Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

80ª Sessão Ordinária - 06/11/2002

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaríamos de dar continuidade ao meu pronunciamento em Breves Comunicações e falar das coisas lindas que foram criadas no Sul.

Deputado Clésio Salvaro, reunidos com Parlamentares, trabalhamos em defesa do Sul. A BR-101 foi um dos pontos entre outras ações importantes.

Precisamos estar atentos para não perdermos nenhum dia quanto à questão da duplicação da BR-101 porque não temos mais como viajar! Ou viemos morar em Florianópolis ou ficamos lá e, quem sabe, assinamos o ponto por telefone. Não temos mais condições de viajar! O que acontecerá, a partir de dezembro, com o fluxo do turismo na BR-101? Não teremos mais como trafegar.

Por isso, pretendemos convocar uma reunião da Comissão Permanente, com todos os Deputados do Sul, inclusive deste Parlamento, para fazermos um balanço e decidir os passos rumo a essa obra, que é fundamental.

No dia daquele memorável comício do candidato Lula, o candidato Fritsch fez essa reivindicação e Luiz Henrique reforçou o pedido, e Lula assumiu o compromisso.

Precisamos fazer com que essa obra continue como prioridade, que seja a obra prioritária do País! A duplicação da BR-101 tem que ser a prioridade das prioridades deste País!

Sabemos da dificuldade que vive o Brasil, mas conseguimos do Banco Mundial e do Banco Japonês recursos de um bilhão e cem milhões de dólares.

Por isso, a importância de mantermos essa obra assegurada, e, depois de 36 meses de sacrifício até que aconteça, teremos o Corredor do Mercosul, com o tráfego mais pesado seguro e o nosso turismo desenvolvendo.

O Deputado João Macagnan sabe perfeitamente que a BR-101, no sentido Norte, não tem um acabamento dos melhores mas é como trafegar no céu, enquanto que para o Sul é como entrar no outro caminho, o do inferno.

Por isso, precisamos estar atentos, organizados, preparados para essa grande missão, que é a duplicação da BR-101.

Como dissemos ao Deputado Clésio Salvaro, não lutamos só pela duplicação da BR-101! Temos a barragem do rio do Salto, obra fundamental para a economia do Vale do Araranguá, que abasteceria a região carbonífera, mas abrimos para a barragem do rio São Bento. Abrimos mão daquela obra, e assinamos, junto com os Parlamentares do Sul, documento para a barragem, que está quase concluída, e com recursos do Governo Fernando Henrique Cardoso.

Lutamos para que o Hospital Regional de Araranguá tivesse mais estrutura, mais médicos. Para o hospital de Criciúma assinamos documento para que o atendimento de cirurgia cardíaca lá fosse instalado.

Assinamos documentos com consciência de missão cumprida para com o Sul do Estado porque somos Parlamentares representantes de toda essa região do Estado de Santa Catarina.

Então, é dentro dessa linha que viemos trabalhando.

No ano passado fui o único Deputado do País que defendeu o fumicultores, principalmente os de Santa Catarina. Até recebi da Fubra uma carta com considerações nunca vista em toda minha vida política, desejando minha reeleição e agradecendo por relevantes serviços prestados aos fumicultores, com conquistas reais dessa categoria. Fiquei feliz pelo reconhecimento.

Por isso, continuamos na luta porque somos Parlamentares com o objetivo de trabalho, trabalho, ação, responsabilidade e lealdade. Esse é o espírito que norteia o dia-a-dia do Deputado Manoel Mota no Parlamento de Santa Catarina.

O Sr. Deputado João Macagnan - V. Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não! Ouço V.Exa. com muita honra, Deputado!

O Sr. Deputado João Macagnan - Cumprimento V.Exa., Deputado Manoel Mota, pelo seu pronunciamento e pela vigilância com que está sempre tratando os assuntos do Sul do Estado, especialmente quando fala da BR-101.

V.Exa. colocou muito bem que devemos estar atentos. Precisamos continuar atentos para que não aconteça com o Sul o que aconteceu com o Norte, onde até Palhoça, nós temos a BR-101 duplicada. Mas não é aquela flor que nós gostaríamos que fosse, ela continua ocasionando vítimas, porque foi mal feita.

Ela não foi construída dentro da técnica desejada. Ela não foi fiscalizada e foi entregue ao tráfego justamente sem as condições necessárias para que nós tivéssemos a segurança adequada. E assim ela continua fazendo vítimas.

Estou apresentando um requerimento, inclusive, para que seja encaminhado ao Governador eleito, ao Presidente da República eleito, para que tomem as providências necessárias. E assim esse atento que V.Exa. tão bem coloca é para que não aconteça no Sul do Estado o que aconteceu no Norte. Por isso nós precisamos continuar vigilantes.

Eu parabenizo V.Exa. mais uma vez pela sua atuação, pelo trabalho que desenvolve, pela luta que desenvolve, sei que é um Parlamentar que realmente luta e quando vai à frente em defesa de uma causa até se expõe, mas é sempre em defesa dos interesses da comunidade que representa.

Meus cumprimentos e meu muito obrigado pelo aparte.

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Quero agradecer ao Deputado João Macagnan e incorporo as suas palavras ao meu pronunciamento.

Gostaria de dizer que Luiz Henrique da Silveira tratou ontem da questão da BR-101 com o Ministro para equacionar esta situação, como estava tratando também ontem com o Presidente eleito, Lula, e também com o Banco Central a questão da privatização do Besc, que o Governador é contrário. Esperamos poder ter a certeza e a segurança da duplicação da BR-101 e de outras obras fundamentais da nossa região.

O restante do horário ficará com o Deputado Ronaldo Benedet, para que possa fazer as suas considerações.

Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

(SEM REVISÃO DO ORADOR)