8ª Sessão Ordinária - 04/03/2004
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de ocupar rapidamente esta tribuna para fazer um pequeno comentário com relação ao requerimento de autoria da Bancada do PT, que solicita que seja feita uma investigação no painel eletrônico, o que me causou surpresa, até porque acredito que os funcionários que manipulam esse equipamento são da mais alta qualidade desta Casa.
E eu, que tenho acompanhado pari-passu os acontecimentos relacionados a esse painel eletrônico, fico, de certa forma, surpreso com esta preocupação oriunda do PT, em que pese todo o respeito que tenho por cada um dos Srs. Deputados deste Partido.
Quero dizer que esses aparelhos que são manipulados pelos Srs. Deputados só acusam aquilo que o Deputado efetivamente faz.
Em muitas situações, tenho visto nesta Casa que, quando existe uma votação ou estamos em processo de votação, enquanto está-se discutindo aqui, muitos dos Srs. Deputados estão conversando e dedilhando no aparelho, apertando as teclas, e ele recebe essas informações, pois é um aparelho computadorizado. Então, a partir do momento em que o painel é aberto para a votação, muitos dos aparelhos que foram inadvertidamente acionados pelos Srs. Deputados, imediatamente acusam aquilo que o Deputado, distraidamente, acabou teclando.
Por isso, em muitas ocasiões, temos visto e ouvido os Srs. Deputados reclamando do aparelho, pois eles dizem que não votaram, mas o aparelho acusa o voto. Na realidade, o Deputado, inadvertidamente, acabou apertando o aparelho e quando este foi acionado acabou acusando o seu voto.
Por isso, em que pese o respeito todo que tenho pelo PT, acredito que esse tipo de investigação parece-me bastante extemporânea.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado, nós, em momento algum, fizemos acusação a nenhuma servidor. Pelo amor de Deus!
Nós tivemos, no ano passado, naquela sessão presidida pelo Deputado Onofre Santo Agostini, três Deputados que se manifestaram dizendo não terem votado, mas o seu voto constava no painel. Ele explicou a mesma coisa que V.Exa., mas a nossa preocupação é que isso não pode acontecer. Tem de haver um meio de fazer com que o voto de uma votação anterior não chegue no Plenário. Por quê? Numa votação secreta, se acontecer isso, o meu voto, por exemplo, se foi extemporâneo na votação anterior, poderá ser contrário à minha pretensão.
Então, é neste sentido. É uma máquina, não é a operadora, pelo amor de Deus, não falamos nisso, que precisa de uma revisão, de uma autorização para não acontecer isso novamente, pois isso já ocorreu com os Deputados Celestino Secco, Nilson Machado e Francisco de Assis.
Muito obrigado!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini- Deputado Nilson Gonçalves, V.Exa. tem toda a razão. O Deputado, ao apertar o seu número, aperta muito rápido, por isso acumula, no sistema, o número do Deputado, e depois na segunda votação, ao apertar a tecla enter, dá o resultado anterior. Por isso que ocorre erro muitas vezes. Mas se o Deputado cuidar bem da sua máquina não ocorrerá erro nenhum.
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Acredito que, com certeza absoluta, se cada um dos Srs. Deputados tiver a consciência absoluta de que deve manipular esse aparelho somente na hora do seu voto, não teremos problema algum no momento da votação, até porque esses aparelhos são sempre revisados nesta Casa.
Muito obrigado!
(SEM REVISOR DO ORADOR)