Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ideli Salvatti

58ª Sessão Ordinária - 18/06/2002

A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, vou ser breve, inclusive nem vou utilizar os 10 minutos que compete para a discussão.

O pedido de informação tem um único objetivo: relacionar as medidas adotadas pela Secretaria de Educação e Desporto para reduzir os índices de violência nas escolas catarinenses, após a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas pela Unesco e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE.

A Unesco realizou, Sr. Presidente e Srs. Deputados, uma profunda pesquisa sobre a realidade das escolas do Brasil. Isto resultou numa publicação que foi lançada recentemente, inclusive serviu de debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Comissão esta que é presidida pela nossa Companheira Esther Grossi, Deputada Federal pelo Rio Grande do Sul.

Deputado Ronaldo Benedet, Presidente da nossa Comissão de Educação, os dados que estão na pesquisa realizada pela Unesco, inclusive sobre a realidade da violência, das drogas, dos furtos, da depredação dos prédios escolares, são absolutamente assustadores.

Além dessa pesquisa feita pelo Unesco, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação também realizou uma pesquisa, inclusive, com uma coleta de dados muito mais ampliada do que a realizada pela Unesco. E os dados também são assustadores.

Nós tivemos antes do início da Ordem do Dia, Deputado Onofre Santo Agostini, uma sessão especial sobre a questão das drogas aqui no nosso Estado, aqui na Assembléia Legislativa. E pasmem, o consumo ocasional de drogas nas escolas de Santa Catarina ultrapassa 27%, o tráfico ultrapassa 19,4% nas escolas de Santa Catarina.

Portanto, nós não podemos ficar omissos frente a uma realidade gritante e colocada de forma escancarada pelas duas pesquisas, tanto da Unesco quanto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

E é por isso que nós pedimos a aprovação do pedido de informação, porque a Secretaria de Estado da Educação tem que tomar providências e tem que informar ao Legislativo e à população quais as medidas que estão sendo adotadas frente a esta dura realidade que assola as escolas catarinenses.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)