Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

68ª Sessão Ordinária - 22/09/2004

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, participantes desta sessão, quero dizer da minha satisfação em participar mais uma vez desta tribuna.

Inicialmente, antes de fazer algumas justificativas e também fazer algum relato por que estou aqui, quero mais uma vez pedir desculpas aos telespectadores da TVAL, aos nossos queridos Deputados e Deputadas, aos convidados, pelo episódio que aconteceu no dia de ontem.

Vocês sabem perfeitamente que isso não é do meu feitio, graças a Deus, nunca fiz isso na minha vida, considero-me uma pessoa responsável, uma pessoa que valoriza o ser humano, valorizo as famílias, reconheço o trabalho do ser humano.

Hoje emprego mais de 200 pessoas, sou uma pessoa que respeito muito os outros, e graças a Deus sempre valorizei o ser humano, sempre valorizei aquelas pessoas que trabalham comigo, inclusive sou presidente de uma cooperativa que tem 60 funcionários.

Há 10 anos, Deputada Odete de Jesus, eu sou presidente dessa cooperativa, nunca precisei demitir funcionário, e nunca um funcionário pediu demissão. Então, fazemos o trabalho respeitando os outros.

Por cada um dos Srs. Deputados que usa esta tribuna para fazer os seus debates, Deputado Antônio Carlos Vieira, eu tenho uma grande admiração. A vinda, às vezes, na tribuna só fortalece o Governo, porque são críticas construtivas, críticas que realmente se tira proveito.

Deputado Celestino Secco, Deputado Antônio Ceron, enfim, todos os Deputados que fazem críticas construtivas, isso só ajuda. Digo isso porque já fui Prefeito e sempre que existia esse tipo de crítica isso me ajudava ainda mais a governar a minha querida cidade de Tubarão.

V.Exas. são testemunhas que eu nunca fui de criticar Governo passado. Tenho certeza de que cada um que passou por este Estado fez a sua parte, e nós os respeitamos, dentro das possibilidades.

Os Prefeitos que administram as suas cidades, dentro das suas dificuldades, das suas possibilidades, também fazem a sua parte, e nunca estivemos aqui criticando ninguém. Inclusive, tenho dito que fazemos um trabalho sem discriminação, tratando todos com igualdade. E foi exatamente o que eu disse ontem num aparte ao nosso Líder, Deputado Herneus de Nadal, quando disse da ida do nosso Governador à nossa região.

V.Exas. nunca me viram criticar o ex-Governador Esperidião Amim. E reconhecemos o trabalho brilhante que ele fez, dentro das possibilidades, nos dois governos em que ele administrou Santa Catarina. Também, da mesma forma, o Prefeito de Tubarão, dentro das suas possibilidades, nós reconhecemos o governo que ele faz.

Então, eu sempre fui uma pessoa de reconhecimento do ser humano. Eu nunca fui de me passar, de pisar nos outros, de humilhar as pessoas. Eu não tenho esse perfil. Isso eu nunca fiz. Por isso, quero pedir desculpas pelo que aconteceu no dia de ontem, mas às vezes isso acontece com o ser humano, ninguém tem sangue de barata. E com todo respeito ao Deputado Joares Ponticelli, eis ele vem provocando isso muito, todos os dias, até peço, quem sabe, para ele limitar um pouco mais as suas críticas, que são muito ásperas, o que deixa qualquer um de nós, às vezes, excitado.

Existem pessoas aqui dentro que já me comentaram que às vezes até saem do Plenário quando S.Exa assoma à tribuna, porque é sempre a mesma coisa, porque já sabem o que S.Exa vai dizer.

Então, quem sabe, até para acalmar os ânimos, porque não é do meu feitio, como não é do feitio de S.Exa. fazer esse tipo de coisa, vamos nos respeitar.

Não estamos aqui por acaso, estamos aqui porque estamos na história, foi o povo que nos elegeu, graças a Deus.

Eu fui o único Deputado do PMDB eleito de Tubarão a Passo de Torres, e não queria ser candidato. Atendendo a um pedido do nosso então candidato na época, aceitei ser candidato, e graças a Deus, em 53 dias de campanha, fui eleito Deputado Estadual. E a minha cidade, reconhecendo o trabalho que sempre fiz, deu-me quase 18 mil votos. Então, isso é gratificante e é por essa razão que estamos aqui, exatamente para defender esse povo querido, principalmente da região das nossas bases.

