Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Djalma Berger

30ª Sessão Ordinária - 06/05/2003

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Srs. Deputados, antes de começarmos a falar sobre o motivo pelo qual estamos ocupando esta tribuna, gostaríamos de fazer um agradecimento ao Presidente desta Casa, Deputado Volnei Morastoni, que na última quarta-feira acompanhou-nos pelos corredores de Brasília, onde tivemos a oportunidade de discutir alguns problemas de interesse da nossa região metropolitana aqui de São José, da Grande Florianópolis, onde a nossa queria cidade de São José está inserida.

Ao Deputado Volnei Morastoni e a sua Bancada, que hoje está aqui presente, quero externar o meu agradecimento e, acima de tudo, enaltecer o seu espírito público, que está, sem dúvida nenhuma, acima dos Partidos e da condição da sua filiação partidária, da sigla partidária à qual pertence.

Tivemos também a oportunidade de ter a companhia do nosso Governador do Estado lá no Ibama, onde fomos tratar da renovação da licença ambiental da obra da beira-mar de São José.

Então, a essas duas figuras, ao Governador e ao Presidente da Assembléia Legislativa, externamos aqui o nosso agradecimento por ter-nos acompanhado nessa importante missão que tivemos quando fomos a Brasília em busca de algumas soluções para os nossos problemas da região metropolitana de São José.

Mas, Sr. Presidente, o assunto que nos traz hoje à tribuna é outro um pouco diferente. No calor do debate que estamos acostumados a ter aqui na nossa Assembléia Legislativa, vimos hoje aqui tratar de um assunto um pouco mais ameno, menos problemático e menos criador de debates, que é sobre a nossa querida Academia São José de Letras.

A Academia São José de Letras é composta por 40 escritores do Município de São José. No dia 24 de abril de 1996, um grupo de poetas e escritores fundou a Academia São José de Letras, cujo objetivo era difundir a cultura das letras em geral no Brasil, sem fins lucrativos. E desde a sua fundação está sendo presidida pela Sra. Soraida Guimarães, que se reuniu com outros 39 acadêmicos do Município de São José, lá no Teatro Adolfo Melo, que é um dos mais antigos e bonitos teatros existente no Brasil, datado, se não nos enganamos, de 1856, e uma obra totalmente restaurada pela Prefeitura de São José que vem também a contribuir com a informação de que nós, ali no Município de São José, também temos a preocupação com a cultura e com a preservação do patrimônio histórico do nosso Município...

Em outubro de 1996, a Academia passou a ser considerada de utilidade pública pelo Município de São José.

Em 1997, os acadêmicos de São José lançaram um boletim literário e informativo mensal, o Boletim Trinta Réis - e Trinta Réis é um pássaro muito bonito e significativo aqui da região e por isso o seu nome foi escolhido para representar também esse boletim informativo da Academia São José de Letras -, onde se começou a divulgar os trabalhos de nossos escritores.

Esse boletim, Srs. Deputados, foi considerado o melhor boletim feito por uma Academia de Letras em todo o Brasil, no concurso literário realizado na cidade de São Paulo, onde recebeu medalha e honrarias pela Sociedade Literária da América Latina.

Em 1998, a academia lançou a sua 1ª Antologia, com trabalhos dos 40 escritores. Em 2001, lançou a segunda, e em 2003, a terceira. E nesses sete anos, 26 dos 40 escritores da Academia de São José de letras já lançaram e publicaram suas obras literárias em poesia e prosa.

Agora, gostaria de fazer aqui um cumprimento especial à dona Zoraide, a nossa Presidente da Academia São José de Letras, que nesses sete anos de fundação já teve a oportunidade de escrever oito livros, dos quais já li sete. Ainda não li o último, mais vou lê-lo, sem dúvida nenhuma, porque realmente é uma pessoa de uma cultura e de uma sensibilidade especial e que, acima de tudo, bem representa a classe literária do Município de São José.

Tive a oportunidade, Sr. Presidente, na semana retrasada - já que na semana passada não pude estar nesta Casa porque estava em viagem a Brasília -, de participar de um jantar oferecido pela Academia São José de Letras, no nosso Município de São José, quando pude dialogar com os acadêmicos do Município e trocar algumas idéias a respeito do andamento das obras, das publicações e das dificuldades que são enfrentadas pelos acadêmicos do Município, que, creio, refletem também as dificuldades que representam todos os Acadêmicos do Estado de Santa Catarina.

Gostaria de ressaltar, como ressaltei naquele momento, no meu pronunciamento, a necessidade que temos de, efetivamente, resgatar a cultura e preservar a memória das nossas cidades para as futuras gerações.

Creio que uma academia como essa, que reúne 40 membros, um colegiado expressivo, porque ali temos escritores que são médicos, engenheiros, advogados, dentistas, professores e pedagogos, entre outras profissões, sem dúvida nenhuma presta um grande serviço à arte e à cultura do Estado de Santa catarina.

