71ª Sessão Ordinária - 05/10/2004
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, queremos cumprimentar todos os Parlamentares que colocaram seus nomes à disposição de seus Partidos em várias regiões. Alguns deles tiveram suas propostas acolhidas e cremos que é importante sabermos que vários Parlamentares irão assumir Prefeituras e que outros suplentes virão para cá.
Na minha região, Deputado Joares Ponticelli, temos 15 Municípios, sendo que seis Prefeituras são do PP, seis do PMDB, duas do PFL e uma do PT. Então, tivemos um equilíbrio importante na nossa região. É evidente que não deu para V.Exa. fazer uma festa, como fez na outra região. Lá houve o equilíbrio, tranqüilamente.
Deputado Joares Ponticelli, a sua aprovação foi bem na Amurel, mas não foi bem aqui na região da Grande Florianópolis. Nós tínhamos duas Prefeituras e passamos para oito. Portanto, foi um crescimento fantástico, Deputado João Henrique Blasi, na região da Grande Florianópolis. Parece-me que não deu certo por toda Santa Catarina e que deu certo apenas em uma região.
Portanto, não tenho dúvida nenhuma de que foi uma eleição muito equilibrada. Vimos em todas as regiões um respeito total às militâncias, aos Partidos e aos Parlamentares. Praticamente não houve nenhum episódio que denegrisse a campanha político-eleitoral. Creio que foi uma eleição muito bonita e equilibrada. Ganharam aqueles que o povo quis escolher, e eleição é isso. Na região do Meio-Oeste, o PMDB teve um crescimento fantástico; na região do Deputado Mauro Mariani, no Norte do Estado, também teve um crescimento fantástico. Tínhamos 115 Prefeituras e permanecemos com 115. Foi mantido o que tínhamos e tivemos o crescimento de uma Prefeitura apenas.
Por isso, é importante fazer este registro e dizer que houve coligações dos Partidos de toda ordem. Não teve Partido que não tenha feito alguma coligação. Nunca vi, na história de Santa Catarina, tantas coligações diferentes. A esquerda sempre teve a tendência de coligar com a esquerda e o mesmo acontecia com a direita, mas desta vez não aconteceu assim. Houve coligações de todas as formas: esquerda com direita e direita com esquerda.
O Deputado Joares Ponticelli registrou ainda há pouco que em Laguna tem um vice-Prefeito, parece-me, coligado com o PT. Em Laguna, o PP coligou-se com o PT para ganharem a Prefeitura. Então, tem coligações de todas as ordens.
Creio que foi a primeira vez na história de Santa Catarina que não houve veto dos Partidos. As bases tiveram força e fizeram valer a sua vontade, acima dos próprios Partidos. Antigamente, as normas eram ditadas de cima para baixo. Hoje não! A força soberana de cada região é respeitada e isso é muito bom para a democracia.
Democracia é isso: construir entre os Partidos uma proposta que atenda à população. Creio que Santa Catarina viveu esse momento, em nome da democracia. O Governador Luiz Henrique da Silveira está fazendo um Governo sem discriminar ninguém. Por isso, ficou fácil para que os Partidos... Santa Catarina vive um novo momento, Deputado Joares Ponticelli, um momento da democracia e do respeito aos Partidos. Entre as propostas e os encaminhamentos, foi-se buscar aqueles que melhor se apresentaram. E a população evidentemente analisou tudo isso e os candidatos foram eleitos assim.
Alguns Prefeitos com nome, Prefeitos bons, acabaram não sendo reeleitos. Então, Santa Catarina viveu um momento ímpar. Por exemplo, no Município de Capivari de Baixo, o Prefeito fez duas administrações extraordinárias, mas não fez o seu sucessor. Na minha região, o Prefeito de São João do Sul, que vem fazendo também uma administração extraordinária, não foi reeleito. Perdeu para um Partido que praticamente não existia na região.
Por isso que em cada momento vive-se um momento. Acredito que o mesmo aconteceu em Blumenau. Lá as propostas acabaram não valendo e o povo quis mudar. E quando o povo quer mudar, ninguém segura e a sua vontade tem que ser respeitada! E é isso que tem que ser! Democracia é isso: respeitar a decisão da urna! Quem ganhou tem que ser parabenizado e respeitado!
Eu acho que o Estado de Santa Catarina tem hoje um Governo com esse princípio, ou seja, um princípio democrático, ético e de respeito. E é assim que deve ser: as forças soberanas do povo nas urnas têm que ser respeitadas.
Por isso, creio que foi uma eleição muito segura e tranqüila. Se não fomos vitoriosos porque não acrescentamos em número, também não diminuímos. O PP parece-me que diminuiu duas Prefeituras. Mas, de qualquer forma, houve um equilíbrio total.
Então, vamos para a eleição de 2006 num equilíbrio muito grande. Aquele que tiver melhores propostas, evidentemente vai se manter. Espero que o Governo democrático de Luiz Henrique da Silveira continue trabalhando tranqüilo. E o Deputado Joares Ponticelli vai ter que fazer muito discurso neste Parlamento, com certeza.
Mas quero aqui registrar também que a nossa região está aguardando por essa decisão sobre a questão da BR-101. Nós não temos mais condições de viajar, Deputado Joares Ponticelli. Hoje houve um acidente perto de Tubarão no qual várias pessoas morreram e, como conseqüência, a BR ficou uma hora e meia parada. Portanto, ninguém agüenta mais isso! Os veículos não cabem mais em cima da BR! Ela não comporta mais!
Então, já que Sua Excelência, o Presidente da República, assumiu o compromisso com o Ministro de que a obra se iniciará este ano, nós estamos aguardando. Antes de fazer qualquer movimento, antes de tomar qualquer decisão, primeiro vamos aguardar porque acreditamos muito na palavra. Creio que a palavra tem que valer mais do que um documento porque se não acreditarmos nela, ela não terá sentido.
Por essa razão, vimos aqui hoje cumprimentar os Parlamentares que estão retornando, assim como os Prefeitos eleitos e os Deputados que tiveram sucesso e aqueles que não tiveram sucesso, mas que mesmo assim cumpriram com a sua missão que foi convocada pelos seus Partidos. Quer dizer, colocaram o seu nome à disposição e, de uma forma ou de outra, contribuíram.
O Parlamento catarinense está de parabéns porque mostrou postura, decisão e coerência. E aqueles Parlamentares que não se candidataram também deram cobertura para aqueles que foram candidatos e para que o Parlamento não causasse problemas para a sociedade.
Então, houve coerência e responsabilidade. Este Poder e os Parlamentares estão de parabéns e é isso que nós queremos, já que representamos o povo com aquela esperança de um dia melhor para amanhã.
Muito obrigado, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)