95ª Sessão Ordinária - 27/11/2003
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minha cara Deputada Ana Paula Lima, eu entendo que, por gentileza, o PFL, que deu oportunidade da utilização do seu espaço ao PT, deveria ter recebido um agradecimento por isso. No entanto, veio aqui jogar veneno contra um Governo que, estranhamente, os Deputados do PSDB não vieram utilizar o espaço para defender, porque o Governo foi do PSDB, com o PFL junto e com o PMDB, que foi aparteado aqui elogiando o discurso de quem falou mal do Governo passado.
São coisas da política, Deputado Antônio Carlos Vieira! A Deputada Ana Paula Lima terminou falando dos caciques, coisa que já está esclarecida, porque no PFL as coisas são às claras.
Se eu soubesse deste pronunciamento, teria utilizado de algum recurso e traria aqui a cópia da fita do discurso, não do Presidente do PFL, não do Líder do PFL, que ontem fez um pronunciamento extraordinário, mas para rebater as palavras da Deputada do PT, da Senadora Heloísa Helena, que chorou ao anunciar o voto.
A sessão, ontem, foi encerrada em cima de um teatro, porque o PT continua fazendo teatro, não resolve o problema do MST e vem aqui marcar audiência com o Governador! Não sei para quê? Tinham que assentar 50.000 famílias este ano, mas só assentou 13.000, menos do que no último ano do Governo Fernando Henrique Cardoso.
Tive a oportunidade de assistir ao discurso da Senadora do PT, Heloísa Helena, onde dizia que tinha dedicado os melhores dias da sua vida a este Partido e que não se arrependia de ter ajudado a construir o Partido do PT.
Se tem alguém que tem que dar explicações à Nação por ter mudado de rumo e de voto não é esta Senadora, é o Partido do Poder! Não tenho todos os adjetivos que a Senadora utilizou ontem para falar contra o seu Partido, Deputada Ana Paula Lima. V.Exa. não precisa rebuscar muito para fazer um discurso, basta buscar o discurso da Senadora Heloísa Helena, que foi Líder do PT no Senado durante oito anos e é uma pessoa que a Nação inteira respeita pela sua coerência. E incoerente é quem fala uma coisa e faz outra! E agora a Deputada vem falar que a Nação está estarrecida! Estarrecido deve estar o inativo, que foi taxado!
Quisera poder recuperar aqui os discursos da Senadora Ideli Salvatti, o que ela falava de quem ousava imaginar que um dia o PT viesse a taxar os nossos inativos.
Estarrecido deve estar o cidadão brasileiro, Presidente Volnei Morastoni, ao lembrar do que o PT dizia: o FMI é o atraso da Nação brasileira! Com o PT no poder jamais haverá sequer uma conversa com o FMI! E estão todos os dias acertando, antecipando empréstimos etc.
Ela esqueceu de falar sobre a consultoria de Delfim Neto, foi o que ela esqueceu de incluir nos resquícios da ditadura; com o apoio de Henrique Meirelles, que não votou no PT para Presidente, nem o Roberto Rodrigues da Agricultura votou no PT. Aí eu pergunto: será que o Furlan, do Desenvolvimento, votou no PT para Presidente? Não votou!
O PT fez uma oposição que arruinou o País por não permitir as reformas, e como não tinha quadros a altura para governar uma Nação, teve que se socorrer em Deputados Federais eleitos pelo PSDB. E V.Exa. vem falar em besteirol, Deputada Ana Paula Lima. Besteirol é num discurso o Presidente dizer que na primeira noite ele emprenhou a galega! Isto é besteirol para um Presidente da República! Besteirol é dizer que a China é limpa! Besteirol é o que o seu marido disse, em Blumenau, há poucos dias (e gostaria de saber se os Deputados presentes concordam com o que ele disse), batendo nas costas do Governador do PMDB. Está aqui o meu candidato à reeleição em Santa Catarina! Um Prefeito do PT. Isto é besteirol dentro do PT!
