Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Nelson Machado

15ª Sessão Extraordinária - 04/10/2003

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente, não sei se posso usar a expressão "Srs. Deputados", mas pelo menos para Jesus eu vou falar.

A Deputada Simone Schramm está conosco, assim como os Deputados Rogério Mendonça e Joares Ponticelli, eu agradeço a presença que será retribuída numa próxima oportunidade.

Como dizia o saudoso jornalista Manoel de Menezes, cobra que não anda, não engole sapo. E o nosso Governador Luiz Henrique voa, não é?

Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que têm telefonado a este Deputado. Recebi mais de 50 ligações desde que ocupei esta tribuna para falar da falta de respeito e de consideração que estão tendo com a raça negra, com os motoristas negros aqui em Florianópolis, porque estão sendo tratados de forma humilhante nas abordagens policiais.

Quero dizer que após os dois dias de apagão em Florianópolis não ouvi falar de nenhum incidente grave. A população de Florianópolis, inclusive, foi cumprimentada por ter tido um comportamento brilhante nesses dias de apagão. No entanto, ontem mesmo já começaram novamente as blitze. Às 2h, na Avenida Mauro Ramos, já havia uma blitz, claro, para arrecadar tributos, porque pela forma como é feita (pedem para mostrar a carteira de motorista e os documentos do carro), se tiver alguma coisa errada é multado! Essa é a abordagem perfeita para arrecadação de tributos. Não há nenhuma preocupação com a violência na Capital!

Então, gostaria de pedir, mais uma vez, ao Coronel Caminha, por quem tenho o maior respeito, e ao Secretário João Henrique Blasi, que disse que eu falei que a polícia dele é violenta e racista, e eu não disse isso, mesmo porque dentro do Batalhão da Polícia tem um número expressivo de negros...

Quero dizer também que a polícia militar faz um brilhante trabalho aqui em Santa Catarina. Ela tem mais de cinco mil soldados, mas tem umas duas dúzias que estão deixando a desejar e estão manchando a farda da polícia militar! Assim como temos maus políticos, péssimas empregadas domésticas, maus médicos, também não temos bons policiais!

Reconheço que há um número expressivo de policiais e que não é fácil cuidar, porém acho que há que se ter cuidado, porque eu considero um trabalho muito simples a abordagem de carros numa blitz. Acho que falta orientação a esses soldados, e não custa o comando da polícia oferecer um curso. Que se faça um curso dentro da polícia militar para que esses soldados, que são levados às ruas para fazerem abordagem em blitz, estejam preparados.

Por isso fiz minha crítica em cima desses policiais que não estavam preparados. Infelizmente, o nosso Secretário João Henrique Blasi veio fazer uma defesa, mas foi irônico e demagógico, a partir do momento que disse que não é racista porque é torcedor do Figueirense e da Copa Lorde. Quer dizer, os torcedores da Copa Lorde e do Figueirense são só negros, provavelmente. As outras escolas de samba, não. Coitado do Avaí!

Então, fico aqui a me perguntar, porque houve uma resposta até abusiva, uma resposta com falta de respeito à raça negra! Essa não é resposta de um Secretário! Está na coluna do Miltinho Cunha, no dia 30 de outubro: "O Secretário diz que é Figueirense e Copa Lorde e recebeu um troféu do Clube 25 de Novembro".

O Clube 25, Deputado, fica na Agronômica, na Rua Padre Schroeder, no Morro do Chapecó, ali na bacia, onde eu nasci. Provavelmente o troféu que o Deputado recebeu do Clube 25 esteja aqui na sua frente, o Deputado Nilson Machado, para corrigi-lo de sua falha. O senhor poderia, humildemente, telefonar a este Deputado para dar explicações, para dizer que estava tomando providências.

Mas, realmente a humildade faz parte da grandeza e grandeza não é qualquer pessoa que tem.

Vou insistir, aqui nesta Casa, em bater nessa tecla; vou continuar fazendo as minhas colocações, a minha defesa em favor da raça negra, que vem sendo humilhada. A raça negra contribui, e muito, com Santa Catarina. A raça negra, há muito tempo, é merecedora de um Secretário de Estado negro! Houve falha inclusive no Governo do Partido a que eu pertencia, assim como houve falhas de outros Governo e há neste também. Há falta de políticas públicas em favor dos menos favorecidos e dos excluídos, que é o caso da raça negra.

