44ª Sessão Ordinária - 22/06/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, colegas Deputados, funcionários desta Casa, demais pessoas que acompanham esta sessão, também gostaria hoje, e inscrevi-me por isso, de fazer uma homenagem ao Leonel Brizola. Mas o Deputado Afrânio Boppré, em nome de todos nós, utilizando o horário do Partido, creio eu que de forma muito eficiente, representou o pensamento de toda Bancada do Partido dos Trabalhadores.
Quero aproveitar este momento para falar de um assunto também muito importante. Na última sexta-feira fui convidado a participar da inauguração de um ginásio de esportes no Município de Três Barras, construído pela empresa Rigesa. Inclusive, surpreendeu-me pelo tempo que foi feita essa obra majestosa e a capacidade que tem aquela empresa de pensar o futuro e, mais que isso, pensar na comunidade, no Município de Três Barras, na região do Planalto Norte e em toda sua comunidade.
São vários os projetos que aquela empresa desenvolve. E o ginásio construído representará para aquela região de Santa Catarina um avanço significativo na área esportiva. Principalmente se a comunidade tiver acesso àquela bonita construção no Município de Três Barras.
Então, meus parabéns à cidade de Três Barras, meus parabéns à empresa Rigesa, ao Planalto Norte, que merece, com certeza, ter obras dessa magnitude.
Estando lá, nessa solenidade, tive o prazer de conversar com o Vereador Orestes, presente aqui hoje, Vereador de Canoinhas. Sentamo-nos à mesma mesa, trocamos idéias, enfim, falei ao Vereador naquela oportunidade que hoje utilizaria esta tribuna para falar um pouco do trabalho que o Vereador e várias pessoas do Município de Canoinhas fazem, inclusive com destaque em nível nacional, que é a doação de sangue.
O Orestes, para quem ainda não ouviu falar, e esta sessão está sendo transmitida ao vivo para todo o Estado de Santa Catarina aonde tem TV a cabo, é o maior doador de sangue do mundo, Deputado Rogério Mendonça, com mais de 180 doações.
Justamente, no momento em que o País discute e coloca para todo cidadão brasileiro o que vinha acontecendo na máfia do sangue, criando a CPI dos vampiros, Canoinhas, Município pobre da nossa região do Planalto Norte, Deputado Antônio Carlos Vieira, dá este exemplo para o Brasil.
São mais de três mil associados que de forma voluntária e periódica doam sangue. E não doam sangue apenas para Canoinhas. Inclusive, o Diário Catarinense publicou recentemente uma matéria sobre esta questão, destacando os Municípios em que os voluntários de Canoinhas, homens e mulheres, doam sangue. E quero ler aqui para que o povo de Santa Catarina saiba o trabalho que está sendo realizado lá.
Caçador, Porto União, Joinville, Blumenau, a nossa Capital, Florianópolis, Mafra, Jaraguá do Sul, entre outras além fronteiras, doam sangue, como também os Municípios de São José dos Pinhais, Curitiba e Ponta Grossa, no Estado do Paraná.
Isso demonstra a capacidade que tem aquele povo aguerrido. E a cada dia que passa tenho me identificado mais com a gente de Canoinhas, do Planalto Norte, pela relação que estou tendo em função do curso de gestão pública que faço nos finais de semana na Universidade do Contestado, a UNC.
Então, por causa disso, pelo reconhecimento que temos, eu e todos os demais Deputados, que já sabemos o que faz essa associação, queremos parabenizar o Vereador por este brilhante exemplo que dá a todos nós, Deputados e cidadãos deste Estado.
Deveríamos seguir o mesmo exemplo de V.Exa. como Vereador do Município, mas, mais do que isso, como cidadão brasileiro que se preocupa com a saúde, com a qualidade de vida dos seus irmãos.
Gostaria de usar esta tribuna para dizer que V.Exa. merece os nossos parabéns, merece o reconhecimento da Assembléia Legislativa e do povo de Santa Catarina pelo trabalho que faz.
Quem ganha com isso são as pessoas que precisam, são os familiares e conseqüentemente o nosso Estado, enfim, ganha o povo brasileiro.
Quem sabe o exemplo de Canoinhas, que está sendo citado, inclusive, nos jornais, em nível nacional, possa ser exemplo para outros Municípios e para outros Estados da nossa Federação.
Espero que tenhamos, ao inverso daquilo que vem acontecendo, em nível nacional, com essa máfia do sangue, grandes parcerias, grandes associações de fato, para doar sangue, para salvar vidas, porque é disso que o nosso País precisa, ou seja, de voluntários, de pessoas que queiram salvar pessoas.
Então eu quero nesta tribuna enaltecer V.Exa., como também parabenizá-lo.
Sr. Presidente, gostaria de fazer menção a um projeto que recentemente aprovamos em primeiro turno e que deve ser votado em segundo turno. Um projeto que tem alcance social importante, que faz com que as agências bancárias, os bancos instalados em Santa Catarina, adaptem-se para que possam atender os deficientes físicos e visuais, adaptando as portas, os caixas eletrônicos, as rampas de acesso.
A Constituição já garante o direito a todos, mas nós sabemos que a pessoa que utiliza uma cadeira de rodas dificilmente consegue entrar numa agência bancária com as portas que hoje temos.
Então, que as agências bancárias se adaptem a esta realidade e que possam atender esses nossos irmãos, dando-lhes as condições necessárias. Mais do que isso, que os caixas eletrônicos estejam equipados com teclas em braile, para que o deficiente visual possa acessá-los e que estes, por sua vez, tenham o sinal emitido com voz.
Um projeto simples, mas que tem um alcance bastante grande, porque sabemos das dificuldades que encontram esses nossos irmãos catarinenses, quando precisam se dirigir a um banco.
Quero contar aqui com o apoio de todos os colegas Deputados, para que amanhã, na próxima quarta-feira, possamos aprová-lo em segundo turno e conseqüentemente ser sancionado pelo Sr. Governador, que não se furtará dessa responsabilidade para com os catarinenses.
Não existe problema financeiro, pois todo banco com os lucros que estão tendo têm condições de em seis meses, prazo que estabelecemos em nosso projeto de lei, implantar e regularizar essa situação, favorecendo milhares de catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)