50ª Sessão Ordinária - 26/06/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, como hoje é o último dia de sessão do primeiro semestre, venho a esta tribuna fazer uma retrospectiva, um relato dessa minha experiência.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
O Sr. Deputado Reno Caramori - Com toda a benevolência de V.Exa., como o meu tempo esgotou, quero requerer à Presidência e à Mesa desta Casa para que mande providenciar, dentro das normalidades legais e regimentais, todas as fitas, inclusive as televisionadas, da noite da votação. Isso é lei, estão guardadas a sete chaves, a fita da noite do dia 21, da votação, as fitas K7, e as notas taquigráficas de todo o assunto com referência à mudança de sede de Matos Costa para Canoinhas, já que pertencia...
Então, eu solicito que seja providenciado e que V.Exa., Sr. Presidente, encaminhe para a Corregedoria e para a Procuradoria desta Casa, para que também verifiquem a veracidade do processo.
Muito obrigado, Deputado Sérgio Godinho!
O SR. PRESIDENTE (Deputado Volnei Morastoni) - Deputado Reno, a Presidência acata a solicitação de V.Exa., mas seja por escrito e enviado à mesa, colocando o detalhamento dessa sua proposição para que possamos dar o encaminhamento pertinente.
O Sr. Deputado Reno Caramori - Assim será feito, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Volnei Morastoni) - A palavra está garantida ao Sr. Deputado Sérgio Godinho.
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Então, nesses primeiros seis meses de mandato, como debutante na vida pública, como Parlamentar, tenho aprendido muito, tenho visto que todos os debates nesta Casa são pertinentes, que todas as discussões dos Deputados são relevantes e visam ao aperfeiçoamento da democracia e a uma vida melhor ao cidadão. Não obstante, muitas vezes, achamos ridículo certos debates e perda de tempo, mas tudo na democracia é relevante porque a liberdade fala mais alto.
Como Parlamentar, Sr. Presidente, no primeiro mandato, tenho aprendido e tentado, de todas as maneiras, defender a minha Região Serrana; representar bem todo o povo daquela região, o povo de Lages, porque fomos, Deputado Antônio Ceron, por muito tempo discriminados, relegados ao terceiro ou ao quarto plano.
Estando aqui nesta Casa, neste primeiro semestre, aprendi com os nobres Parlamentares e inteirei-me de como conseguir espaço para pleitear e defender a minha região. Tenho conseguido e agradeço a todos aqui nesta Casa, que têm me tratado muito bem, desde os funcionários, os outros Parlamentares.
Para mim, esses primeiros seis meses foram motivo de muita preocupação, de muita ansiedade, de muita angústia, Deputado Antônio Ceron, por querer acertar, porque na campanha prometemos defender a nossa região, a todo custo.
Peço a Deus que me proporcione mais espaço, mais oportunidade para defender o povo de Santa Catarina, pois tenho como prioridade encontrar ações, criar projetos de lei que melhorem a vida do cidadão de Santa Catarina.
Então, agradeço a todos por esta oportunidade, aos funcionários da Casa, por quem tenho satisfação e orgulho de tê-los como amigos. Nesses primeiros seis meses, Deputado Paulo Eccel, aprendi muito com eles. Quero criar um laço de amizade mais forte e reunir mais conhecimento para que eu possa fazer um mandato digno dos 19 mil votos que recebi da região que represento. Eu amo aquela região pois lá nasci e moro na cidade de Lages, na Região Serrana.
Carmem
O outro assunto que gostaria de falar hoje, Deputado Dionei Walter da Silva, é sobre a minha preocupação como o Governo Lula. Nós fazemos parte deste Governo, mas estão ocorrendo muitas coisas equivocadas. Eu tenho mil exemplos para citar, mas cito apenas um.
Este ano houve o alistamento de um milhão e trezentos mil jovens para prestarem o serviço militar. Por uma contenção de despesas do Governo Federal, apenas sessenta e cinco mil jovens prestarão o serviço militar. Isso significa que mais de um milhão e duzentos mil jovens não terão a oportunidade de servir à Pátria, de fazer um grande aprendizado, que é a vida no Exército. Quem serviu sabe que um ano significa uma faculdade intensiva; principalmente os jovens mais carentes, que precisam de salário, educação e mais informação.
Neste Governo Lula, esses um milhão e duzentos mil jovens não terão oportunidade de servir à Pátria, de ganhar o seu dinheiro para ajudar, até, na renda familiar, e não terão oportunidade de conhecer mais sobre saúde, educação, vida, vida em caserna, segurança pública, informática e todos os outros cursos que o Exército oferece.
Então, é com muita tristeza que vejo o Governo Lula não priorizar a formação básica do jovem ao completar seus 18 anos, porque todo jovem, por lei, é obrigado a servir. É lamentável essa postura do Governo, essa falta de sensibilidade, que também está no Partido dos Trabalhadores porque não se vê ninguém ir contra essa incoerência, essa falta de visão do futuro.
Para concluir o meu pronunciamento, não poderia deixar de dizer que hoje é o Dia Mundial de Combate às Drogas.
Coincidentemente, um projeto de lei tramita nesta Casa criando uma postura obrigatória, a polícia deve estar presente nos colégios uma hora antes da abertura de seus portões e uma hora após o seu funcionamento.
Os jornais, Deputado Narcizo Parisotto, têm mostrado para todo o País e para Santa Catarina que o início do consumo das drogas, do vício das drogas, dá-se nas escolas. Os jornais de hoje mostram que na Universidade Federal de Santa Catarina 30% dos jovens consomem drogas lícitas. E as ilícitas estão por aí afora, com liberdade, e dentro do campus da universidade usa-se droga de forma liberada.
Então, como hoje é o Dia Mundial de Combate às Drogas, faço o meu apelo à sociedade (gastaria muito tempo para dizer o mal que vem através das drogas) para dificultar o avanço cruel do consumo de drogas, que tanto mal tem causado à juventude e a toda sociedade brasileira. Estamos vendo que 90% dos crimes ou são decorrentes do uso de entorpecentes ou de brigas entre os traficantes pelo comércio.
CRISTY
Faço um apelo aos Srs. Parlamentares para que a lei que tramita na Casa seja logo colocada em prática, a fim de criar uma barreira para a aproximação daqueles que vendem drogas nos colégios.
Penso que é uma boa medida porque vai afastar os traficantes, criando a barreira com a Polícia, que irá proteger as escolas. Com essa lei nenhuma escola deverá abrir as suas portas se não estiver na frente um homem fardado, evitando que ali se crie, forme-se um comércio de entorpecentes.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)