90ª Sessão Ordinária - 24/11/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, amigos que nos assistem, funcionários desta Casa, imprensa falada, escrita, televisada, mais uma vez venho a esta tribuna para repetir, novamente, o que já foi falado. Já que o tema é a saúde, e saúde nós sabemos que é algo muito importante para a vida de um ser humano, não é a primeira vez que me manifesto desta tribuna para falar de um tema que não é segredo para ninguém, para cada um de nós: a pouca vergonha e o caos estabelecido na Saúde em nível de Brasil.
O desrespeito com o ser humano, a falta de dignidade com o cidadão é uma vergonha nacional.
Nobres Pares, não é segredo para ninguém que é descontado de todo o assalariado brasileiro de qualquer categoria uma boa quantia para o INSS. Mas na hora de ver esses recursos aplicados na maioria da população, esses benefícios aos contribuintes não satisfazem, pois eles chegam a mendigar pedindo o atendimento médico.
O que é descontado é para servir o cidadão em vida, quando ele precisa de um medicamento ou de um exame. Mas as pessoas estão morrendo nas filas, sem atendimento nos hospitais e postos de saúde. Até quando a população será tratada com tamanho desrespeito? Se nós amamos uma pessoa, se nós consideramos uma pessoa, nós temos que fazer o bem em vida. Não adianta depois fazer homenagem, não adianta dizer que aquela pessoa que amava tanto se foi. Ela morreu.
Então, o que temos que fazer tem que ser em vida, para essa pessoa. Temos que acudir a população enquanto é tempo, porque depois que morre não adianta nada. Não adianta chorar, reclamar. Temos que fazer agora, em vida. E nós somos os responsáveis.
Sr. Presidente, estarei enviando um expediente através da Comissão que presido, a Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher, e como vice-Presidente da Comissão de Saúde, instalada nesta Casa, estarei colhendo assinatura de todos os Líderes de Bancada deste Parlamento, estarei enviando ao Presidência da República, cobrando posicionamento do Governo Federal.
Alguém vai dizer: mas, Deputada, V.Exa. o apoiou? Apoiei. Portanto, tenho todo o direito de cobrar, porque faço parte dessa base. E quando fazemos parte da base, temos todo o direito de cobrar.
Quero saber do Ministério da Saúde quanto é repassado dos recursos do Governo Federal, o que é destinado ao custeio de exames de alta complexidade, por que a demora na marcação dos exames.
Uma pessoa me procurou e falou o seguinte: estive com meu pai internado numa unidade hospitalar durante 30 dias, sem tomar uma única dose de medicamento, apenas esperando a marcação de um exame que o SUS tinha que custear. E como o exame era considerado de alto custo, ficou ali dias e dias internado, causando transtorno e ansiedade à família, ocupando leito desnecessariamente, enquanto outros eram mandados para casa por falta de vagas ou aguardando nas emergências.
Essa falta de definição, a demora para o agendamento de uma ultra-sonografia, de uma tomografia, de uma ressonância magnética, só tem trazido prejuízos às pessoas que dependem da saúde pública.
O caos é tamanho que os exames, Deputada Simone Schramm, professora, dona-de-casa e mãe, estão sendo marcados para serem atendidos somente em 2008.
Deputados, eu recebi uma pessoa agora há pouco, no gabinete, e vou dar um exemplo: a população de Fraiburgo tem 35.000 pessoas. Sabe quantos exames pode se fazer naquele Município? Somente duas ressonâncias magnéticas. Com essa população de 35.000, Deputados, isso é um absurdo!
Imaginem V.Exas. se a pessoa está com problema grave, o que vai acontecer com ela? É claro que a sua saúde vai agravar cada vez mais e ela vai acabar morrendo.
Onde estão sendo aplicados os recursos que se destinam à Saúde? Alguém tem que dar uma resposta à população!
Eu vou começar a cobrar, Deputados! Eu vou cobrar de cima para baixo, vou começar da Presidência.
Alguém poderá observar que o vice-Presidente é do nosso Partido, é do PL, e aí é que eu vou cobrar! Aí eu terei moral para cobrar! Vou pedir informações detalhadas sobre a aplicação dos recursos na Saúde.
Se as tomografias não são agendadas, por que os tomógrafos ainda estão danificados? Que sejam investigados os equipamentos, que seja consertado o tomógrafo e que o ser humano seja atendido com mais atenção!
Algo tem que ser feito, para que não continue esse caos na Saúde, porque não podemos mais deixar que ocorram vítimas nas filas, em postos de saúde, em emergências de hospitais, nesse vaivém dos doentes que estão fragilizados, fraquinhos, com dor e até mesmo saindo das suas casas, indo em busca de solução e não a encontrando. Eles querem ter o alívio da sua dor!
Esta situação, Deputados, está caótica e isto já se está tornando uma vergonha.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)