71ª Sessão Ordinária - 29/06/2022
DEPUTADO OSMAR VICENTINI (Orador) - Volta a falar sobre a situação dos moradores do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Ressalta que desde 2004 vem tratando dessa situação com ajuda dos Vereadores e Prefeitos. Informa que organizou uma ONG chamada "Acorda Brasil" para defender questões sobre o meio ambiente, e que está nessa luta há mais de 20 anos. Na época, levou uma carta redigida pelas crianças de primeiro ano, da região, ao Ministro do Meio Ambiente, questionando sobre as indenizações, inclusive das escolas. (Lê alguns trechos da carta em plenário.)
Enfatiza que o Município não é contra a preservação do Parque, no qual foi transformado 517 mil hectares em área de proteção do meio ambiente através de decreto, mas os proprietários que moram na região até agora não foram indenizados, sendo prejudicados há mais de 20 anos. Critica a forma que o Governo Federal está tratando a situação dos moradores, pois é preciso adaptar a área para a realidade do momento, olhar com mais atenção para as pessoas. Informa que vai a Brasília para tratar no ICMBio sobre a questão crítica que estão vivendo os moradores do Parque Nacional da Serra do Itajaí. [Taquígrafa: Ana Maria]