45ª Sessão Ordinária - 12/06/2003
O SR. DEPUTADO NILSON NELSON MACHADO - Sr. Presidente, antes de iniciar a minha fala, gostaria de pedir para que os nobres Deputados, que são apenas em sete, permaneçam aqui, por favor, porque o político sem quórum é tão doído como o artista sem platéia.
Gostaria de dizer que durante esta semana que passou alguns colunistas políticos fizeram uso da sua coluna para atingir, de uma forma ou de outra, este Deputado. Em nome de Santo Antônio, pois hoje é seu dia, um Santo que tanto lutou pelos pobres, pelas suas andanças no período em que esteve nesta terra - e eu faço apenas uma pequena partícula daquilo que ele fez -, gostaria de pedir aos colunistas que me olhassem de outra forma, percebessem o meu trabalho social, não fizessem tantas críticas destrutivas a mim, ao Deputado "Duduco".
No momento em que eles usam as colunas para escrever notas deturpadas sobre a minha pessoa e sobre o meu trabalho social que pratico há mais de 25 anos, com crianças e idosos, a maioria esquecida inclusive pelos nossos governantes, aproveito até para dar algumas considerações. Para quem não sabe, temos uma creche no Morro da Caixa, uma outra no Morro do Mocotó, onde na primeira atendemos 150 crianças e na segunda 160 crianças. Para o idoso, nesses meus 25 anos, tenho proporcionado momentos de laser, de saúde, além de muitos medicamentos que quase sempre tiro do meu próprio salário para pagar.
Porém, muitos desses jornalistas acham que foi privilégio a nossa instituição receber um convênio de R$30 mil por mês. Digo isso porque na coluna do meu amigo Paulo Alceu, do Diário Catarinense, ele colocou que a nossa instituição estava tendo um privilégio de receber R$360 mil. Na verdade, a nossa instituição vai receber R$360 mil anuais, parcelados. Quem lê a coluna do nobre amigo dá a impressão de que ela vai receber esse valor mensalmente. Na verdade, esse convênio está atrasado desde o mês fevereiro, e acabou sendo parcelado em notas de R$40 mil.
Se tivesse sido cumprido desde o mês de fevereiro, não daria R$10 mil por mês, e não acho que seja muito para sustentar duas creches com mais de 300 crianças.
Gostaria de dizer ao meu amigo Paulo Alceu que privilégio não houve, aliás, a nossa instituição era desprivilegiada porque nunca teve convênio com aquela Secretaria, mesmo sendo localizada perto, há dois minutos da Secretaria do Bem Estar Social.
A creche do Duduco nunca teve convênio com essa Secretaria, por incrível que pareça. Por várias vezes foi solicitado o convênio e todas as vezes foi negado pela antiga Secretária da Família, Sra. Marli Nacif, que muito mal administrou aquela Secretaria, diga-se de passagem.
Não é porque sou do PP e ela também que vou lhe fazer elogios ou ao meu Partido. Jamais darei elogios, nem ao ex-Governador, que é meu amigo, e acho que administrou bem o Estado. Se tiver pecado, assomarei à tribuna e falarei onde pecou. Muito menos elogiarei a ex-Secretária Marli Nacif, que acho que para o desenvolvimento social, para as crianças carentes e as instituições de Santa Catarina foi um fracasso.
Agora, somente no Governo de Luiz Henrique da Silveira, através do atual Secretário, mas muito mais através da própria pessoa do Luiz Henrique da Silveira e da Dona Ivete, é que conseguimos esses convênios. Agora, realmente, foi feita justiça com a creche do Duduco. Não tem privilégio nenhum, mas houve privilégio em outras épocas, não só no Governo anterior, como em vários outros Governos, a diversas instituições do Estado. Aquela Secretaria chegou a fazer repasses de mais de R$500 mil a uma única instituição, e não era a creche do Duduco. Agora estamos recebendo, sim, mas merecidamente.
Mas o jornalista Paulo Alceu outro dia, inclusive, veio se retratar dizendo que havia pecado na informação que passaram a ele e que achava justo o convênio. Até nos parabenizou pelo nosso trabalho nas creches em Florianópolis.
