Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Afrânio Boppré

6ª Sessão Ordinária - 02/03/2004

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sra. Deputada Ana Paula Lima, inicialmente venho à tribuna inclusive para informar ao Plenário desta Casa que na manhã de hoje a Bancada do Partido dos Trabalhadores se reuniu, a qual tinha como uma de suas tarefas o debate a respeito da liderança da Bancada do PT.

Muito me honrou durante dois anos consecutivos, o ano de 2002, o último ano da Legislatura passada, e o ano de 2003, o primeiro ano da atual Legislatura, poder representar nesta Casa a condição de Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores. Mas também muito me honra, muito me orgulha, poder no dia de hoje vir à tribuna e comunicar aos Colegas que a Bancada do Partido dos Trabalhadores, por consenso, traz a indicação para representar o Partido dos Trabalhadores nesta Casa do Companheiro, do colega militante de luta, Pedro Baldissera.

Então, é com muita satisfação que comunico ao Plenário que estamos renovando a Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores, adotando o princípio do rodízio. Achamos isso salutar, pois é necessário fazer com que o maior número de Deputados possível possa ter a oportunidade de representar o Partido dos Trabalhadores.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Quero cumprimentá-lo, Deputado Afrânio Boppré, pelo seu exercício ao longo desse período na Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

Eu tive a oportunidade de conviver com V.Exa. ainda na condição de Líder do Governo nesta Casa, no último ano da Legislatura anterior e neste primeiro ano em que as urnas nos colocaram no outro lado deste Plenário. E em todas as oportunidades que celebramos acordo, que empenhamos a palavra, V.Exa se mostrou um Líder respeitoso a todos os compromissos assumidos, honrou todos os compromissos que foram acordados por conta do acordo de Líderes.

Sabemos que nesta Casa o colegiado de Líderes muitas vezes se sobrepõe ao próprio Regimento Interno, afinal de contas o colégio de Líderes representa o desejo de todas as Bancadas. Mas há que sempre garantir o cumprimento desta palavra. E V.Exa. assim se portou.

Por isso, quero cumprimentá-lo ao mesmo tempo que desejo ao Deputado Pedro Baldissera muito sucesso nessa missão difícil. E tenho certeza de que a sua experiência e o seu compromisso com a palavra empenhada já o credenciam para dar continuidade a esse trabalho tão bem empreendido até aqui pelo Deputado Afrânio Boppré.

Desejamos muito sucesso a S.Exa. e conte conosco para os acordos que deveremos celebrar ao longo do nosso período de Liderança.

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Agradecemos o seu aparte, nobre Deputado.

O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Ceron - Queremos cumprimentar V.Exa. e o seu Partido pela indicação do Deputado Pedro Baldissera para o novo período de Liderança, desejando muito sucesso. Queremos cumprimentar V.Exa. também pela maneira amiga, serena, firme e leal como se portou no Colegiado de Líderes durante o ano.

Temos-lhe admiração e apreço muito especiais pela dedicação que V.Exa. tem tido ao mandato; pode ter certeza de que essa convivência no Colegiado de Líderes fez aumentar mais a admiração e o apreço que tenho pela lealdade que V.Exa. trata a coisa pública.

Parabéns e sucesso ao novo Líder, Deputado Pedro Baldissera.

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Agradeço o aparte de V.Exa. nobre Deputado.

O Sr. Deputado Pedro Baldissera - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Pois não!

O Sr. Deputado Pedro Baldissera - Deputado Afrânio Boppré, não poderia deixar de dizer neste momento, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores e em nome da Executiva, que V.Exa. muito tem contribuído neste processo legislativo. E faço aqui publicamente o reconhecimento, como os Colegas Líderes já o fizeram, do louvável e importante trabalho que exerceu em 2003.

Nós viemos a esta Casa com experiência ou sem experiência, seja ela no Executivo ou no Legislativo, e fomos grandes aprendizes. Aprendemos com a sua tarefa de Líder, com a sua postura e com a forma como V.Exa. tem se posicionado e construído a caminhada do Partido dos Trabalhadores.

Queremos neste momento ser gratos à sua doação, ao seu empenho, ao seu serviço e ao seu trabalho. E pode ter certeza de que a sua presença nesta Casa Legislativa, na Bancada do Partido dos Trabalhadores, é imprescindível, é extremamente importante, para continuarmos a vislumbrar o processo e a caminhada do Partido dos Trabalhadores.

Muito obrigado pelo seu empenho e conte conosco neste processo e nesta caminhada.

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Agradeço as palavras elogiosas.

Deputado Pedro Baldissera, vamos ter um ano de excepcionalidade legislativa e por isso quero me colocar à sua disposição como membro da Bancada do PT, para colaborar no encaminhamento, com V.Exa. na condição de Líder.

Queremos dizer que estamos à sua disposição para o apoio necessário, a fim de que possamos ter um bom desempenho e um sucesso maior ainda no ano de 2004, na Assembléia Legislativa.

Aproveito esses dois minutos que me restam para parabenizar a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - a CNBB -, por ter colocado na pauta um debate político nacional tão importante, que é a Campanha da Fraternidade, que neste ano se refere à água.

Isto é importantíssimo, Deputado Genésio Goulart. Temos que fazer um irmanamento do Poder Legislativo catarinense com esse esforço que a CNBB quer fazer, de reflexão com toda a comunidade brasileira, para discutirmos os desafios que estão colocados com relação ao futuro da água, à forma de apropriação desse benefício da natureza, porque não é apenas uma discussão de como cuidar e zelar pelos nossos mananciais, mas também de discutir a relação dos homens com o benefício da natureza.

Por trás dos debates a respeito da água, nós sabemos que as empresas multinacionais do setor de saneamento estão interessadas no processo de privatização da água! E a CNBB já traz esta preocupação dizendo que a água é um bem público, não tem valor econômico e não pode ser transformada em uma mercadoria!Por isso a importância de nós nos associarmos a este grande empreendimento.

Antecipadamente, quero convidar todos os Srs. Deputados para que nós possamos fazer audiências públicas, debates nas Comissões, debates neste Plenário para aprofundarmos estes entendimentos e ajudarmos a regulamentar a legislação catarinense sobre os recursos hídricos com o objetivo de assegurar não só a preservação mas o acesso de toda a sociedade a este direito, um direito universal, um direito público que a natureza nos traz como benefício.

Reitero os meus cumprimentos à CNBB e quero dizer que estou engajado nesta campanha.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)