3ª Sessão Solene - 28/03/2005
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Sr. Presidente, Deputado Julio Garcia; Srs. Deputados Altair Guidi e José Serafim; Srs. Prefeitos; Srs. ex-Prefeitos; Srs. Vereadores; Srs. integrantes da mesa; imprensa aqui presente; e, de uma maneira muito especial, a minha saudação aos familiares do homenageado.
Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por esta singular oportunidade de poder compartilhar com vocês este momento para mim tão especial para homenagear essa ilustre pessoa, esse ilustre radialista, o saudoso amigo de saudosa memória.
(Passa a ler)
"Em um momento tão singular como este, alguns pensamentos tomam conta da nossa mente, acompanhando a emoção pela perda de uma grande figura. O primeiro pensamento nos lembra um filósofo chinês, que recomendava o seguinte, quando se trata desta coisa inevitável, que é a morte: ‘Que a gente viva de tal forma que, quando nascemos, todos sorriam e só nós chorávamos; que quando morrermos, só nós possamos sorrir, enquanto os outros choram’. E este pensamento nos acorre neste momento em que homenageamos a memória do nosso sempre amigo João Sônego, um dos mais competentes profissionais da comunicação.
De fato, todos nós, aqui neste momento, estamos com nossos corações entristecidos voltados para a lembrança daquela extraordinária figura humana e excelente profissional, que foi João Sônego, que nos deixou, no último dia 19, legando-nos uma extraordinária história de trabalho, talento, competência, seriedade e muito amor a nossa gente.
O segundo pensamento nos lembra a enorme importância dos meios de comunicação na nossa vida, especialmente do rádio. E ao falar em comunicação e no rádio, novamente lembra-nos o papel extraordinário de João Sônego. O seu exemplo de vida e de trabalho está intimamente ligado à história da região Sul de Santa Catarina; sua voz, sua garra e sua coragem estão registrados de forma indelével em nossas mentes e corações, identificados com a nossa realidade e como fator de estímulo ao nosso desenvolvimento.
Lembro aqui alguns aspectos da trajetória desta grande figura e deste grande amigo que aprendemos a admirar e a respeitar. A própria história familiar de João confunde-se com a história de milhares de outros filhos do Sul. Descendente de italianos - seu bisavô, Giácomo Sônego, foi o responsável pela descoberta do carvão mineral em solo criciumense -, João descobriu muito cedo a sua vocação para o rádio, tendo estreado aos 19 anos de idade como locutor esportivo na Rádio Eldorado. Depois comandaria os programas que marcaram época, como o ‘Difusora 20 anos’, o ‘Linha Direta’, o ‘Bom-dia, João’ e o ‘Eldorado Debates’, sempre líderes de audiência.
Mesmo a época do movimento militar não calou ou intimidou o guerreiro João. Foi preso, interrogado, perseguido, mas nunca baixou a guarda, absolutamente consciente do seu papel naquele momento histórico e de que a voz do rádio não poderia calar.
Exemplo em tudo o que fez e como forte liderança saída dos meios de comunicação, era inevitável que ingressasse na vida política: de 1970 a 1973 foi vice-Prefeito de Criciúma, em 1976 foi o Vereador mais votado da cidade, e, no Governo de Décio Góes, João foi ouvidor do Governo Popular.
Foi um exemplo também na vida particular. Aos 24 anos casou com a Dona Ortenila e com ela teve cinco filhos e dez netos. Não cansava de dizer que sua família era o seu grande tesouro, seu grande estímulo para que continuasse lutando.
Sua voz calou, vencida apenas pelo inevitável, e deixou não apenas uma família, mas milhares de famílias sulinas profundamente entristecidas. Afinal, João era o nosso porta-voz. O João dizia e brigava por tudo aquilo que todos nós, muitas vezes, por não saber como falar ou como brigar, silenciamos ou acomodamo-nos. Sua voz calou, mas ainda ressoa em nossos ouvidos e em nossos corações, como a lembrar, todos os dias, que a luta prossegue, que a vida vale a pena.
Em nome da Bancada do Partido Progressista na Assembléia Legislativa, rendo esta simples homenagem a esse grande profissional e figura humana, exortando que seu exemplo de vida, de trabalho e de amor possa servir de estímulo para a busca de uma vida ainda melhor."
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)