Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Afrânio Boppré

17ª Sessão Ordinária - 30/04/2004

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero cumprimentar os trabalhadores da Polícia Federal, que estão se organizando para mais uma jornada de luta. Desejo sucesso e vitória neste momento!

Assomo à tribuna no dia de hoje para comunicar a esta Casa que o Partido dos Trabalhadores realizou neste domingo, dia 28 de março, aqui em Florianópolis, as suas prévias para a escolha do candidato do PT à Prefeitura da Capital.

A imprensa acompanhou e noticiou a mobilização do Partido desde o início, e quero dizer que tivemos a inscrição de quatro candidaturas do PT. O companheiro Sérgio Goulart, que é jornalista, a companheira Luci Choinacki e também o companheiro Mauro Passos fora os que, junto com o meu nome, completaram o conjunto dos petistas que concorreram às prévias.

Neste processo, nós defendíamos a tese do consenso porque achávamos que era o caminho mais adequado. Afinal de contas, experiências anteriores apontavam possibilidades de se deixar seqüelas na disputa política internamente ao Partido.

No entanto, sou forçado a vir a esta tribuna para dizer que este processo foi extremamente rico, do ponto de vista partidário, permitindo que houvesse uma grande mobilização da nossa militância e um grande debate político, e permitindo, inclusive, que nesta caminhada tanto a Companheira Luci Choinacki como o Companheiro Sérgio Goulart também refletissem, amadurecessem o posicionamento das suas candidaturas e chegassem à conclusão de que precisavam renunciar as suas candidaturas, restando, portanto, dois nomes: o do Deputado Federal Mauro Passos e o meu nome.

Quero dizer que me sinto extremamente gratificado e honrado de ter participado deste processo, em que o principal vitorioso foi o Partido dos Trabalhadores, porque nós aprofundamos a discussão sobre programa de Governo, sobre a nossa política de aliança, sobre as estratégias da nossa conjuntura e sobre todo o debate que o Partido precisava fazer.

Portanto, eu considero que foi um processo de acumulação política interna importante. O Partido sai fortalecido e unificado para a disputa eleitoral de 2004, em Florianópolis.

A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Pois não!

A Sra. Deputada Odete de Jesus - Eu agradeço, Deputado, pela oportunidade do aparte. V.Exa. demonstra um gesto de cavalheirismo!

Há alguns dias esta Deputada estava vindo de São Paulo e uma mulher grávida estava de pé, enquanto vários homens permaneciam sentados. Esta Deputada ficou de pé e cedeu o lugar para aquela mulher! Ela até riu, achou engraçado!

Mas gostaria de parabenizá-lo por ter sido o escolhido. Claro que isso ocorreu pela sua competência, pela sua experiência política. V.Exa. já está se preparando para uma grande batalha e esta Deputada deseja que alcance o sucesso!

O que mais me sensibilizou hoje, Sr. Presidente e Srs. Deputados, foi um telefonema que recebi do amigo da Polícia Federal, Sr. Joel, que está nas galerias. Ele me disse ao telefone: "Deputada, nós paramos a greve para ajudar a Defesa Civil a socorrer os nossos irmãos que foram atingidos pelo grande flagelo do furacão"! Isto foi o que mais me sensibilizou!

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Eu agradeço a V.Exa., Deputada!

O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Pois não!

O Sr. Deputado Paulo Eccel - Inicialmente, gostaria de saudar os policiais federais aqui presentes e dizer que estamos solidários a eles. Esperamos uma solução imediata por parte do Governo e por parte do comando de greve para a solução desse problema. O Brasil está sentindo com a greve e precisamos encontrar, coletivamente, uma solução imediata para atender a essa justa reivindicação e também para resolver o problema da população, que está sentindo os transtornos da Operação Padrão.

Deputado Afrânio Boppré, quero parabenizá-lo pela vitória conquistada no último domingo nas prévias do seu Partido, aqui em Florianópolis, prévias essas tão discutidas e tão polemizadas por tanto tempo, que estariam sendo transformadas em grupos que apóiam e que não apóiam este ou aquele Governo. Mas acredito que o Partido dos Trabalhadores saiu vitorioso!

Gostaria de saudar também os demais companheiros, acima de tudo V.Exa. Não tenho dúvidas de que o nosso Partido vai estar extremamente bem representado na disputa eleitoral deste ano e, com certeza, Florianópolis estará muito bem representada a partir de janeiro de 2005 nas mãos de V.Exa.

Parabéns!

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Agradeço pelo seu aparte, Deputado Paulo Eccel.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado, nós militamos em correntes opostas, mas quero, em meu nome e em nome da minha Bancada, cumprimentá-lo pela disputa e, evidentemente, pela vitória. Pude acompanhar à distância toda a movimentação de V.Exa., o quanto lutou por essa condição no campo interno, enfrentando, inclusive, a declaração pública da Senadora Ideli Salvatti, que ocupa o maior mandato do Partido em Santa Catarina, e parece que a Senadora começou a ouvir um pouquinho as vozes roucas das ruas que há tempo já não ouvia mais.

Parabenizo V.Exa. porque pude ver o quanto lutou para conquistar essa condição.

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO Boppré - Muito obrigado, Deputado!

Aproveito para agradecer a todos os Companheiros e Companheiras, militantes filiados ao Partido dos Trabalhadores que acreditaram na nossa candidatura. A nossa proposta foi uma disputa sadia, salutar, em alto nível. O companheiro Deputado Federal Mauro Passos também honrou com dignidade a sua candidatura. O Partido dos Trabalhadores, volto a dizer, saiu, neste domingo, fortalecido, dando os primeiros passos rumo à vitória, em 2004, em Florianópolis.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)