Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Antônio Ceron

50ª Sessão Ordinária - 04/08/2004

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente e nobres Srs. Deputados, não pretendo utilizar todo o tempo destinado ao meu Partido, mas quero trazer a este Plenário, a esta tribuna, o assunto que tem deixado todos nós, do Oeste, da Serra, do interior do Estado, totalmente apreensivos.

Aqui, ouvimos muito, lemos nos jornais e vemos na televisão todos tratarem da BR-101. Todo santo dia, Deputado Romildo Titon, são feitos abaixo-assinados, ocorrem programas nas rádios e nos canais de TV para tratar da questão da BR-101! Enquanto isso, nós, do interior, temos dificuldade, às vezes, de colocar os nossos problemas, a triste realidade das BRs-282 e 116 na própria imprensa!

Deputado Romildo Titon, na semana passada, eu passei no Município de V.Exa., a bela cidade de Campos Novos, pela qual tenho muito carinho, e percebi que não está fácil transitar em cima da pista da BR-282. Eu não vou nem falar sobre a necessidade de terminar o asfalto de São José do Cerrito até Campos Novos! Não vou falar, porque seria até um luxo exigir isso! Contentar-nos-íamos se o Governo Federal nos desse uma luz, no sentido de que existem recursos, existe planejamento visando fechar os buracos, as crateras da nossa BR-282!

No trecho entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner está impossível de andar. Na região de Brunópolis, Campos Novos, Joaçaba nem se fala. Então, eu fiz um encaminhamento, ontem, por intermédio da Assembléia, ao Diretor do DNIT, Sr. João Jair dos Santos, para que nos dê uma posição, uma perspectiva de restauração da BR-282.

Mas BR-116, Deputado Onofre Santo Agostini, é tão importante para Santa Catarina quanto a BR-101, e que me desculpem os do litoral, mas para mim a 116 é mais importante do que a BR-101, porque foi a que deu condições, no passado, de a produção do País na região Sul ser deslocada. E de lá para cá o pessoal diz: ninguém mais anda na BR-116! Não dá mais para andar! Somente se for com carroça ou a cavalo.

Deputado Onofre Santo Agostini, na segunda-feira fui tomar um chimarrão com o meu amigo Beto Batistella, e ele me disse que na semana passada foi a Curitiba por Monte Castelo, Papanduva e Mafra e retornou por Florianópolis, Santo Amaro, 282. Gastou duas horas a mais e fez mais 200 quilômetros, mas valeu a pena, porque não dá para andar na BR-116.

Então, vou ouvir V.Exa., que conhece tão bem, ou até melhor do que este Deputado, a real situação da BR-116. Inclusive, fiz um pedido ontem, aprovado por esta Casa, para que o DNIT, nos diga alguma coisa!

Cadê o dinheiro da Cide?

Dinheiro tem.

A cada dia lemos na imprensa: recorde de lucro de banco. É recorde de banco e recorde de arrecadação, em nível nacional. Ainda hoje, Deputado Antônio Carlos Vieira, lemos que o lucro do semestre do Bradesco foi de 1 bilhão 254 milhões... Não sei se é um trilhão, sei que são tantos zeros depois da vírgula que nunca se viu tanto lucro de um banco.

Manchete de jornal: lucro recorde de banco e recorde de aumento de arrecadação.

E a Cide, que arrecada um monte de dinheiro? Nós não temos uma pá de terra nesse um ano e oito meses, Deputado Wilson Viera, da administração do PT, da administração do Lula, nas rodovias de Santa Catarina.

Gostaríamos que também a Bancada do PT aqui nesta Casa se irmanasse no nosso objetivo, Deputado Onofre Santo Agostini, ou seja, que também falasse da BR-282; que também falasse ao Lula da BR-116, enfim, de toda a malha rodoviária federal que corta o nosso Estado.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Pois não!

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Além dos argumentos bem ponderados de V.Exa., ainda quero lembrar que a BR-116 foi conhecida como a BR-3, a mais antiga de Santa Catarina. E além disso é a única que corta o Brasil de fora a fora, do Norte ao Sul do País; é a que leva as riquezas; é a mais importante do Brasil. Ela leva do Rio Grande do Sul até o Norte do Brasil as riquezas produzidas na nossa região e traz outras de lá.

Agora, Deputado Antônio Ceron, não sei se V.Exa. tem andado em nossas rodovias nestes últimos 30 dias, mas é uma coisa de louco! É impressionante! Viajar a noite já é uma loucura, agora, imagine viajar com chuva.

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - A ponto desse empresário retornar por Florianópolis.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - É claro, como foi dito aqui pelo ilustre Deputado Francisco Küster, que não podemos dizer que o Presidente Lula é o culpado de tudo disso. Não podemos dizer que o PT é o culpado disso. Claro que não. Temos consciência de que o Presidente Lula, por mais esforços que tenha feito, tem dificuldades. Agora, que o Governo precisa tomar providências, precisa. Faz quase dois anos que assumiram o Governo! É o Governo, não é o Lula, porque tenho certeza de que se dependesse do Presidente Lula, amanhã já estariam arrumando a rodovia, estariam salvando vidas.

É brincadeira! É preferível tirar o asfalto, porque assim a estrada torna-se menos perigosa. Para V.Exa. ter uma base, de Santa Cecília até Monte Castelo, um trecho de mais ou menos 50 quilômetros, levei mais de duas horas. Não dá para se andar dez quilômetros por hora, porque é desviar de um buraco e cair em outro.

Então, quantas vidas estão sendo colocadas em risco. Como a situação da BR-282, levantada pelo Deputado Francisco Küster e por V.Exa., esse trecho de Lomba Alta também está muito ruim.

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Mas em Campos Novos está da mesma forma.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Então, quero reforçar o apelo de V.Exa. Vamos chamar os Deputados do PT - tenho certeza de que vão nos ajudar porque também têm interesse como nós -, para que façamos juntamente com ele um apelo principalmente ao Denit, no sentido de que seja tomada alguma providência nas BR-116 e BR-282, para evitar que mais vidas humanas sejam ceifadas de forma irresponsável.

Comungo com o seu pensamento e faço um apelo dramático: a BR-101 é importante. Se precisar, vamos seguir a pé na BR-101, vamos imitar o Deputado Manoel Mota e fazer o estardalhaço que ele fez, mas temos que fazer um alerta à Nação brasileira e ao povo de Santa Catarina de que a BR-116 é tão importante quanto a BR-282, porque também lá estão morrendo muitas pessoas por desleixo das autoridades competentes.

O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Agradeço a V.Exa. pelo seu aparte, pois o seu depoimento irá dar mais conteúdo e consistência a este assunto que levantamos aqui.

Quero concluir fazendo até um apelo para que a imprensa de Santa Catarina também cubra todas as questões, os problemas e as necessidades de nosso Estado e abra um espaço para falar do problema das demais rodovias de Santa Catarina. Quem sabe, com a força da imprensa, consigamos alguma coisa, já que muitas vezes não temos essa capacidade de sensibilizar o Governo Federal, no caso o Denit. Que visitem essas regiões e possam, com reportagens, trazer a realidade da BR-282 e da BR-116. E que o Governo Federal se sensibilize. Mas acredito que estas questões vão ter uma solução.

Então, faço um apelo ao diretor João José dos Santos, que é o responsável pelo Denit em Santa Catarina, para que olhe com carinho e com rapidez a situação lastimável, caótica em que se encontram a BR-282 e a BR-116.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)