Por isso, estamos tentando agendar uma sessão solene para o dia 13 de novembro, quando vamos falar sobre o Dia da Consciência Negra, que é dia 20.

Penso que o Secretário João Henrique Blasi não devia citar o Figueirense e a Copa Lorde como exemplo de não racismo, como exemplo de duas entidades de grandeza que exaltam a raça negra!

Não é pelo Figueirense e nem pela Copa Lorde, mas aí mesmo mostrou ser um discurso racista! Por que não falar de grandes nomes da raça negra? De Solange Adão, de Márcio de Souza, de Antonieta de Barros, de Cruz e Souza? Aí, sim, seria um discurso de alguém que tem afinidade muito grande com a raça negra, com conhecimento da cultura da raça negra; seria discurso de alguém que está preocupado com a raça negra!

Agora, basear-se no Figueirense e na Copa Lorde?! A sede da Copa Lorde, volto a dizer, que fica no Morro da Caixa, está toda quebrada por causa da violência! A escola de samba do Deputado João Henrique Blasi está abandonada! O trabalho que a direção da Escola tem feito em favor é muito grande. O presidente da escola e toda a diretoria tem trabalhado muito para reverter o quadro, mas infelizmente a violência tem sido maior.

No Morro do 25 é a mesma coisa! O Clube 25, de quem o Secretário recebeu o troféu, passa por uma situação crítica! Gostaria de fazer um trabalho bom lá, mas infelizmente as oportunidades dadas são muito poucas. Se fosse hoje o Secretário não receberia o troféu porque o Clube está fechado.

Então, gostaria de pedir ao Secretário João Henrique Blasi e ao Coronel Caminha uma resposta à comunidade negra. Os negros de Santa Catarina têm me ligado constantemente, como as de Criciúma e Tubarão, porque várias pessoas acompanharam, através da imprensa, a denúncia.

A comunidade negra de Florianópolis, dos morros onde tenho subido para o meu dia-a-dia, onde eu moro, tem me cobrado - Morro do Mocotó, Morro da Caixa, Morro do Horácio, Morro da Coloninha. Como vai ficar a situação dos três cidadãos negros, funcionários da Assembléia Legislativa, que foram humilhados? Quatro, com o motorista da Sra. Deputada Odete de Jesus. Aliás, cinco, com o cidadão que me telefonou hoje do continente dizendo que passou pelo mesmo processo no Estreito. Digo, seis, com outro cidadão que passou ali na Avenida Mauro Ramos. Não! Sete, com outro que passou... e assim vai indo. Todos cidadãos negros.

Nós temos que ter uma resposta para a comunidade negra. Tem que haver um pedido de desculpas à comunidade negra. Tem que haver, sim! O Governador que aí está instalado recebeu uma expressiva votação da raça negra! E o negro não está sendo respeitado. Já não teve direito ao primeiro nem ao segundo escalão do Governo, e aí, no seu dia-a-dia, na sua luta nas ruas de Florianópolis, o negro é humilhado, e levado ao ridículo, ao vexame, como foi o caso dos nossos funcionários ao serem indagados porque dirigiam um carro do ano. Chegou ao ponto de um policial dizer que confundiu o motorista preto (o termo usado) com Santana preto.

Isso, ninguém fala! Mas mandam nota para um outro colunista dizendo que funcionárias da creche estavam no carro. Uma informação mentirosa! Os dois funcionários ainda procuraram o jornalista, mas não obtiveram sucesso, e eu não o procurei, o que talvez tenha sido a minha falha. Mas quando eu pensei em procurá-lo, eles já o havia procurado e apenas fui informado.

O jornalista disse que iria se retratar e que recebeu a notícia da assessoria de imprensa do Secretário João Henrique Blasi, só que até agora não se retratou. Não tem problema. O importante é que a notícia veio da assessoria de imprensa do Secretário João Henrique Blasi.

Amanhã, na Comissão de Segurança Pública, nós vamos debater este assunto e, se possível, vamos convocar o assessor e enviar uma nota de repúdio por esse tipo de atitude.

Agora, não vamos deixar passar essa situação assim. Não vamos desvincular o assunto. Não vamos tentar mudar os fatos. O fato é este, o racismo, o preconceito que a raça negra tem sofrido com alguns policiais.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)