Colocamos, naquele momento, que São José - por estarmos lá e por ser uma Academia representativa da nossa cidade - passou, nos últimos anos, por uma grande transformação que veio para resgatar, sem dúvida nenhuma, o espírito de cidadania e o orgulho próprio do morador da cidade de São José.

E daí uma entidade como essa Academia merece uma divulgação um pouquinho maior, para que ela também possa contribuir com o desenvolvimento e a cultura da cidade de São José.

Esse desenvolvimento da cidade evidentemente não foi alcançado pela ação individual de um Prefeito ou de sua equipe, mas deu-se graças a uma atuação conjunta de toda a sociedade josefense.

Gostaríamos de ressaltar também o trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores do Município de São José. Aos nossos Vereadores, aos nossos Edis, àquelas pessoas que estão efetivamente ali na base, no trato direto com a população, com o público, trazendo as suas necessidades, os seus problemas e as suas sugestões, gostaria de fazer um agradecimento, através da Câmara Municipal de São José, e, juntamente com eles, a toda a sociedade organizada, que, sem dúvida nenhuma, participou desse processo de mudança do perfil da cidade de São José.

E neste momento queremos inserir os nossos 40 acadêmicos da Academia São José de Letras, que, sem dúvida nenhuma, graças ao seu trabalho e a sua produção literária que tivemos a oportunidade de presenciar e de ler muitos daqueles livros, tiveram um papel fundamental no resgate da cidadania e do espírito de auto-afirmação que tem hoje o nosso Município de São José.

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Gostaríamos de parabenizá-lo pela matéria que nos traz, pela valorização do seu povo e da cultura.

Tive o prazer, quando conheci seu irmão na inauguração da Casa da Cultura, de ver o trato que São José dá à cultura e àquele magnífico teatro que existe lá, de 1856.

Então, V.Exa., juntamente com seu irmão, expressam o amor que tem por aquela terra e a valorização que dão para a cultura e para a arte. Isso é maravilhoso e demonstra por que São José representa esse progresso e esse desenvolvimento. O amor que se sente pelo povo de São José foi externado aqui no dia do aniversário da cidade. Aquela foi mais uma demonstração de amor e de carinho que o povo tem por aquele Município, e que V.Exa. tem demonstrado tão bem nas suas palavras.

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Agradecemos ao amigo Deputado Sérgio Godinho pelo seu parte, que só veio a enaltecer a responsabilidade que temos com o trato da cidade. E, acima de tudo, quando assumimos uma função, é para uma dedicação exclusiva, direta e de tempo integral a essa causa. E nada mais fizemos do que a nossa obrigação, trabalhando em prol do desenvolvimento de São José.

Graças ao esforço da Dona Soraide, nossa Presidente da Academia São José de Letras, o Prefeito Municipal aprovou, juntamente a Câmara de Vereadores, a cessão de uma sala onde funcionava a antiga Secretaria de Finanças, ao lado do Teatro Adolfo Melo, num prédio histórico, também revitalizado e reformado pela Prefeitura, para abrigar a Academia de Letras do Município de São José, com todo o conforme e o amor que os acadêmicos merecem para as suas reuniões.

Gostaria de informar que dei entrada nesta Casa a um projeto de lei que declara de utilidade pública a Academia São José de Letras.

Na nossa opinião, trata-se de um reconhecimento merecido àquelas pessoas que tão bem estão contribuindo para a cultura não só da nossa cidade, como do Estado de Santa Catarina, aperfeiçoando o saber e o conhecimento da nossa cidade, que, sem dúvida nenhuma, vão ser deixados ali para que as futuras gerações possam também usufruir desse momento de glória que hoje passamos na nossa querida cidade de São José.

É com o espírito de contribuir que vamos fazer justiça. E daí gostaríamos de pedir aos Deputados que quanto esse projeto tramitar nas Comissões que possam fazer isso com a maior celeridade possível, para que aí então, no momento fraterno e apropriado, possamos ir na sede da Academia São José de Letras apresentar a esses acadêmicos essa declaração de utilidade pública, para que eles possam também sentir orgulho da nossa querida Assembléia Legislativa.

Para finalizar, não poderia deixar de fazer aqui a leitura de um soneto que me foi entregue por um ilustre acadêmico, o Dr. Artêmio Zanon. Para os senhores terem uma idéia de como é difícil fazer política em São José, quero dizer que o acadêmico Artêmio Zanon é primo do Deputado Romildo Titon, a quem ele pediu que externasse um forte abraço e que, sem dúvida nenhuma, foi um eleitor do Deputado Romildo Titon.

(Passa a ler)

"Academia São José de Letras

Mil novecentos e noventa e seis,

Onze de julho, nesta quinta-feira,

Protótipos da raça brasileira,

Não somos servos e nem somos reis.

Mas, vós outros, o que de nós direis

Se nosso ser é ler a vida inteira?

Por certo que na senda companheira

No mesmo amor, por nós bem mais fareis.

Agora, compromisso mor teremos

Com quantos dos que têm de nós memória

No operar da palavra e onde a assentemos.

Tu, poliglota e tu que, a sós, soletras,

Juntos lavramos página da história

Da Academia São José de Letras."

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)