18ª Sessão Ordinária - 02/04/2002
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, companheiros Deputados, venho à tribuna, nesta tarde, com muita satisfação.
Hoje, pela manhã, ao fazer a leitura dos jornais confirmei aquilo que já era motivo de discussão entre os Partidos da União por Santa Catarina juntamente com o Governador, ou seja, sobre o apelo que vimos fazendo, nas últimas semanas, ao nosso Governador Esperidião Amin, no sentido de que se dispusesse a colocar o seu nome à condição de candidato à reeleição pelo Governo de Santa Catarina.
Ficamos extremamente feliz por ver a confirmação de que ele aceita o desafio e que oferece, portanto, a oportunidade, ao catarinense e ao nosso Partido, de poder, nas urnas, avalia-lo novamente no dia 06 de outubro.
Nas urnas vamos ter a oportunidade de poder avaliar um trabalho sério, responsável, voltado aos interesses maiores do povo de Santa Catarina, desenvolvido pelo nosso Governador que, calcado em muito trabalho, seriedade, criatividade e responsabilidade, deu um rumo novo a Santa Catarina.
Deixou para trás na história aquela mancha, aquela nódoa do governo desastrado que administrou o nosso Estado, do qual ele teve a missão de receber o ônus de tentar, então, viabilizar e acertar os desmandos cometidos naquela oportunidade.
Então, nos deixa extremamente feliz e, de uma certa forma, tranqüilo por sabermos que estamos oferecendo a Santa Catarina a oportunidade de poder continuar contando com a competência do nosso Governador Esperidião Amin, no comando deste Estado. E junto com Esperidião Amin também uma equipe de pessoas extremamente capazes, sérias, responsáveis, que fizeram com que hoje possamos estar comemorando a vitória de um povo, a vitória da gente de Santa Catarina, comandada por este Governador que enfrentou o desafio de sanear e de resgatar não só o crédito como também as finanças de Santa Catarina.
Também neste curto espaço de tempo conseguiu devolver um Estado com condições de ser parceiro da sociedade, do desenvolvimento e de ser um Estado que incluiu o cidadão catarinense na condição de poder acessar a uma melhor estrutura de saúde, porque nunca se fez tanto na história de Santa Catarina em saúde como foi feito nestes três anos e meio de Governo Esperidião Amin.
Nunca se fez tanto em agricultura quanto neste período de três anos e três meses de Esperidião Amin. Nunca se fez tanto em segurança, apesar do problema continuar sendo preocupante; nunca se investiu tanto como no Governo Esperidião Amin; nunca se desenvolveu tantas obras na educação e com tanta qualidade como nestes três anos e três meses do Governo Esperidião Amin; nunca o Badesc, na sua história, fez tantos investimentos de inclusão, sim, de dar oportunidade ao pequeno para poder iniciar uma atividade, para poder dali criar uma alternativa de sustento à sua família, como se fez nestes três anos e três meses de Esperidião Amin; nunca se fez tanto em modernidade na estrutura da Fazenda do Estado de Santa Catarina como fez o Secretário Vieira; nunca se buscou tanta agilidade e se teve a modernidade implantada em tão pouco tempo de administração como com o Secretário Celestino Seco à frente da Administração do Estado de Santa Catarina; nunca se fez tanto, nunca se atendeu com tanto esmero como fez e está fazendo o nosso Secretário de Governo Amaro Lúcio da Silva.
Então, hoje temos a oportunidade de estar presente junto à sociedade catarinense e de continuar fazendo mais por Santa Catarina. Como por exemplo, agora vamos começar um programa dentro da Secretaria de Obras com a implantação de importantes rodovias.
Vejam V.Exas. que dentre essas 22 obras que estamos entregando agora, nenhuma é para Florianópolis, nenhuma é para a Capital, que, aliás, é muito acusada pela Oposição, de que a Dona Angela faz um grande Governo porque recebe privilégios e atenção especial do Governador Esperidião Amin, o que não é verdade, pois a Oposição não conseguirá provar um convênio sequer assinado pelo Governo do Estado com a Prefeita desta Capital.
O que surpreende a Oposição com relação a nossa grande Prefeita Ângela Amin é a sua competência, é o seu dinamismo, a sua qualidade e, acima de tudo, a sua seriedade.
E aí sim a Oposição vai ter oportunidade, nos debates, na época de campanha, de apresentar e provar isto. Vamos poder mostrar trabalho, resultado, solução, respeito, seriedade, competência, crescimento e, acima de tudo, que é possível se fazer diferente quando se tem responsabilidade, porque até dezembro de 1998 não se encontrava dinheiro em Santa Catarina sequer para pagar a folha.
Mas bastou mudar o Governo, chegar à frente do Governo Esperidião Amin, e em janeiro de 1999, já começava a aparecer dinheiro, não só para pagar a folha em dia, como também para pagar o atrasado e o fornecedor, que recebeu calote; para pagar as instituições que não recebiam os valores acordados pelos convênios e também começar a fazer um programa de investimento em Santa Catarina.
Foi só mudar o Governo e começou a aparecer recursos para investimentos neste Estado. E, recursos para investimentos encontramos quando temos um Governo competente, sério, responsável, à exemplo do que encontramos no nosso Governador Esperidião Amin.
Quando no dia de hoje li os jornais, Deputado Heitor Sché, verifiquei que o Luiz Henrique ameaçava o seu amigo - que diz que é amigo -, Fernando Henrique Cardoso, dizendo que se o PSDB não fechasse com ele ajudaria o Ciro Gomes. Surpreendia-me porque amigo não ameaça amigo. E que não tem convicção de que José Serra seja um bom candidato a Presidente da República, porque senão iria ficar com o melhor.
E agora vem ameaçar, num ato de desespero de quem não está preparado, de quem deve para Santa Catarina, de quem estava junto com Jader Barbalho levantando a mão de Paulo Afonso para defendê-lo na frente do Palácio e na frente desta Casa Legislativa, o PSDB.
Temos que dizer que o PSDB foi um grande parceiro da União por Santa Catarina, e poderá continuar sendo junto aos interesses de Santa Catarina com a União, mas, acima de tudo, com o nosso Partido e o nosso Governador.
Agora, desta tribuna, por algumas centenas de vezes, vimos o PMDB criticar violentamente o Governo Federal, na pessoa de Fernando Henrique Cardoso. Sentiam vergonha! E tem documentos de repúdio assinados pedindo para que o PMDB não fizesse parte do Governo Federal. Realmente Fernando Henrique Cardoso tem documento assinado pelo PMDB de Santa Catarina. É por isso que hoje eles estão ameaçando, porque não têm discurso.
Mas nós nunca tivemos vergonha, porque soubemos reconhecer, somos agradecidos, estamos contentes. Santa Catarina reconhece o grande esforço do Governo Federal Fernando Henrique Cardoso para com o Governo de Esperidião e para com o povo de Santa Catarina.
Obras importantes para o desenvolvimento deste Estado aconteceram graças ao apoio daqueles que éramos amigos ontem, vamos continuar amigos hoje e, com certeza, seremos amigos no próximo Governo de Santa Catarina, que deverá ser comandado pelo nosso competente amigo, de extraordinária figura pública, patrimônio catarinense da União por Santa Catarina, Esperidião Amin, porque é certo que este gesto de desespero já levado até a imprensa estadual é um gesto daqueles que não souberam, na hora que era importante saber, ser solidário e saber reconhecer a importância do Governo Fernando Henrique Cardoso para Santa Catarina e para o País.
Nós não vamos engolir o discurso...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)