5ª Sessão Ordinária - 26/02/2004
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o que me traz à tribuna na manhã de hoje, ainda como Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, são as matérias veiculadas pela imprensa, especialmente pelo brilhante colunista Paulo Alceu, que tem clareado os fatos a respeito de notícias infundadas que circulam no país vizinho, a Argentina, acerca do tratamento dado aos turistas argentinos no Estado de Santa Catarina, principalmente na cidade de Florianópolis.
Fui convocado ontem pelo Secretário de Estado da Organização do Lazer, Deputado Gilmar Knaesel, para uma reunião provocada pela preocupação daquela Pasta com as notícias, Deputado Celestino Secco, a respeito da violência contra os turistas argentinos na Ilha de Santa Catarina, notícias estas que são reproduzidas, hoje, na coluna do jornalista Paulo Alceu e que contam com a confirmação do ilustre ex-Deputado Federal Hugo Biehl.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, tenho em mão um e-mail que foi enviado ao Secretário Roberto Colin pelo Conselheiro Francisco Carvalho Chagas, Chefe do Setor das Relações Federativas e Embaixadas do Brasil em Buenos Aires, cidade em que existe uma revista de circulação nacional, parecida com a Veja e a IstoÉ, cuja matéria diz no início:
(Passa a ler)
"El lado escuro del paraíso
Las autoridades brasileñas creen que la inmigración aumentó la violencia en la isla. La odisea de los más de 100 argentinos asaltados durante enero".
Imaginem, Srs. Deputados, que na Ilha de Santa Catarina, de acordo com essa revista, mais de 100 argentinos foram assaltados no mês de janeiro. Para não dizer que é uma matéria mal intencionada, vamos dizer que é mal informada.
Segue a matéria e, para nossa surpresa, um outro parágrafo diz o seguinte:
(Continua lendo)
"Según cifras oficiales de la policía brasileña, 155 argentinos fueron asaltados en Florianópolis durante enero. Un promedio de seis casos por dia".
Vejam bem que de 100 casos, a matéria já aumenta para 155, e essa quantia passa para 180, porque seis casos por dia somam 180 casos.
Então, vejam, Srs. Deputados, que é uma matéria tendenciosa, mentirosa, que visa denegrir o turismo catarinense, a imagem do povo catarinense, que é hospitaleiro, que tem recebido com muita alegria os turistas argentinos. Cada vez mais o Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria da Organização do Lazer e a Santur têm feito de tudo para que o Turista que aqui vem seja bem recebido. Inclusive a própria Prefeitura de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Turismo, que é parceira do Estado, têm feito de tudo para receber cada vez melhor o nosso turista.
O fato é que não podemos acreditar que essas notícias sejam verdades, que realmente esteja acontecendo e vindo de um órgão oficial argentino, com manifestações do Cônsul da Argentina, inclusive aqui confirmado pelo ex-Deputado Hugo Biehl que essas notícias possam ter sido vazadas de forma mentirosa.
Em face disso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, estou convocando, através da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, o Cônsul argentino em Santa Catarina para que diga realmente se essas manifestações foram oficiais, por parte de algum órgão do Governo argentino ou se foram notícias infundadas, mentirosas, que já deveriam ter sido desmentidas pelo Cônsul argentino.
A Secretaria da Organização do Lazer, juntamente com a Secretaria da Segurança Pública, através da Delegacia do Turista, estão levantando todos os dados de violência que houve contra qualquer tipo de turista, inclusive argentinos.
Também gostaria de frisar que ontem, pessoalmente, comecei a fazer um levantamento na cidade de Balneário Camboriú da possível violência contra turistas. E pela informação que obtive do Dr. Maurício José Eskudlark, não oficial ainda, foram pouquíssimos os casos, e mesmo assim alguns turistas não são vítimas, pelo contrário!
Então, Srs. Deputados, trago essa manifestação porque penso que a Assembléia tem que se posicionar sobre isso, pois o Estado de Santa Catarina, o Governo Estadual, lutam muito para cada vez mais trazer turistas para nosso Estado, e por isso não podemos deixar que uma matéria mentirosa, maldosa venha denegrir a imagem do povo catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)