Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Wilson Vieira - Dentinho

71ª Sessão Ordinária - 18/09/2003

O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, público que nos visita e telespectadores da TVAL, hoje é o Dia da Televisão, um meio de comunicação (e temos que reconhecer isso) de grande relevância social, porque presta um serviço importante à sociedade para que se mantenha informada dos fatos políticos, sociais, religiosos, enfim, de todos os fatos que afetam ou que fazem parte da vida da humanidade.A televisão é um dos meios de comunicação que nos permite saber notícias do outro lado do mundo, muitas vezes no momento em que o fato está ocorrendo.

Então, é um dia de reconhecimento da importância desse instrumento de comunicação.

Porém, não dá para admitir práticas como a que aconteceu, recentemente, com o Gugu, de forjar uma situação para aumentar a audiência, para garantir melhor patrocínio, para garantir o faturamento televisivo. Esse tipo de postura é condenável porque acaba prestando um desserviço à sociedade, é antiético e imoral. Nós não podemos admitir que profissionais da comunicação, principalmente da televisão, se utilizem de artifícios forjados para tentar melhorar o seu percentual no ibope, criando situações antiéticas que não deveriam ser transmitidas em rede nacional de televisão ou em redes locais.

Quero aproveitar também esta data para parabenizar todos os profissionais da TVAL que prestam um grande serviço a este Poder, à sociedade catarinense transmitindo para todo o Estado todas as decisões, todas as votações, todos os assuntos que estão em debate neste Poder para que os catarinenses possam acompanhar, passo a passo, o trabalho que os Deputados estão fazendo pelo Estado de Santa Catarina.

No caso da TVAL, é bastante diferente, não se pretende disputar audiência. Portanto, não se força a barra com situações forjadas para tentar ludibriar o cidadão telespectador. E a TVAL, cada vez mais, está melhorando a sua programação, está profissionalizando, buscando a perfeição, embora saibamos que a perfeição é impossível, mas é possível chegarmos bem perto dela. Quero parabenizar os profissionais da TVAL nessa data que marca o Dia da Televisão.

Um outro assunto que quero abordar é a redução dos juros para 20%. Foram quatro reduções em curto espaço de tempo, o que mostra que o Governo Lula está a fim de recuperar a economia nacional, está a fim de fazer com que o País comece a desenvolver a geração de empregos e está buscando todas as alternativas possíveis para garantir uma vida melhor para todos os brasileiros.

Infelizmente, alguns noticiários dizem que o ano está morto, que não há mais recuperação, o que é uma forma pessimista que não constrói nada em favor da sociedade brasileira. Ou seja, não podemos fazer previsões negativas sem ter a certeza de que realmente a situação possa ocorrer.

As previsões normalmente são falhas, o que nós temos ouvido dos mais conceituados economistas deste País são previsões que acabam frustrando, que acabam saindo equivocadas, que mostram que prever o futuro não é tarefa para economistas ou jornalistas muitas vezes interessados em distorcer ou minimizar a importância da ação do Governo em reduzir os juros para que o País possa ir se recuperando gradativamente.

Outra questão que quero levantar em relação ao Governo Federal refere-se ao microcrédito que está sendo viabilizado para todos os trabalhadores brasileiros de baixa renda, que não têm condições de arcar com os juros praticados pelo comércio, porque normalmente o valor agregado, em termos de juros, de taxas de administração, a um eletrodoméstico qualquer, é muito maior, muitas vezes, do que o juro bancário.

E é por isso que o povo brasileiro precisava de uma alternativa que lhe permitisse comprar seus bens de consumo, para ter sua casa organizada e melhor equipada para a convivência familiar.

São ações como esta que vão acabar movimentando o mercado e que, com certeza, com a movimentação do mercado, a produção será incrementada e com isso certamente criar-se-ão mais empregos.

Então, são decisões que o Governo Lula está tomando, que vão aos poucos solidificando um Governo social e que pretende garantir qualidade de vida ao povo brasileiro.

O projeto Primeiro Emprego também é uma prova de que o Presidente Lula está preocupado, principalmente, com os jovens que não têm perspectiva social, que não têm perspectiva de vida, em função da atual conjuntura nacional quanto ao aspecto econômico, financeiro e até empresarial.

Mas esse projeto o Presidente já encaminhou para a Câmara dos Deputados, onde foi aprovado, já está no Senado, mas, infelizmente, a imprensa não dá destaque, não cobra, não pressiona, não mostra para o Brasil que a proposta está pronta e só falta a Câmara Alta tomar a sua decisão para que o Presidente possa sancioná-la e transformá-la em lei, garantindo ao jovem adolescente, ao estudante, a oportunidade de ter o primeiro emprego para se desenvolver profissionalmente e garantir um currículo mais adequado ao mercado.

Eram estas as minhas palavra, Sr. Presidente.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)