Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dionei Walter da Silva

32ª Sessão Ordinária - 13/05/2004

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, acompanhamos estarrecidos, na imprensa nacional nos últimos dias, a situação imposta pelos americanos aos prisioneiros de guerra no Iraque, Deputado Reno Caramori, todas as manobras feitas pelo Governo americano com alguns aliados, como a Inglaterra, como a Espanha, como tantos outros países, na manipulação das informações, na mentira descarada para justificar uma vingança que o Busch filho queria e o que o Busch pai não conseguiu fazer.

Acompanhamos também o que os americanos fizeram historicamente com a América Latina e o que continuam tentando impor: a política de goela abaixo, a conversa no boicote econômico, como também o vai na bala, para fazer a subserviência dos países que ousam desafiar a autoridade americana.

Nós últimos dias do ano passado para cá acompanhamos também, Deputado Genésio Goulart, as ações desenvolvidas pelo Governo Lula no enfrentamento às políticas de subsídio dos Estados Unidos à implantação da Alça, de forma unilateral, de forma com que toda a América Latina servisse apenas de um grande mercado para os produtos americanos.

Foi assim com a reunião de Cancun, onde o Brasil liderou um grupo de 21 países incluindo China, Índia, África do Sul, que inviabilizou a tentativa americana. Foi assim nos últimos dias com a vitória do Brasil na ONC, na política de subsídio americano ao algodão, favorecendo em muito os produtores de algodão do nosso País.

É lógico que essa política de mercado, de enfrentamento ao poderio americano, de abertura de novos mercados, como a União Européia, que agora acerta uma parceria com o Mercosul, com a Índia e com a China, importando como nunca e esperando apenas a aprovação do PPP no Congresso Nacional para vir construir rodovias e portos aqui no Brasil, contraria os interesses dos ianques armamentistas, colonialistas e chupins do mundo. É lógico que a reação a esse enfrentamento viria, Deputado, e vem da forma mais covarde e mais rasteira que sempre fizeram.

Esse jornalista deve ser no mínimo um serviçal desse poder hegemônico mundial, e é reincidente, porque esse mesmo cidadão já fez uma reportagem com o carnaval brasileiro, uma das grandes festas culturais do nosso País, descrevendo-o como se fosse um desfile de putaria, de mulheres nuas e de sacanagem. E saiu também nos jornais, como se isso fosse o carnaval brasileiro.

Esse mesmo cidadão maculou a imagem de Gal Costa, uma grande artista brasileira, Caetano Veloso e Gilberto Gil, ícones da nossa música popular brasileira, que também sofreram com essa caneta leviana utilizada por esse jornalista.

Os americanos que se arvoram no direito agora de entender que o Governo brasileiro errou expulsando esse cidadão são os mesmos que expulsaram o único jornalista iraquiano que era correspondente nos Estados Unidos, por uma matéria que o Bush não gostou, que nem era uma matéria mexendo com a honra, como foram essas matérias que esse cidadão colocou no New York Times.

Esses mesmos Estados Unidos são aqueles que mandam para a cadeia pessoas que tentam ir trabalhar nos Estados Unidos. É o mesmo País que defende os direitos humanos e que tem uma base em Guantanamo, onde já foram confirmadas torturas. E agora, fotos de soldados fazendo cenas indescritíveis circulam por esse mundo afora.

Quando os seus interesses são contrariados, os métodos já conhecemos. Eles chegam às últimas conseqüências, invadindo, pilhando, assassinando, torturando, como estamos presenciando no Iraque. Esta reação está começando. Os americanos não vão deixar barato esse enfrentamento, essa liderança que o Brasil está se tornando em nível mundial.

Então, nós queremos lamentar que aqueles que criticam a atitude do Governo de expulsar esse cidadão não fazem uma análise do mal que ele já causou e que o sistema americano já causou a nossa América Latina e ao nosso País.

É muito fácil pegar uma frase ou uma ação num contexto e utilizá-la politiqueiramente, utilizá-la para macular ou para criticar, mas é difícil fazer uma análise de uma conjuntura e de uma situação, pegando todos os elementos para entender que o Governo brasileiro - e não o Lula - defendeu a honra, a moral de um País soberano e não um País como os americanos querem que seja.

Deputado Manoel Mota, V.Exa. está querendo falar também sobre a matéria que saiu no jornal, hoje, distorcendo a reunião que tivemos ontem em Brasília, da qual V.Exa. também participou.

Tivemos uma conversa com o Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores; com o Presidente Estadual do PMDB, Sr. Pinho Moreira; com as Bancadas Federais do dois Partidos; com o Governador e com demais Parlamentares - eu estava presente, assim como os Deputados Manoel Mota, Wilson Vieira e Volnei Morastoni. E essa reunião, na verdade, foi para termos um entendimento visando as próximas eleições municipais.

Em vários Municípios nós estamos disputando, em alguns vamos disputar e em outros precisamos conversar e coligar. Não vai ter intervenção, não vai ter imposição, cada diretório vai decidir e não vai existir enquadramento, como, infelizmente, está no jornal.

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero colocar duas posições. A primeira é sobre a exploração dessa questão da bebida. Entendo que toda pessoa que ocupa um espaço muito forte em nível internacional evidentemente chama a atenção. E muitas pessoas não estão gostando desse espaço que avança para outros países do mundo.

Então, creio que isso é uma articulação para tentar denegrir não só a administração, mas também o País, porque aqui é a galinha dos ovos de ouro e quem não quer ter dinheiro para investir no Brasil?! Eles sabem que as contas aqui vão ser pagas. Portanto, estão se utilizando disso e levando para um patamar não muito ideal.

Gostaria de dizer que os Presidentes do PT e do PMDB em nenhum momento colocaram que a Bancada estaria insatisfeita.

Para finalizar, gostaria de dizer que a nota que saiu não retrata a realidade porque em nenhum momento foi discutida essa questão de dizer: "Não apóio por isso ou não gostei daquilo". Foi apenas um tratamento de alto nível e aí não confere com a realidade que a nota diz.

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Independente das retaliações, o Governo continua firme nesse enfrentamento para que toda a América Latina consiga também ser...

(Discurso interrompido por término do horário regimental)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)