35ª Sessão Ordinária - 15/05/2003
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, assomamos à tribuna para trazer a nossa preocupação com as coisas que acontecem na nossa terra.
Aproveito a oportunidade para registrar a presença de vários Vereadores do Oeste catarinense que estão nos prestigiando nesta sessão. E à noite estarão conosco inaugurando a Casa do Oeste, uma ação do nosso gabinete.
Estaremos hoje apresentando às lideranças da região onde o povo do Oeste catarinense vai ficar quando vem para a Capital do Estado fazer o seu tratamento de saúde, pois não tem onde se hospedar ou falta espaço nos albergues aqui existentes. Por isso, criamos um espaço para ao povo mais sofrido, humilde e que mora mais distante da Capital do Estado.
O nosso desejo não é o de estar abrigando a população na Capital, porque o nosso desejo era que ficasse em Chapecó, tratamento sua saúde. Mas, como acredito que num curto espaço de tempo não estará o Oeste com essa estrutura, estamos criando esse espaço físico, com capacidade para 45 pessoas.
Essa é uma ação do nosso gabinete, e essas lideranças vêm nos prestigiar e conhecer onde o nosso povo se hospedará quando vier para a Capital do Estado. Vamos apresentar hoje a casa, Deputado Onofre Santo Agostini, e já temos 20 pessoas hospedadas lá, mesmo antes da inauguração, pois é enorme o número de pessoas que viajam pelo Estado de Santa Catarina em busca de um tratamento de saúde.
O que me traz à tribuna é a preocupação que estamos tendo com o destino do Frigorífico Chapecó. Há poucos minutos recebi no meu gabinete o Dr. Celso Schmidt, diretor da empresa que está conduzindo as negociações, que nos informou que a situação do frigorífico é a pior possível, e que 2.500 funcionários serão demitidos a partir da semana que vem.
Ontem à noite nos reunimos em meu gabinete, com a sua presença e a do Deputado Valmir Comin, e aproveito a oportunidade para agradecer a preocupação de V.Exas. com as questões do Estado de Santa Catarina e de uma forma especial da região Oeste.
Recebemos em nosso gabinete um fax do Governador do Paraná, Dr. Roberto Requião, demonstrando a sua preocupação e assumindo compromissos com o frigorífico catarinense que tem uma unidade no Paraná.
Discutimos o assunto ontem à noite com vários Prefeitos, e a partir de agora vamos conduzir a coisa da seguinte forma: primeiro vamos fazer um apelo a esta Casa Legislativa e à Liderança do PMDB, Deputado Herneus de Nadal, para convidar o Governador Luiz Henrique da Silveira, juntamente com o Governador do Paraná, Roberto Requião para que unam as forças e busquem alternativas, porque não podemos assistir ao desmanche de um empreendimento do tamanho do Frigorífico Chapecó e à demissão de 2.500 funcionários, e mais de 1.200 integrados ficaram sem produzir e sem recursos para a sua subsistência.
Não podemos assistir a tudo isso como se fosse algo muito normal. E de nada adianta atrair novos investimentos para Santa Catarina se não conseguimos salvar aquelas que já estão instaladas, rendendo empregos e divisa para o nosso Estado.
Por mais que, aparentemente e de acordo com o diretor da empresa, passem-nos a informação de que é necessário passar por essa transição de enxugamento, de limpeza da casa, de demitir todo mundo, de colocar a casa em ordem para buscar alguém que tenha interesse no frigorífico, e o grande candidato seria um grupo francês - Dryfus -, não podemos assistir calados à demissão de 2.500 pais de família que, num primeiro momento, estão pedindo a Deus que se concretize o negócio com a empresa francesa.
Mas, e se porventura isso não ocorrer num curto espaço de tempo? Uma negociação como essa pode demorar um ano ou mais! Esse povo vai viver de quê? De vento? Vai sustentar sua família com o quê?
Faço esse apelo para que o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, procure o Governador do Paraná, Roberto Requião, que mandou um fax ao meu gabinete ontem à noite (os Deputados João Paulo Kleinübing e Valmir Comin estavam presentes) demonstrando a sua preocupação e sugerindo que o Governo de Santa Catarina esteja presente na crise do Frigorífico Chapecó. Que não esteja apenas o Prefeito Pedro Uczai, que está fazendo o seu esforço, quero reconhecer publicamente, que está dando a sua parcela de contribuição.
