Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sandro Tarzan

39ª Sessão Ordinária - 08/05/2002

O SR. DEPUTADO SANDRO TARZAN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, primeiramente, queria contestar, daqui na tribuna, uma parte do pronunciamento do Deputado Afrânio Boppré, que me antecedeu, o qual falava que o nosso Líder do PPB, Deputado Milton Sander, veio aqui para defender propriedades improdutivas.

A grande verdade é que talvez o Deputado não se tenha atentado ao real pronunciamento do Deputado Milton Sander, o qual falou, sim, da bagunça que tem acontecido em relação a alguns segmentos do Movimento Sem-Terra.

Nós, que conhecemos a força que representa a nossa agricultura e a nossa pecuária no Estado de Santa Catarina, sabemos que a região Oeste passa por um momento dificílimo em relação à estiagem, que já avança por longos meses, trazendo grandes malefícios à sua produção agrícola e pecuária.

O que está acontecendo é que os Movimentos Sem-Terra invadem, muitas vezes, de maneira violenta, as terras produtivas do nosso Estado, como está começando a acontecer no Oeste de Santa Catarina e também em todo o País.

Vimos o absurdo que aconteceu em relação à fazenda dos filhos do Presidente Fernando Henrique Cardoso. É um absurdo e a sociedade tem de tomar providências! E ela vem tomando, de acordo com que rege as normas jurídicas do nosso País.

Por isso, sou obrigado a discordar do Sr. Deputado Afrânio Boppré, que veio aqui, de maneira leviana, fazer com que o nosso Líder Milton Sander fosse mal interpretado pela sociedade catarinense.

Não é verdade! O Deputado Milton Sander, assim como todos nós, não defende, de maneira nenhuma, a propriedade improdutiva! Defendemos, sim, o direito de propriedade daqueles que, com sacrifício, conseguiram adquirir essas propriedades. E no Oeste de Santa Catarina talvez algumas não estejam produzindo pelo problema da estiagem, mas tenho certeza absoluta de que é uma região que deve ser respeitada, inclusive pelo Sr. Deputado Afrânio Boppré.

Mas, assomo à tribuna para, na verdade, parabenizar o Município de São Joaquim, nas pessoas do Prefeito Municipal, Newton Stelio Fontanela; do vice-Prefeito; do Presidente da Comissão Central Organizadora da 11ª Festa Nacional da Maçã, João Carlos de Souza Palma Júnior, e de toda a sua equipe, pela realização dessa grande festa, que ficou 05 anos sem acontecer, mas já no ano passado foi realizada a 10a Festa Nacional da Maçã.

Mas este ano aconteceu a 11a Festa Nacional da Maçã. E, inclusive, quero agradecer também a atuação da Assembléia Legislativa que, através dos seus funcionários, lá esteve com um estande seu e pelo qual passaram mais de 3 mil pessoas - quando eu ainda estava lá, Sra. Deputada - que deixaram a sua participação através de uma lista de presença. E durante os dez dias de realização da festa no Município de São Joaquim passaram por lá, contando todas aquelas pessoas que foram todos os dias, mais de 120 mil pessoas.

Por isso, a 11a Festa Nacional da Maçã volta a ser uma grande festa. E lá aconteceram também seminários importantes em relação à pecuária, à fruticultura, ao turismo e ao mel, à apicultura do Município de São Joaquim.

E quero dizer, mais uma vez, que a Festa Nacional da Maçã acontecerá também no ano que vem, porque agora passa a ser uma festa anual. Isso já é um comprometimento do nosso Prefeito Municipal de São Joaquim.

Gostaríamos de dizer também - e que já estivemos presentes, juntamente com o vice-Governador e com o Governador, em São Joaquim - que domingo passado estivemos na 30a Edição do Rodeio Nacional do CTG Os Praianos.

Queremos parabenizar o Patrão do CTG Os Praianos, o nosso amigo Adauto, bem como toda a sua diretoria do CTG, que promoveu, mais uma vez, um grande rodeio, com várias atrações, no Município de São José.

Por isso, quero deixar os meus parabéns ao tradicionalismo gaúcho, que esteve hoje aqui na Assembléia Legislativa, através do Presidente do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho -, o nosso amigo Tio Preto, promovendo uma reunião de trabalho durante a manhã de hoje e fortalecendo cada vez mais, tenho certeza, esse movimento importante da cultura catarinense.

E nós, no dia de ontem, tivemos aqui a oportunidade, e já temos um longo tempo de discussão em relação à criação da Medalha de Mérito da Tradição Gaúcha... E ontem tivemos aqui uma grande vitória.

E queremos agradecer àqueles Deputados que ontem estiveram junto conosco na votação, que foi de 14 a 07, com uma abstenção, e dizer que respeito aqueles Deputados que não entendem como nós entendemos. E tenho certeza de que a maioria do Parlamento catarinense deverá ser a favor da criação da Medalha de Mérito da Tradição Gaúcha para que nós, pela Assembléia Legislativa, possamos homenagear aquelas pessoas que, ao longo do tempo, têm um trabalho, um serviço feito em relação ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina.

É claro que eu posso até ser um pouco suspeito, Presidente, porque me criei na tradição gaúcha e conheço muito bem a grande história que ela representa no nosso Estado de Santa Catarina. E o nosso Estado vem ganhando vários prêmios, inclusive aqui no vizinho Estado do Rio Grande do Sul, pois já tivemos a oportunidade de, neste ano, com a presença, inclusive, do Governador, de trazer os maiores prêmios que lá aconteceram no Rodeio da Vacaria. Mas também Santa Catarina já participou do Rodeio de Campeões em 09 edições e, dessas 09, em 07 foi campeão.

Então, este é um Estado que tem essa tradição, como tem outras tantas que respeitamos, que admiramos e que temos a certeza de que fortalecem a nossa cultura catarinense. Mas, sem dúvida, a cultura da tradição gaúcha é uma história já bem feita e bem fundada aqui no Estado de Santa Catarina.

Nós temos outro projeto - e já aprovado e sancionado pelo nosso Governador - reconhecendo o rodeio como um dos componentes da nossa cultura catarinense.

E agora há a possibilidade de os nossos CTGs, dos nossos piquetes, das nossas invernadas artísticas, através de uma adequação - que o próprio Governador Esperidião Amin tem também essa sensibilidade para com os CTGs -, poderem receber, desde que tenham declaração de utilidade pública, uma subvenção social através do nosso Governo do Estado.

E temos aqui vários parceiros Deputados que também são ligados profundamente a nossa tradição gaúcha, que vem cada vez mais se fortalecendo no nosso Estado. E, claro, que todas as festas têm acontecido com a força e com a participação dos CTGs de vários Municípios que participam, efetivamente, de todos esses eventos que acontecem aqui Estado de Santa Catarina.

Por último, queremos dizer que no próximo final de semana, nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de maio, haverá uma grande festa no Município de Correia Pinto, que é a Festa do Peão Laçador e o Rodeio da Integração, e também serão comemorados os 20 anos de emancipação político-administrativa daquele Município da Região Serrana. Portanto, queremos convidar todos para participarem também desse grande evento.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)