Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

60ª Sessão Ordinária - 26/08/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, poderia falar sobre boas notícias ou fazer um bom debate, como fiz no início da sessão de hoje, mas faço uma manifestação de indignação sobre as considerações feitas pelo Prefeito de Lages, Raimundo Colombo, na imprensa no dia de ontem. Não sei se foi um pensamento ou uma manifestação num momento de dificuldade, mas de certa forma agrediu, vamos assim dizer, de maneira ofensiva, o Governador do Estado, Sr. Luiz Henrique da Silveira.

S.Exa. disse que um Governo que diminui o seu horário de serviço para seis horas não merece o respeito de ninguém, dando a entender, naquela manifestação, da maneira colocada, que é uma pessoa que não quer trabalhar, que é um malandro. Enfim, causou-me uma certa indignação, e temos aqui, diga-se de passagem, com todo o respeito, um excelente relacionamento com o Deputado Antônio Ceron, pois sabemos da sua conduta ética e honrada nesta Casa. E queremos continuar a agir dessa maneira, com lisura e transparência.

Não podemos aceitar o que foi dito, da maneira colocada, depreciativa, como se a redução da jornada de trabalho fosse uma questão de malandragem, de não querer trabalhar.

O que mais me causa indignação, Deputado Ronaldo Benedet, é que no afã de atingir o Governador, de tentar provocar um debate, que não é o bom debate, acabou atingindo praticamente 90% dos Prefeitos catarinenses que fizeram a sua redução da jornada de trabalho. Então, da mesma maneira que agride o Governador, também agride os Prefeitos.

Somos todos aqui representantes de vários Prefeitos e sabemos que muitos Municípios que estão passando por dificuldades estão reduzindo os gastos. Os Prefeitos, para diminuírem os gastos, estão reduzindo a jornada de trabalho.

Quero crer que foi uma manifestação equivocada, intempestiva. Por isso gostaria que o Prefeito de Lages fizesse a devida correção porque, com certeza, acabou ofendendo os seus colegas Prefeitos, como o Prefeito da minha cidade, que reduziu a jornada de trabalho e não quer dizer que está trabalhando menos. Existe a automação, o desenvolvimento da comunicação, mas o trabalho é o mesmo.

Por isso o meu repúdio a essa manifestação. Não é atingindo pessoalmente o Governador que vai elevar o debate ou ganhar alguma coisa. Se queria ocupar algumas linhas de algum jornal, ele conseguiu, mas não é a maneira certa. Não é dessa maneira, inclusive, que o Deputado Antônio Ceron tem se manifestado aqui. Muito pelo contrário. A manifestação do Deputado muitas vezes é contundente, forte, com relação ao nosso Governo, mas é de maneira honrada, ética, como queremos para podermos fazer o contraponto.

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Deputado Eduardo Cherem, é para dizer que muitas vezes a falta de argumento ou a falta de razão, de motivação leva as pessoas a serem extremamente agressivas.

Nós sabemos que o Prefeito dessa importante cidade é um homem público, tem e merece o respeito de todos nós.

Por isso esperamos que S.Exa., num momento adequado, reflita sobre a manifestação e adote uma outra conduta que nos permita continuar a dedicar-lhe todo o apreço para que nos ajude a fiscalizar e para que faça oposição com critério, com serenidade e com medida.

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Até porque, Deputado Herneus de Nadal, feliz ele que não precisou fazer essa redução de jornada para reduzir gastos. Feliz ele!

A arrecadação, com certeza, da cidade de Lages deve estar indo muito bem, às mil maravilhas. Eles conseguem administrar de uma maneira com que todos os contribuintes paguem os seus recursos. Mas os outros Prefeitos estão com dificuldade.

Então, Deputado Herneus de Nadal, além de fazer a defesa do nosso Governador, quero manifestar minha solidariedade àqueles Prefeitos que de uma maneira ou outra, indiretamente, acabaram sendo atingidos por essa manifestação equivocada, intempestiva e que não é correta.

Era essa minha manifestação.

Obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)