Por outro lado, não aconteceu o mesmo com o jornalista Prisco Paraíso, dizendo que fiz uso da sua coluna para que o convênio saísse, já que estava atrasado. Na verdade, gostaria de lhe dizer que não fiz nenhuma ligação à sua coluna, inclusive nem tenho o seu telefone. Se ele se achou lesado, gostaria que levasse para o lado de que foi prejudicado, que entenda como uma doação, um favor. Já que nunca passou por lá para fazer nenhuma doação, quem sabe agora, então, através de sua coluna, fez uma caridade. Já que acha que foi parte do convênio, que bom que através de sua coluna o Governador se sentiu pressionado e aí efetuou o pagamento da creche. Que bom, Prisco Paraíso.
Com certeza não vou fazer uso da sua coluna como trampolim, como dissestes, mas gostaria que continuasses dando apoio como uma coluna que tem realmente consistência e faz com que tenhamos acesso ao Governo, fazendo com que cumpra com as suas obrigações.
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet- V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Pois não!
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Deputado, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho que realiza.
O seu trabalho é invejável. E não interessa a cor partidária, os meios que acabam sendo utilizados para que a causa que V.Exa. defende acabe recebendo os recursos, porque realmente para manter uma creche com crianças é preciso de recursos.
Na sociedade em que vivemos, ou se consegue os recursos através de convênios ou tem que se conseguir de outras formas a alimentação, enfim, o que precisa uma creche para funcionar.
Quero dizer que não conhecia o trabalho de V.Exa. e só passei a conhecê-lo quando veio para esta Casa. Desejo dar-lhe os parabéns e dizer que este Deputado vai estar sempre solidário com o seu trabalho.
É um trabalho invejável, sublime e bonito, e se todo mundo fizesse um trabalho desse, o nosso mundo seria melhor e com certeza não teríamos um mundo de criminalidade, de incertezas e de insegurança que estamos vivendo hoje, porque estaríamos dando um caminho e uma esperança para crianças como V.Exa. cuida.
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Gostaria de dizer que o colunista fala em chantagem e que este Deputado iria romper com o Governador Luiz Henrique da Silveira, assumindo uma postura de dependência na Assembléia, para que o Governo liberasse o tal dinheiro destinado à creche do Parlamentar.
Tem político mal acostumado, achando que usa a mídia para arrancar as suas pendências. Então, quer dizer que este Deputado não foi o primeiro, outros já passaram por lá. Por que ele deixou este Deputado fazer uso se ele já tinha uma experiência?
Quero dizer que nenhuma chantagem foi feita, simplesmente faz-se uso das colunas também para se divulgar aquilo que eles querem e aquilo que também gostaríamos que fosse divulgado. Mas em nenhum momento liguei para ele e nem para a sua assessoria. Se alguém do meu gabinete ligou, até gostaria de dizer para ele que o nosso gabinete tem consideração e respeito pela sua coluna, além disso poderemos dar-lhe notícias todos os dias.
Gostaria de afirmar que ele foi um colaborador da nossa instituição e dizer que este Deputado não é da base de sustentação do Governador Luiz Henrique da Silveira, não tenho nenhum compromisso com o Governador e ele nunca me chamou para que assumisse algum compromisso, no sentido de dar sustentação ao seu Governo.
O Governador, com a sua esposa, é que se prontificou a fazer um convênio e fazer justiça por uma injustiça que vinha se cometendo, que era não ter convênio com aquela Secretaria. Eles foram lá ver as nossas obras e viram da necessidade, mas naquele momento não houve nenhuma conversa de que se esse convênio fosse dado este Deputado daria sustentação aqui.
Desejo dizer que apenas tenho votado com o Governador aquilo que tem sido bom para os catarinenses, e como até agora tem vindo para esta Casa assuntos de interesse dos catarinenses, tenho votado com o Governo. E se isso é votar com o Governo, então, estou votando com o Governo e automaticamente com os catarinenses.
Gostaria de pedir ainda, Sr. Presidente, ao Presidente da Casan, Sr. Walmor de Luca, que desse uma olhada nas contas de água da Grande Florianópolis, onde a nossa creche também está sendo lesada, pois num mês ela pagou R$17,00 e num outro mês pagou R$2.556,00. É uma coisa de louco! Não entendo de que forma eles vão lá fazer a medição da água.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)