na tarde de hoje. E vamos falar um pouco também das nossas reuniões da Mesa, das deliberações, dos encaminhamentos que nós, Deputados que fazemos parte da Mesa Diretora, estamos tomando. E não é uma posição deste Deputado, mas dos sete Deputados que compõem essa nova Mesa e que estão imbuídos da melhor intenção de facilitar, de melhorar o trabalho dos Deputados.
Como o último assunto colocado pelo Deputado Antônio Carlos Vieira foi a questão do Besc, quero dizer que hoje na reunião da Mesa foi tomada uma decisão importante: que o salário dos funcionários da Assembléia e dos Deputados sejam depositados no Besc para esta Casa começar a dar um exemplo para Santa Catarina, até atendendo ao apelo do Governador, que, numa reunião da Fiesc, pediu que os empresários priorizem o Banco do Estado de Santa Catarina para ajudá-lo a sair da situação em que está.
E esta Casa, na reunião da Mesa de hoje, tomou essa decisão: de se priorizar os depósitos e os pagamentos dos funcionários e Deputados no Banco do Estado de Santa Catarina, para, quem sabe, com esse gesto, tirar o Banco da situação em que se encontra.
Mas também nos inscrevemos nesse horário para falar da discussão que estamos fazendo para melhorar o trabalho dos Srs. Deputados nas suas regiões, Deputado Onofre Santo Agostini.
Fui delegado pelo Presidente para ir, numa comissão, a Brasília verificar in loco como funciona a prestação de contas dos Deputados Federais que têm essa verba de representação nos seus Estados para constituírem os seus escritórios regionais. E é nesses moldes que estamos propondo, Deputado Nilson Gonçalves - e V.Exa. tem participado também do debate na Mesa -, uma fórmula de facilitar a vida dos Srs. Deputados.
Agora, parece-me que o Deputado Nelson Goetten não representa a Bancada do PPB, porque esse Partido tem representante na Mesa, vem discutindo conosco, sabe da seriedade como o Presidente está conduzindo essa questão, da responsabilidade que está passando para cada um, e que tudo está sendo feito com a maior franqueza e clareza, buscando tirar todas as dúvidas, consultando o Tribunal de Contas, indo a Brasília e pegando as informações.
E, estranhamente, o Deputado Nelson Goetten vem à tribuna deitando o sarrafo nos Deputados, principalmente a este Deputado, que foi numa tarefa delegada pela Presidência desta Casa e pela Mesa Diretora, com o único objetivo de esclarecer todas as dúvidas que os Deputados tinham.
Então, estranhei só porque saiu no jornal um texto escrito por um colunista que coloca ali o seu ponto de vista.
É lamentável que um Deputado despreparado, que não tem o conhecimento do que está sendo discutido, venha a esta tribuna falar de coisas que não conhece.
Quero sugerir ao Deputado Nelson Goetten que se informe dentro da sua Bancada, que fale com o Deputado de sua Bancada que representa o PPB na Mesa, para saber o que estamos discutindo. E daí, sim, com os argumentos, com conhecimento, venha à tribuna fazer o seu pronunciamento.
É inadmissível que um Deputado despreparado, do jeito que é o Sr. Deputado Nelson Goetten, venha para cá tentar colocar na boca dos Srs. Deputados coisas que eles não falaram. É lamentável que esta Casa ainda tenha Deputado desse tipo, que não se prepara para o trabalho do Parlamento, infelizmente!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)