V.Exa. vem falar em desemprego, num Governo que prometeu 10 milhões de novos empregos e termina o ano com 800 mil a mais. Terá três anos, agora, para criar 10.800 mil empregos. Porque, infelizmente, esta política ortodoxa do PT (que não era o seu discurso), ao invés de reduzir, aumentou o desemprego em 800 mil, Deputada Ana Paula Lima. E aí vem falar em palhaçada do PFL!
Vexame é fazer um velhinho de 100 anos provar que está vivo para poder receber um salário miserável (miserável quando o PT era Oposição) de R$240,00 como aposentado. Isto é um vexame, é mais que palhaçada, Deputada Ana Paula Lima, fazer um velhinho de 90 anos dizer: "Olha, eu estou aqui, estou vivo! Ah, você está vivo? Se está vivo, então recebe!"
A Sra. Ana Paula Lima (Interferindo) - Hoje eles têm liberdade, antes eles matavam!
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Ah, eles têm muita liberdade!
Palhaçada, Deputada Ana Paula Lima, é se espelhar em Fidel Castro para trazer liberdade para o País ou se reunir com o Presidente do Peru e trazer para o Brasil como exemplo. Palhaçada são as nossa micro e pequenas empresas numa dificuldade desgraçada, com a corda no pescoço para sobreviver. E nós abrimos o jornal e vemos: BNDES investe R$1.500 milhões! Eu pensei: Quem bom, isto é para gerar emprego para o Brasil! É mentira, é para colocar na Vale do Rio Doce! R$1.500 milhões que o Sr. Carlos Lessa, do PT, está colocando! Palhaçada econômica contra o Brasil é dar dinheiro para Cuba, para Santo Tomé, para Angola, para a África, enquanto o nosso cidadão brasileiro não tem, e quando tem custa caro!
Palhaçada é, no temor de o PT vencer as eleições, disparar juros, disparar dólar, aumentar o risco Brasil. E agora, quando está voltando à normalidade, diz que isto é um feito. Quer dizer, dá um tiro, dá uma facada no cidadão e depois faz um curativo. E diz: "olha, Deputado Reno Caramori, eu passei um merthiolate onde dei uma facada!" O PT que apunhalou a economia do Brasil, que não permitiu, com seu discurso poderoso de aglutinação de massas (e nisso ele era competente), ou impediu a votação.
E ontem foram seis votos a mais que o mínimo necessário! A vitória expressiva do Governo só foi possível graças ao apoio do PSDB e do PFL. Estes são Partidos que têm responsabilidade com o País, que dão liberdade aos seus filiados para votarem conforme a sua consciência.
Por isto, hoje, o Governo aprovou uma parte da emenda constitucional da Previdência, porque o PFL e o PSDB, sem pegar emprego, sem fazer negociata, sem ficar na expectativa de um Ministério, liberaram os seus Senadores para votarem de acordo com a sua convicção, com a sua consciência!
Isto é liberdade, Deputada Ana Paula, isto é ter civismo, isto é ter compromisso com a Nação brasileira. E impedir que um Partido faça oposição?! Mas quem é o PT para dizer isto?! Qualquer outro Partido, menos o PT, que só fez isto na vida! Hoje, os grandes adversários, Deputado Nilson Machado, do PT são a Senadora Heloísa Helena, o Deputado Babá, a Deputada Luciana Genro! Existe oposição dentro do PT!
Antes de dar lição para o PFL fazer oposição, cuidem da oposição que vocês têm dentro do próprio Partido! O PFL não expulsa ninguém, porque vota contra. Quem está expulsando é porque vota contra é um outro Partido, é um Partido que criou uma expectativa, que criou uma esperança e, infelizmente, passado o primeiro ano, os números são os mais desastrosos possíveis para toda a sociedade brasileira! E pior do que não ter feito nada, é ter rasgado o discurso, rasgado a história de 20 e tantos anos de Oposição!
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)