Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Nelson Machado

77ª Sessão Ordinária - 21/10/2004

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TVAL, eu gostaria de convidar todos os senhores para comparecerem, na segunda-feira, à sessão solene. Seria muito importante a presença de todos para com este Deputado e para com o nosso homenageado, o jornalista Cacau (Cláudio Menezes).

Ele que vem fazendo um trabalho há muitos anos em Santa Catarina, através da imprensa, receberá uma merecida homenagem. Ele já homenageou tantas pessoas e já fez duras críticas à classe política, mas sempre com muita razão. Eu vejo o Cacau como um colunista construtivo, como um colunista preparado, com muitos conhecimentos para falar não só da classe política como também de diversos segmentos da nossa sociedade.

Pelo trabalho que Cacau vem desenvolvendo frente à imprensa de Santa Catarina, merecidamente, receberá essa homenagem na próxima segunda-feira, e eu gostaria de convidar todos os Deputados para estarem presentes.

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado, eu quero cumprimentar V.Exa. pela honra de poder homenagear o nosso Cacau e dizer que estarei aqui para homenageá-lo porque também tive a oportunidade de vê-lo crescer na sua vida profissional. Já que sou um pouco mais velho, tive a oportunidade de acompanhá-lo desde criança, quando irradiava jogos de futebol na rádio A Verdade, que era de seu pai. Foi o primeiro garoto a irradiar um jogo de futebol.

Eu quero cumprimentar V.Exa. pela ousadia de fazer essa homenagem a um guri ainda, o Cacau, nesta Assembléia Legislativa. Eu quero dizer que segunda-feira estarei aqui para cumprimentar o homenageado e V.Exa.

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Eu gostaria de lembrar, Deputado, que o pai do Cacau, o grande e saudoso Manoel Menezes, passou por esta Casa como um grande Parlamentar, foi cassado injustamente na época, quando não se falava tanto em democracia e ele já era um homem preparado. Acredito que se hoje ele estivesse junto a nós seria um grande Parlamentar e, por que não dizer, o melhor, pelo grande trabalho que fez nesta Casa e junto ao povo de Santa Catarina. Com certeza o Cacau estará aqui na segunda-feira e terá, espiritualmente, a presença do seu pai no nosso Parlamento.

O Sr. Deputado Cézar Cim - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Pois não!

O Sr. Deputado Cézar Cim - Deputado, não bastasse a legitimidade da iniciativa de V.Exa., para nós, catarinenses, o Cacau é motivo de orgulho e também para mim, que sou blumenauense e tenho orgulho em ver aqui em Florianópolis a qualidade do Cacau e o que ele tem proporcionado a todos nós.

A referência que V.Exa. fez ao falecido Manoel Menezes realmente é digna de registro pela passagem dele nesta Casa.

V.Exa. está de parabéns pela escolha do homenageado.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - O Cacau tem história junto à imprensa de Santa Catarina e homenageando-o, automaticamente estaremos homenageando os demais profissionais da imprensa, que fazem um grande trabalho.

Sr. Presidente, eu gostaria de falar ainda a respeito da reinauguração do Plenário desta Casa. Houve aqui um pequeno culto ecumênico, quando se pronunciaram o Frei Junípero, a quem foi, merecidamente, concedido o título de "Cidadão Catarinense", a Pastora Deputada Odete de Jesus e o Pastor Deputado Narcizo Parisotto, representando os evangélicos.

Mas eu fui muito cobrado durante a semana pelo fato de um culto ecumênico não contar com a presença de um representante de todo o segmento espírita. Faltou o convite, eu não sei o que houve, mas gostaria de fazer o registro e pedir à Mesa que quando houver um culto ecumênico na Casa seja convidado um representante da religião espírita, seja um umbandista ou um kardecista.

Eu penso que esta Casa, em momentos assim, tem que procurar fazer com que todos os segmentos religiosos estejam presentes. E faltou, realmente, a representação espiritual e eu fui muito cobrado durante a semana. Então, fica aqui o registro e o pedido para que não seja cometida mais essa falha.

Quero dizer também, Sr. Presidente, que eu estava olhando hoje a coluna de um jornalista da cidade, que comentou que os professores do Instituto Estadual de Educação vão ser punidos pelas faltas nos dias da greve. Só os professores do IEE, porque a diretora daquele estabelecimento resolveu mandar para a Secretaria da Educação a relação de faltas dos professores.

Eu não vou dizer que é injusto, mas acho que precisamos dar uma olhadinha nessa situação, já que vários colégios estaduais participaram da greve. Então, por que somente os professores do IEE é que serão punidos?

Gostaria de fazer um apelo ao Secretário da Educação para que verificasse com carinho essa situação, para que não sejam punidos somente os professores do Instituto Estadual de Educação, já que o que se tinha conhecimento é que as aulas perdidas seriam repostas, conforme acordo com o comando de greve.

No entanto, segundo parece, a diretora do IEE está descumprindo o acordo, a partir do momento em que listou os professores grevistas e mandou fazer o desconto das horas paradas.Faço um apelo, repito, ao Secretário da Educação, para que corrija esse pequeno erro em favor dos professores do Instituto Estadual de Educação.

Eu tenho acompanhado o processo político desde o primeiro turno. Venho acompanhando o debate que estão tentando trazer para esta Casa, as eleições municipais, e acredito que deveria constar do Regimento Interno desta Casa a proibição de manifestação a favor do candidato "a" ou "b, uma vez que a TVAL está atingindo praticamente todo o Estado de Santa Catarina, e pronunciamentos dessa natureza servem de comercial para uma ou outra candidatura.

Então, Sr. Presidente, isso deveria ser realmente proibido e por isso a proibição deveria constar como norma do Regimento Interno, a fim de que ninguém se manifeste a favor de "a" ou "b", porque, afinal de contas, a TVAL é uma emissora da televisão aberta, está no ar e como tal a situação não fica democrática!

Tenho percebido também que, nos últimos dias, têm ocorrido grandes debates nesta Casa, entre Deputados, uns mais eufóricos, outros até agressivos. Mas logo após o primeiro turno, inclusive, como faz parte do processo político desta Casa, as pessoas já estavam de bem, conversando, cumprimentando-se, abraçando-se.

O Deputado Antônio Carlos Vieira, que hoje iniciou a sua fala e foi visto como bravo, como homem que estava sendo muito intolerante com alguns Colegas, terminou a sessão como simpático, terminou a sessão como elegante. Isso faz parte do processo. Mas só que tem horas que realmente parece que passam um pouco dos limites. Daqui a pouquinho vamos pedir ao coral da Assembléia, quando estiver presente, para cantar não só o Hino de Santa Catarina ou outros, para incluir no seu repertório a música "Entre Tapas e Beijos", de Leandro e Leonardo, porque a Casa parece que está meio assim... E isso não é bom. O bom é que esta Casa discuta sem agressividade, mas com divergência.

Gostaria de pedir aos Deputados que continuem o trabalho em favor do povo de Santa Catarina, mas sem agressividade.

Muito obrigado, Senhor Presidente!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)