Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

28ª Sessão Solene - 18/11/2004

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente, Srs. Deputados, autoridades já nominadas, funcionários do SBT, convidados, amigos, minha filha Maíra Gonçalves e demais pessoas que se encontram neste recinto no dia de hoje.

Para eu falar sobre a Rede SC é uma situação muito especial porque faço parte dessa grande família, e para falar sobre ela temos que começar pelo seu capitão-mor, aquele que começou toda a história, o Sr. Mário José Gonzaga Petrelli. Ele é o grande mentor de tudo o que aconteceu em Santa Catarina com relação à Rede SC/SBT. E certamente se falarmos sobre o Sr. Mário Petrelli, ler aqui o seu currículo, usaríamos a metade da sessão.

Com certeza seria um motivo a mais que teríamos para alongar a sessão, pelo menos até às 21h, mas eu vou direto às atividades relativas à comunicação.

O Sr. Mário Petrelli já exerceu os cargos de vice-presidente, diretor-presidente da Rádio FM e TV Independência com sede em Curitiba, que retransmite a programação da Rede Record para as cidades de Curitiba, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Toledo; presidente da Rede Santa Catarina de Comunicações, como transmissoras do SBT para Santa Catarina, com geradoras em Florianópolis, Joinville, Chapecó, Blumenau, e muito provavelmente no próximo ano também no Município de Criciúma.

Para falar sobre o SBT, teríamos que começar falando também dos seus diretores. E aproveito para cumprimentar o Sr. Marcello Corrêa Petrelli, Diretor Superintendente da Rede SC, que, além de ser o meu patrão, é um grande amigo, uma grande figura humana, e tenho a satisfação e o orgulho de tê-lo como amigo e companheiro de trabalho.

Quero cumprimentar também o Sr. Valdemar Sauchuk, Diretor Administrativo e Financeiro da Rede SC; o Sr. Reynaldo Ramos Júnior, Diretor Comercial da Rede SC; o Sr. Paulo Hoeller, Diretor Operacional. Inclusive, há pouco comentava com ele que quando olhei o seu currículo e vi que foi ele que introduziu o sistema regional de programação, a minha vontade de fazer um programa para todo o Estado complicou.

Desejo cumprimentar também o Sr. Mário José Gonzaga Petrelli Filho, Diretor Institucional da Rede SC; o meu particular amigo Silvano Silva, Diretor Regional da Rede SC em Joinville, com o qual convivo diariamente; o Sr. Régis Rogério Rocha, Diretor Regional da Rede SC em Chapecó.

Certamente estou deixando de citar mais alguns colaboradores importantes nesse contexto, mas o importante é que essas cabeças pensantes somadas a mais um grupo de funcionários e de trabalhadores do SBT, acabou por formar uma rede vocacionada com as coisas de Santa Catarina. Uma empresa que opera no Estado de Santa Catarina, afiliada ao SBT, com emissoras nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Blumenau, Joinville e, futuramente, Criciúma. Enfim, um modelo de comunicação e de alta interatividade com as comunidades, na busca de soluções junto aos telespectadores e às autoridades constituídas.

Uma das principais características da Rede SC é a sua forte programação regional, a maior de toda a Santa Catarina. São cerca de 60 horas semanais dedicadas ao povo do Estado, as suas tradições e as suas histórias. E eu também tenho orgulho de fazer parte dela com o meu programa de TV, no Município de Joinville.

De todos os prêmios que a Rede SC obteve até hoje, o maior deles vem da audiência diária, que reflete a completa integração com o público catarinense, compartilhando a visão de uma rede cada vez mais sintonizada com os desejos da população.

Fundada em 1989 pelo empresário Mário Petrelli, hoje a Rede SC é a segunda maior rede de televisão do Estado (com quatro emissoras), buscando a informação verdadeira, elevados padrões de ética e integridade na condução de suas atividades.

Durante 15 anos de atuação e participação no mercado, a Rede SC fechou parcerias, criou relações e fez grandes amigos.

O projeto interligação Rede SC/SBT está trazendo uma nova era para a informação catarinense. Esse projeto cria um canal digital para o tráfego direto de dados áudio e vídeo em tempo real entre as emissoras de Florianópolis, Chapecó, Joinville, Blumenau e, futuramente, Criciúma, cobrindo todo o Estado.

A Rede SC/SBT é pioneira em Santa Catarina a operar com esse tipo de interligação, através da tecnologia Life Stream Broadcast (fibra ótica - Brasil Telecom), um importante avanço que vai garantir uma série de benefícios para anunciantes e telespectadores.

Outra iniciativa importante para o crescimento da Rede SC, de acordo com o Sr. Mário Petrelli, foi a criação do SBT-Sul, uma parceria entre as transmissoras da rede de Sílvio Santos no Paraná, Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul. O objetivo, segundo o Sr. Mário Petrelli, é mostrar que os três Estados reunidos possuem um potencial superior ao de países como o Chile e uma oportunidade para anunciantes e agências atingirem suas metas de regionalização.

As emissoras da região querem abocanhar uma fatia ainda maior do mercado publicitário e lançam uma estratégia de divulgação do Sul como o segundo maior mercado consumidor do País. Para isso, os três Estados integram suas transmissoras para oferecer planos e mídia conjuntamente.

Poderíamos falar muito mais aqui sobre a Rede SC/SBT e também trazer aqui aos senhores uma série de outras novidades que, certamente, vêm ao encontro dos anseios da nossa comunidade catarinense. Mas deixarei para o Sr. Mário Petrelli, a posteriori, falar sobre a sua rede.

Neste momento, quero apenas externar a cada um dos senhores o orgulho que tenho de participar desse empreendimento, com o meu programa de TV no Norte do Estado, vestindo essa camisa e identificando-me, de maneira muito profunda, com todos os anseios da emissora e com todos os sonhos da emissora.

Portanto, só tenho que estar aqui neste momento agradecendo a Deus pelo fato de poder também participar de um projeto tão portentoso. Quero dizer que nesta Assembléia homenageia-se hoje o SBT, a Rede SC, porque aqui nesta Casa estão os verdadeiros representantes do povo de Santa Catarina. Como a nossa Rede SC/SBT trabalha e interage com o povo de Santa Catarina, nada mais justo do que fazermos uma homenagem nesta Casa para essa emissora.

Parabéns a todos da Rede SC/SBT!

(Palmas)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)