Estou aqui para dizer para vocês que esse é o tipo de trabalho que faço. Não discrimino ninguém, não tenho raiva de ninguém, só que ninguém tem sangue de barata. Eu gostaria até de pedir para o amigo que se controlasse mais, porque as pessoas estão para ouvir a nossa defesa, a nossa proposta, o que queremos para a nossa cidade, para a nossa região.

É isso que o povo quer saber: recentemente conseguimos instalar em Tubarão um banco de sangue, que tínhamos perdido para a região de Criciúma e que conseguimos trazer de volta. Conseguimos levar para Tubarão um posto avançado do Badesc. Estamos conseguindo fazer o asfalto de Jaguaruna até o Camacho, tudo com a ajuda, é claro, do Governo do Estado.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição nunca viu tanto recurso. Então, é isso que o povo quer saber: o que estamos fazendo aqui. O povo nos cobra, e nós temos que ter discurso, sim, temos que prestar contas para os nossos eleitores.

Então, o episódio de ontem, a nossa discussão com o Deputado Joares Ponticelli, eu acredito que até é considerado um problema normal num Parlamento, esse é o nosso papel. Mas eu estou aqui prestando contas daquilo que faço.

Como estava dizendo, o Hospital Nossa Senhora da Conceição nunca viu tanto recurso, Presidente. No ano passado foram liberados R$300.000,00, e neste ano foi assinado mais um convênio, no valor de R$400.000,00. As obras do reinicio do aeroporto regional de Jaguaruna, tive a informação ontem, que vão ser retomadas, se Deus quiser, agora, no próximo mês, já está garantido.

Tive a felicidade, Deputada Odete de Jesus, de andar em 16 Municípios com o nosso Governador, na região da Amurel, e graças a Deus fomos muito bem recepcionados. Teve Município que recebeu o Governador com mais de 6 mil pessoas.

Então, isso é gratificante, o Governador que está lá, um Governador simples, com os pés no chão, com propostas, levando o apoio aos nossos companheiros, com certeza.

Acho que esse é o nosso dever, esse é o nosso papel, é isso que temos que fazer, é isso que o povo espera de nós.

A Deputada Odete de Jesus e a Deputada Ana Paula falaram aqui em panfletos. Mas eu também já fui acusado por panfleto, por pesquisas mentirosas. Isso já aconteceu também comigo. E o Deputado Joares Ponticelli - e eu lamento, ele sabe perfeitamente - foi acusado recentemente com panfleto. E eu lamento que isso realmente aconteça, mas nós temos que realmente tomar as devidas providências.

Então, nós temos que ter ética, sim, nós temos que ter ética. Isso aí nós temos. E o que nós temos que fazer é nos respeitar um pouco mais, cada um de nós está aqui porque tem uma história, com certeza.

A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Solicito à Sra. Deputada que, se for possível, seja breve, porque eu gostaria de concluir o meu raciocínio. Mas concedo um aparte a V.Exa.

A Sra. Deputada Odete de Jesus - Eu costumo falar muito lento, Sr. Deputado.

Aquele dia em que me manifestei na tribuna de que jogaram os panfletos no banheiro da minha igreja, em Chapecó, eu salientei de foi moleque, brincadeira de mal gosto. Pessoa que tem responsabilidade não faz essas coisas.

Muito obrigado, Deputado!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Também até para informação dos Companheiros, eu recebi uma declaração ontem, do pronunciamento do Deputado Joares Ponticelli, quando se referia à matéria no jornal o Diário do Sul, recebi uma declaração dizendo o seguinte:

(Passa a ler)

"Tubarão, 21 de setembro de 2004

A respeito da matéria que vinculou hoje no jornal O Diário do Sul, queremos informar o seguinte: a diretora de assistência ao estudante afirma que a merenda está atendendo às reais necessidades dos alunos, tanto em termos de qualitativo como de quantitativo.

A Sra. Mari Darlete é uma servidora da unidade escolar e não responde pela mesma. Fez parte do Governo anterior na função de diretora da escola, o que afirma que tem conotação puramente política."

Então, infelizmente, nestes momentos de eleição que se vive, a gente até acredita que isso sejam realmente coisas politiqueiras.

E aqui está, quando diz que a escola não tem merenda. E tem uma relação aqui da merenda da escola. Está lá para quem quiser acompanhar. Foi mandado para a imprensa. E ontem a escola se encontrava com estoque de 350 quilos de merenda escolar.

Mas isso é só para esclarecer, eu peço mais uma vez desculpas a todos, que não é do meu feitio fazer isso.

Desejo a todos vocês um bom final de semana e fiquem com Deus.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)