Acredito que pelo tamanho do empreendimento e pelo prejuízo que traz para Santa Catarina é desumano deixar o Prefeito sozinho nesse tiroteio.
Apesar de que, Deputado João Paulo Kleinübing, recentemente foi feita uma propaganda enganosa em Chapecó, que enganou a população daquela terra, os integrados e os funcionários da empresa, com outdoors, com jornais, com televisão, usando toda a mídia, comemorando um resultado que não existiu. Mas, de qualquer maneira é compreensível a emoção.
Por isso, neste momento, faço um apelo ao Governador do Estado para que não esteja ausente nesse processo de desmantelamento do Frigorífico Chapecó.
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - Deputado João Rodrigues, quero novamente parabenizar V.Exa. por trazer a este Plenário o assunto do Frigorífico Chapecó. V.Exa. tem sido, desde o início desta Legislatura, um defensor intransigente daquele empreendimento, especialmente dos seus integrados, dos seus funcionários. E nós não podemos ver 2.500 pais de família, como colocou V.Exa., serem simplesmente demitidos.
Penso que o Governo Federal, o Governo do Partido dos Trabalhadores, que sempre defendeu o trabalho, o desenvolvimento deste País, não pode participar de uma solução que visa entregar um patrimônio novamente a um grupo estrangeiro. E dessa vez é pior porque é condição para que o Grupo Dryfus possa assumir que 2.500 pessoas sejam demitidas.
Penso que o Governador Luiz Henrique não pode se furtar de, juntamente com os outros Governadores atingidos, do Paraná e do Rio Grande do Sul, participar dessas negociações. E nós temos de lutar por uma solução que preserve o patrimônio de Santa Catarina, o emprego, os avicultores e os integrados, que estão sofrendo muito com essa situação.
Não posso acreditar, e penso que este Parlamento não pode admitir, que seja condição para que um grupo estrangeiro assuma a empresa a demissão de 2.500 pessoas. Há outras pessoas interessadas!
Também recebemos visita de outros grupos nacionais, grupos catarinenses que estão aqui há 50 anos gerando empregos, que nunca receberam tamanho incentivo do Governo Federal, e que estão disponíveis para dar uma solução ao Frigorífico Chapecó e manter os empregos, o que é a preocupação de todos nós.
O fórum sugerido por V.Exa., de acompanhamento do Frigorífico Chapecó, não pode se furtar, neste momento, de dar a sua contribuição, dar o seu acompanhamento e lutar pela preservação dos empregos, que estão em jogo.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Valmir Comin - Quero parabenizá-lo por sua atuação e pelo assunto que vem abordando nos últimos dias, juntamente com o Deputado João Paulo Kleinübing.
Sendo representante do Sul do Estado, quero dizer que lá temos uma situação diferente. Temos vários integrados, mas dentro de um acompanhamento da Agrovêneto e da Ceval que, dentro de uma ação muito promissora, vêm desenvolvendo as suas atividades, promovendo agregação de valores na propriedade rural e fixando o homem no campo.
Sobre esse assunto precisamos ter a maior consideração possível. Há necessidade da integração do nosso Governo do Estado com os Governos do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Ontem tentamos, inclusive através de V.Exa., agendar um horário com o Governador Luiz Henrique. E aqui quero fazer uma manifestação ao Deputado Mauro Mariani para que, na condição de Presidente da Comissão de Agricultura, interceda junto ao Governador e marque uma audiência o mais rápido possível para que possamos, de uma vez por todas, clarear toda essa situação.
Afinal de contas são 1.200 integrados. É um know-how grandioso da nossa agricultura que não pode passar batido nesse contexto. Além disso são 2.500 pais de famílias que estão à mercê, sem oportunidade digna de trabalho.
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Agradeço o aparte de V.Exa., nobre Deputado.
Para encerrar minha manifestação, faço um apelo aos Deputados Mauro Mariani e Herneus de Nadal, para que sensibilizem o nosso Governador do Estado.
Transmito aos líderes do Oeste aqui presentes como a nossa região está distante de Santa Catarina! Não da Capital! Mas do Estado, porque lá estamos enfrentando um caos sem precedentes e não observamos, pelo menos publicamente, a preocupação do Governador do Estado.
O que temos até então, achando que vão resolver os problemas, Deputado João Paulo Kleinübing, são as Secretarias Regionais em todos os lugares! Como se isso fosse a solução do problema! Uma ação concreta, para encontrar um parceiro para o frigorífico até o presente momento, por parte do Governador, não aconteceu!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)